02/06/2000 - 82ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 22/07/2000:

Resumo da Sessão
Presidência : PRESIDENTE VANDERLEI MACRIS / NEWTON BRANDÃO

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  Presidente VANDERLEI MACRIS
Abre a sessão. Faz pronunciamento a respeito do incidente ocorrido ontem entre o Governador Covas e os grevistas da Educação na Praça da República.
2 -  ALBERTO CALVO
Solidariza-se, em nome de sua bancada, com o pronunciamento da Presidência.
3 -  EDSON APARECIDO
Pelo artigo 82, lê documento, assinado pelo líder do PSDB, solidarizando-se com o Governador Covas.
4 -  NIVALDO SANTANA
Preocupa-se com a crise que o Estado vive, gerada pela privatização de empresas e pela redução de verbas para os setores sociais. Reclama do rodízio de água implantado ontem na Capital. Estranha a atitude de ontem do Governador Covas.
5 -  VITOR SAPIENZA
Pelo artigo 82, repudia os acontecimentos de ontem, pedindo serenidade e boa vontade de ambas as partes.
6 -  JOSÉ ZICO PRADO
Pelo artigo 82, lê nota da bancada estadual do PT sobre o incidente ontem envolvendo o Governador Covas.
7 -  CAMPOS MACHADO
Pelo artigo 82, lê e concorda com artigo do jornalista Carlos Brickmann, intitulado: ' Chega de Cafajestada'.
8 -  GERALDO VINHOLI
Pelo art. 82, pede abertura de diálogo entre os grevistas e o Governo, e solidariza-se com Covas. Lê moção de repúdio aos fatos ocorridos ontem, assinada por municipalistas, participantes do Seminário Regional Alternativas de Desenvolvimento.
9 -  JOÃO CARAMEZ
Para reclamação, atesta a lisura com que o Governo vem privatizando as estatais. Lê moção em solidariedade a Mário Covas, deliberada em reunião da União de Vereadores do Estado de São Paulo.
10 -  JAMIL MURAD
Para reclamação, alega que quem iniciou atos de violência no confronto funcionários versus Governo, foi a Secretaria da Segurança ao ordenar a repressão na Avenida Paulista e que, agora, Mário Covas quer passar de agressor a vítima. Solicita da Presidência mediação na questão salarial do funcionalismo.
11 -  Presidente VANDERLEI MACRIS
Anuncia a visita de alunos do Instituto de Juventude e Iniciação de Formação Profissional Daniel Comboni e dos seus organizadores, acompanhados do Deputado Roberto Gouveia.
12 -  RODOLFO COSTA E SILVA
Para reclamação, comunica que, ontem, fez um ano do falecimento de seu pai em acidente de trânsito. Fala da violência nas estradas e a que sofreu o Governador na Praça da República.
13 -  EDMIR CHEDID
Pelo art. 82, apóia as declarações da Presidência sobre as agressões ao Governador. Solicita que o repúdio de sua bancada seja registrado nos anais da Casa.
14 -  CÉLIA LEÃO
Para reclamação, considera inaceitáveis os últimos acontecimentos envolvendo Governo e professores. Como membro da executiva do PSDB, lê nota do seu Presidente.
15 -  CARLOS ZARATTINI
Para reclamação, alerta para que o Poder Legislativo não pode participar da ação de criminalização em curso contra o movimento sindical e popular. Denuncia o arrocho salarial praticado no País. Reclama solução para o impasse entre Governo e funcionalismo.
16 -  ARY FOSSEN
Para reclamação, associa-se às manifestações dos Deputados Edson Aparecido, Campos Machado e do jornalista Sandro Vaias, do 'O Estado de S. Paulo'. Noticia que apenas 10% do professorado está em greve.
17 -  ROBERTO GOUVEIA
Para reclamação, refuta as declarações tentando culpar as bancadas do PT, PC do B e a oposição com relação aos últimos acontecimentos. Declara que a sua bancada não apóia atos violentos. Declara que, ontem, alertou todos sobre o clima de ódio e intolerância que se formava. Acusa o Governador de intolerante diante das reivindicações dos professores. Aponta para a existência de grupo minoritário que encontra ambiente propício para radicalizar, diante das ações do Governador. Apela para que a Presidência abra canal de diálogo entre Governo e professores.
18 -  GILBERTO NASCIMENTO
Pelo art. 82, comenta agressão ao Governador em meio ao acampamento dos professores em greve junto à Secretaria de Educação. Lamenta o ocorrido e solidariza-se com o Governador.
19 -  WILSON MORAIS
Para reclamação, lamenta os episódios na Praça da República e defende a liberdade de o Governador encontrar-se com seus auxiliares.
20 -  CLAURY ALVES SILVA
Para reclamação, associa-se ao pronunciamento do Deputado Campos Machado.
21 -  JILMAR TATTO
Para reclamação, solidariza-se com o Governador pelas agressões que sofreu no exercício de seu cargo, mas estranha sua atitude de comparecer ao local.
22 -  ALBERTO TURCO LOCO HIAR
Para reclamação, considera a agressão a Covas atitude neofacista de representantes do PT.
23 -  CESAR CALLEGARRI
Para reclamação, lamenta os acontecimentos de ontem. Hipoteca sua solidariedade à luta reivindicatória do professorado e pede abertura de negociações.
24 -  Presidente VANDERLEI MACRIS
Solicita que a assessoria cumpra os ditames regimentais em relação ao último pronunciamento.
25 -  JOSÉ DE FILIPPI
Para reclamação, rechaça com veemência a tentativa de associar o PT aos atos de selvageria ocorridos ontem.
26 -  JOSÉ CARLOS STANGARLINI
Expressa sua indignação e repúdio acerca dos acontecimentos de ontem envolvendo o Governador.
27 -  Presidente VANDERLEI MACRIS
Informa estar se dirigindo ao Palácio dos Bandeirantes para expressar a solidariedade da Casa ao Governador, convidando os demais parlamentares para acompanhá-lo.
28 -  NEWTON BRANDÃO
Assume a Presidência.
29 -  JAMIL MURAD
Sugere visita também à Apeoesp, para hipotecar apoio as suas reivindicações.
30 -  WALTER FELDMAN
Soma-se às manifestações de solidairedade a Covas e estranha as afirmações feitas pelo Deputado Jamil Murad.
31 -  HENRIQUE PACHECO
Para reclamação, expressa seu desapreço pela atitude de Covas e dos manifestantes.
32 -  JOSÉ ZICO PRADO
Lê a resposta da Apeoesp, à atitude de ontem na ocorrência envolvendo Covas.
33 -  HENRIQUE PACHECO
Anuncia estar entrando com PL que obriga a CDHU a instalar elevadores em seus prédios.
34 -  CONTE LOPES
Pelo art. 82, considera grave a exposição do Governador em área de conflito sem corpo de segurança suficiente.
35 -  FARIA JÚNIOR
Para reclamação, descreve as imagens de TV que mostraram o conflito na Praça da República. Fala do risco que Mário Covas correu por seus desejos em contrapor à sua segurança pessoal.
36 -  JAMIL MURAD
Para reclamação, insiste na tese de que o Governador montou uma farsa para passar de agressor à vítima. Acusa o Governo de não acatar decisão do TRT com relação aos metroviários.
37 -  GILBERTO NASCIMENTO
Havendo acordo entre as lideranças em plenário, solicita o levantamento da sessão.
38 -  Presidente NEWTON BRANDÃO
Acolhe o pedido. Atendendo solicitação do Deputado José Carlos Stangarlini, cancela a sessão solene do dia 26/6. Atendendo solicitação da Deputada Rosemary Corrêa, convoca os Srs. Deputados para uma sessão solene, a realizar-se dia 26/6, às 20h, objetivando realizar a 'Cerimônia das Velas'. Convoca os Srs. Parlamentares para a sessão ordinária de 5/6, à hora regimental, lembrando-os da sessão solene de hoje, às 20h. Levanta os trabalhos.
alesp