02/10/2015 - 32a Solene

HOMENAGEM A ENTIDADES REPRESENTATIVAS DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 14/10/2015:

Resumo da Sessão
Presidência : FERNANDO CAPEZ / CORONEL CAMILO
1 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Coronel Camilo, para "Prestar Homenagem a Entidades Representativas da Polícia Militar do Estado de São Paulo". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro", e a "Canção da Polícia Militar". Saúda as autoridades e entidades presentes. Tece elogios ao deputado federal Olímpio Gomes. Discorre sobre a atuação da Polícia Militar, a quem enaltece.
2 -  CORONEL CAMILO
Assume a Presidência. Agradece a presença do presidente Fernando Capez. Destaca seu trabalho parlamentar, com ênfase à apreciação de projetos de relevância social. Cumprimenta autoridades e representantes de entidades da Polícia Militar. Ressalta a importância das associações que, adita, juntas, representam a voz do policial militar. Lembra que, por serem policiais, carecem de representatividade, uma vez que não lhes é permitido a associação a qualquer entidade. Pede o apoio da categoria para os mandatos de deputados, em nível estadual e federal. Acrescenta que os legisladores são os defensores de interesses da classe. Manifesta-se pela ampliação do debate acerca do Ciclo Completo de Polícia, sobre o qual fez reflexão.
3 -  RICARDO GAMBARONI
Comandante-geral da Polícia Militar de São Paulo, fala sobre o momento histórico pelo qual passa a corporação, que, segundo ele, tem mostrado o seu valor através dos resultados. Dá destaque para alguns indicadores, que têm baixado em decorrência da atuação da Polícia. Cita, como exemplo, o índice de 9,25 homicídios por 100 mil habitantes, em São Paulo, a menor taxa já registrada. Avalia ser necessário aperfeiçoar o modelo de polícia, de forma a aumentar sua eficiência. Convida a população a conhecer o Centro de Operações da Polícia Militar, setor responsável pelo atendimento do 193. Menciona números da Polícia Militar, como as 160 mil chamadas no 190, por dia. Informa que, em 2014, foram feitos 54 partos dentro de viaturas. Incentiva a categoria a superar as críticas recebidas. Agradece o deputado Coronel Camilo pela iniciativa da homenagem e às entidades, pelo trabalho que realizam.
4 -  OLÍMPIO GOMES
Deputado federal, faz agradecimentos ao presidente Fernando Capez, pelo prestígio atribuído à classe policial. Destaca o esforço da categoria em defesa da sociedade. Lamenta que, muitas vezes, não recebam a justa contrapartida. Discorre sobre a proibição de sindicalização e de greve. Comenta a militância de entidades representativas. Cita letra de samba. Combate postura do governador Geraldo Alckmin, pelo não cumprimento da data-base da categoria. Tece críticas à gestão tucana.
5 -  KLEBER LEYSER DE AQUINO
Juiz assessor da Presidência, representando o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Dr. José Renato Nalini, parabeniza o deputado Coronel Camilo pela iniciativa da homenagem, que favorece o debate e a conciliação. Informa que, no Brasil, há um processo para cada dois habitantes, o que, a seu ver, dificulta a resolução das questões. Defende outras formas de solucionar conflitos, sem necessariamente a judicialização de causas. Faz agradecimentos gerais.
6 -  PRESIDENTE CORONEL CAMILO
Anuncia homenagem, com a entrega de uma placa, ao sargento Angelo Criscuolo, presidente da Coordenadoria das Entidades Representativas dos Policiais Militares do Estado de São Paulo
7 -  ANGELO CRISCUOLO
Presidente da Coordenadoria das Entidades Representativas dos Policiais Militares do Estado de São Paulo, destaca que presidir a coordenadoria é, para ele, motivo de grande satisfação. Fala da luta em favor da categoria. Informa que a coordenadoria é formada por 17 entidades representativas. Agradece a todos pelo apoio.
8 -  PRESIDENTE CORONEL CAMILO
Faz a entrega de certificados às entidades homenageadas. Agradece aos setores da Casa que participaram da organização desta solenidade. Coloca seu mandato a serviço dos servidores da Segurança. Convida os presentes para, a seguir, participarem de uma audiência pública que debaterá o reajuste salarial da categoria. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp