18/09/2015 - 28a Solene

COMEMORAÇÃO DO DIA DA FRATERNIDADE FEMININA CRUZEIRO DO SUL
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 02/10/2015:

Resumo da Sessão
Presidência : WELSON GASPARINI
1 -  WELSON GASPARINI
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene com a finalidade de "Comemorar o Dia da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul". Justifica a ausência do presidente Fernando Capez, que ficara impossibilitado de comandar esta sessão. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".
2 -  VIRGÍNIA MONTAGNANA
Presidente do Conselho Estratégico e Institucional da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul do Estado de São Paulo, faz histórico das Fraternidades Femininas, que são associações civis paramaçônicas. Discorre a respeito de seus objetivos. Expõe a forma de organização das Fraternidades Femininas no Brasil e no estado de São Paulo. Comenta que muitas Fraternidades funcionam há décadas. Lista resultados alcançados pelas ações da Frafem-SP. Afirma que muitas pessoas são beneficiadas pela atuação das Fraternidades Femininas. Destaca campanhas ativas da Frafem-SP. Apresenta a diretoria da gestão 2015-2019. Exibe vídeo musical.
3 -  MARIA ARACI PEREZ BLUMTRITT
Presidente da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul Helena Jefferson, informa que a entidade que preside foi a primeira a ser registrada em São Paulo, embora não seja a mais antiga. Declara que a fraternidade é uma entidade pequena, mas atuante na ajuda aos mais vulneráveis e necessitados. Ressalta que as campanhas anuais da associação atendem não só a pessoas, mas também a instituições, como hospitais. Agradece pela homenagem. Afirma que o apoio da diretoria da Frafem-SP é essencial para que as fraternidades persistam em seu trabalho.
4 -  PRESIDENTE WELSON GASPARINI
Presta homenagem, com a entrega de uma placa, à Sra. Valderez Ballouk, presidente executiva da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul do Estado de São Paulo.
5 -  VALDEREZ BALLOUK
Presidente executiva da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul do Estado de São Paulo, presta homenagem, em nome da Frafem-SP, ao deputado Fernando Capez, presidente desta Casa, com a entrega de uma placa, recebida pelo deputado Welson Gasparini.
6 -  PRESIDENTE WELSON GASPARINI
Anuncia a exibição de vídeo da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul Helena Jefferson.
7 -  VALDEREZ BALLOUK
Presidente executiva da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul do Estado de São Paulo, agradece pela homenagem. Destaca a importância da instituição, voltada à prática da caridade.
8 -  BENEDITO MARQUES BALLOUK FILHO
Grão-mestre do Grande Oriente de São Paulo, enfatiza a justeza da homenagem à Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul do Estado de São Paulo, que considera o braço social da Maçonaria paulista. Declara que a prática da solidariedade se torna ainda mais necessária em tempos como os que o mundo vive hoje. Parabeniza as integrantes das fraternidades pelo seu trabalho, que é, a seu ver, exemplo para toda a sociedade. Afirma ser sua obrigação, como grão-mestre, dar todo o apoio necessário às atividades da Frafem-SP.
9 -  PRESIDENTE WELSON GASPARINI
Avalia que o Brasil passa por uma grande crise de valores, pela qual responsabiliza tanto a família quanto a escola. Lamenta o problema da violência nas escolas. Faz apelo às fraternidades femininas para que atuem na educação moral, ética e espiritual das crianças e jovens. Defende ser necessário construir uma geração com uma mentalidade nova. Discorre sobre o papel da religião no ensino do amor ao próximo. Lamenta a desilusão da sociedade com a política. Afirma que as fraternidades femininas são um exemplo para os que buscam um mundo melhor. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp