03/12/2015 - 48a Solene

COMEMORAÇÃO DO 60º ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO DIEESE ? DEPARTAMENTO INTERSINDICAL DE ESTATÍSTICAS E ESTUDOS SOCIOECONÔMICOS
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 12/12/2015:

Resumo da Sessão
Presidência : TEONILIO BARBA
1 -  TEONILIO BARBA
Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Teonilio Barba, na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Comemorar o 60º aniversário de Fundação do Dieese - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".
2 -  AIRTON SANTOS
Coordenador de Atendimento Técnico Sindical do Dieese, agradece ao deputado Teonilio Barba pela proposta desta sessão solene. Discorre sobre a história do Dieese e sua participação em vários momentos históricos importantes do País. Destaca que o Dieese está presente em quase todo o território nacional. Afirma que a instituição presta um serviço importante aos sindicatos e à sociedade. Expressa seu desejo de que o Dieese continue a ser reconhecido por seu papel de apoio ao movimento sindical.
3 -  PRESIDENTE TEONILIO BARBA
Presta homenagem, com a entrega de uma placa, a Clara Ant, diretora do Instituto Lula e ex-deputada estadual neste Parlamento.
4 -  CLARA ANT
Diretora do Instituto Lula, defende que esta Casa se dedique aos interesses do povo e dos trabalhadores. Diz que o Dieese é muito mais que uma assessoria do movimento sindical. Destaca a resistência da entidade durante a ditadura. Agradece ao deputado Teonilio Barba pela iniciativa de propor esta sessão solene. Parabeniza o Dieese e seus representantes pelos 60 anos da instituição.
5 -  ALFREDO ALVES CAVALCANTE
Vereador da Câmara Municipal de São Paulo, tece considerações sobre os inícios do Dieese e as motivações para a criação da entidade. Declara que a instituição foi de importância fundamental no fortalecimento dos sindicatos. Afirma que a homenagem ao Dieese é mais que merecida.
6 -  PRESIDENTE TEONILIO BARBA
Nomeia as autoridades presentes.
7 -  CLEMENTE GANZ LÚCIO
Diretor técnico do Dieese, destaca a presença, nesta homenagem, de representantes de diversos estados. Afirma que o Dieese é fruto do trabalho e da dedicação de milhares de pessoas. Diz que o objetivo da instituição é ser um órgão técnico que enxerga o mundo pela perspectiva dos trabalhadores, de forma a fornecer dados para o movimento sindical. Declara que o futuro pode ter seu rumo alterado, se houver esforços nesse sentido. Expressa sua alegria pelo reconhecimento ao Dieese prestado por esta Casa. Ressalta a credibilidade da instituição perante a sociedade.
8 -  PRESIDENTE TEONILIO BARBA
Presta homenagem, com a entrega de uma placa, a Luis Carlos de Oliveira, vice-presidente do Dieese.
9 -  LUIS CARLOS DE OLIVEIRA
Vice-presidente do Dieese, agradece ao deputado Teonilio Barba pela iniciativa de prestar homenagem à instituição. Afirma que a criação da entidade é resultado da luta dos trabalhadores. Faz histórico do Dieese, que foi criado para municiar o movimento sindical de informações. Destaca a participação da instituição na resistência à ditadura, exemplificada pela denúncia da manipulação dos índices de inflação na década de 70. Discorre sobre a presença da entidade em todo o Brasil. Ressalta o trabalho do Dieese na formação educacional dos trabalhadores, com o oferecimento do curso de bacharelado em Ciências do Trabalho. Agradece aos funcionários do Dieese pela sua atuação. Presta homenagem, com a entrega de uma placa, ao deputado Teonilio Barba.
10 -  PRESIDENTE TEONILIO BARBA
Agradece a todos pela confiança demonstrada através dos votos que o investiram no cargo de deputado estadual. Considera que o movimento sindical cumpre uma tarefa de grande importância para a sociedade brasileira. Reitera seu compromisso com as lutas dos trabalhadores. Tece considerações sobre a história dos institutos de pesquisa no Brasil e o surgimento do Dieese neste cenário, propondo uma nova metodologia de estudo, que levasse em consideração a realidade da classe trabalhadora. Discorre sobre o trabalho da instituição em várias áreas, como no cálculo do custo de vida e do índice de desemprego. Afirma que políticas sociais devem ser construídas com base nos indicadores fornecidos pelo Dieese. Diz que a entidade teve um papel fundamental na manutenção e expansão dos direitos dos trabalhadores na década de 90, com a abertura econômica. Parabeniza a instituição e seus diretores e funcionários pelos 60 anos. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp