05/10/2015 - 33a Solene

HOMENAGEM AOS CEDROS DO LÍBANO E A COMUNIDADE LIBANESA NO ESTADO DE SÃO PAULO
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 14/10/2015:

Resumo da Sessão
Presidência : FERNANDO CAPEZ
1 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que convocara a presente sessão solene, com a finalidade de "Homenagear os Cedros do Líbano e a Comunidade Libanesa no Estado de São Paulo". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional do Líbano", e em seguida, o "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia a apresentação de vídeo sobre o Líbano.
2 -  MARIA DE LOURDES RACHID VAZ DE ALMEIDA
Desembargadora, representando o Dr. José Renato Nalini, presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, lembra emocionada a situação dos imigrantes libaneses. Recorda membros de sua família. Destaca a força do povo libanês. Cumprimenta as autoridades presentes.
3 -  PEDRO TOBIAS
Deputado estadual, saúda todos os presentes. Menciona sua origem libanesa. Elogia o amparo do Brasil aos libaneses. Discorre sobre a questão dos refugiados sírios e a importância da ajuda humanitária. Tece críticas à política externa dos Estados Unidos no Oriente Médio.
4 -  JOÃO DÓRIA JR.
Presidente do Grupo de Líderes Empresariais - Lide, tece elogios às mulheres. Comenta as lições aprendidas no convívio com a comunidade libanesa. Enaltece as qualidades do povo libanês.
5 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Tece considerações sobre os refugiados sírios que chegaram ao Brasil recentemente. Sugere a criação de ações de apoio aos imigrantes.
6 -  KABALAN FRANGIEH
Cônsul-Geral do Líbano em São Paulo, cumprimenta todos os presentes. Agradece a iniciativa do presidente Fernando Capez. Menciona teoria de que os primeiros povos a chegar ao Brasil foram os fenícios por volta de 3 mil anos atrás. Comenta o simbolismo do cedro para a cultura libanesa. Cita que São Paulo foi uma das cidades que mais acolheu imigrantes libaneses no mundo.
7 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Anuncia apresentação do violonista Robson Miguel.
8 -  ROBSON MIGUEL
Violonista, entrega livro ao presidente Fernando Capez.
9 -  JOSEPH SAYAH
Embaixador do Líbano no Brasil, saúda as autoridades presentes. Manifesta-se agradecido pela realização da solenidade. Elogia a facilidade de integração da comunidade libanesa no Brasil. Enaltece a resiliência do povo libanês. Tece comentários acerca da situação do Líbano frente à crise no Oriente Médio. Ressalta a necessidade de apoio internacional e divisão de responsabilidades entre as nações frente ao problema dos refugiados sírios.
10 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Menciona visita que fez à Síria recentemente. Recorda palavras de seu pai sobre a recuperação do Líbano após conflitos armados. Conta parábola sobre a superação de dificuldades. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp