03/12/2015 - 152ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 09/12/2015:

Resumo da Sessão
Presidência : JOOJI HATO / LUIZ CARLOS GONDIM
Secretaria : CORONEL TELHADA

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  JOOJI HATO
Assume a Presidência e abre a sessão. Parabeniza os municípios de Araçatuba, Avaí, Presidente Alves e Iguape pelo aniversário.
2 -  ORLANDO BOLÇONE
Dá conhecimento da criação do Núcleo de Enfrentamento ao Racismo e ao Preconceito, órgão criado pela Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto. Acrescenta que o serviço foi instituído para dar apoio às pessoas que sofrem discriminações. Discorre sobre o assunto.
3 -  CARLOS GIANNAZI
Manifesta apoio à decisão do Ministério Público e da Defensoria Pública, que protocolaram, no Tribunal de Justiça, uma ação civil pública contra o projeto do governador Geraldo Alckmin, de reestruturação da Rede Estadual de Ensino. Tece elogios às instituições. Informa que foi apresentado, por este parlamentar, um projeto de decreto legislativo, visando à anulação de decreto do Executivo sobre o tema. Discursa sobre o possível fechamento de escolas. Declara-se solidário às manifestações estudantis.
4 -  CORONEL TELHADA
Comenta o pedido de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff. Destaca a vitória do Palmeiras na Copa do Brasil. Parabeniza o comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar, o "Dois de Ouro", por evento comemorativo aos 120 anos de sua existência. Lamenta a morte do soldado Diego Soares da Silva, atingido durante ocorrência policial. Relata a situação do sargento Wesley Carlos Turíbio, que sobreviveu aos ferimentos, mas encontra-se em estado vegetativo em sua residência.
5 -  LUIZ CARLOS GONDIM
Faz reflexão sobre o agronegócio paulista, responsável, segundo ele, por 25% do PIB brasileiro. Lamenta a falta de investimentos no setor. Informa que o agronegócio representa 35% dos empregos. Defende que o Brasil avance na produção de adubos e de defensivos agrícolas.
6 -  CORONEL CAMILO
Discorre sobre a ordem. Mostra reportagem acerca de ocupação de escolas de São Paulo por estudantes. Tece críticas às manifestações de alunos, com obstrução de vias e depredações. Comenta transtornos causados à população, que não consegue chegar aos seus destinos. Defende a ação policial durante os protestos. Lê trecho de editorial do Estadão sobre a responsabilidade dos pais quando os filhos agem criminosamente.
7 -  LUIZ CARLOS GONDIM
Assume a Presidência.
8 -  JOOJI HATO
Faz comentários sobre o roubo de uma cadela, em Santo André. Mostra vídeo sobre a reação da família ao recuperar o animal de estimação. Cita projetos de lei, de sua autoria, de combate à criminalidade. Presta homenagem aos peritos criminais, pelo seu dia.
9 -  WELSON GASPARINI
Questiona onde estão os líderes idealistas deste País. Tece considerações acerca da reformulação de escolas, proposta pelo governo estadual. Sai em defesa do governador Geraldo Alckmin e do secretário de Educação, que, adita, estão abertos ao diálogo com os estudantes. Critica a qualidade da Educação. Repudia a paralisação do trânsito, causada por protestantes.
10 -  JOOJI HATO
Assume a Presidência.
11 -  CARLOS NEDER
Faz pronunciamento em favor da Mesa Diretora da Alesp, que assinou protocolo de intenções com a Prefeitura de São Paulo no sentido de liberar o espaço de seu estacionamento para frequentadores do Parque do Ibirapuera durante os finais de semana, bem como para os períodos natalinos. Chama a atenção para o fechamento dos restaurantes do Parque do Ibirapuera e o da Assembleia Legislativa. Pede informações ao prefeito Fernando Haddad no que ser refere a providências que estão sendo tomadas para a reabertura do restaurante naquele local. Solicita posicionamento da Mesa Diretora sobre o estágio de processo licitatório para a instalação de um novo restaurante nas dependências deste Parlamento.

GRANDE EXPEDIENTE
12 -  CAUÊ MACRIS
Discorre sobre a importância do programa de extensão rural, por ocasião do "Dia Nacional do Extensionista Rural", comemorado em 06/12. Cita a importância da agricultura familiar para o abastecimento de todo o País. Saúda a presença de integrantes do PSDB Mulher de Nova Odessa e do vereador Kiko, da Câmara Municipal de Tietê. Comenta a importância de três projetos aprovados por esta Casa, na presente semana.
13 -  PRESIDENTE JOOJI HATO
Saúda presenças citadas pelo deputado Cauê Macris. Elogia seu trabalho parlamentar.
14 -  CAUÊ MACRIS
Para comunicação, agradece as palavras do deputado Jooji Hato na Presidência. Destaca a importância da bancada do PMDB nesta Casa.
15 -  CAUÊ MACRIS
Solicita o levantamento da sessão, com anuência das lideranças.
16 -  PRESIDENTE JOOJI HATO
Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 04/12, à hora regimental, sem Ordem do Dia. Lembra a realização de sessão solene hoje, às 19 horas e 30 minutos, com a finalidade de "Comemorar o 60º aniversário de Fundação do Dieese - Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos". Levanta a sessão.
alesp