05/06/2000 - 16a Solene

COMEMORAÇÃO DO "DIA DA COMUNIDADE ITALIANA"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 22/07/2000:

Resumo da Sessão
Presidência : VITOR SAPIENZA / VANDERLEI MACRIS
1 -  Presidente VANDERLEI MACRIS
Abre a sessão. Nomeia as autoridades. Anuncia que a sessão foi convocada pela Presidência da Casa, atendendo solicitação do Deputado Vitor Sapienza, com a finalidade de comemorar o Dia da Comunidade Italiana. Convida todos a ouvirem a execução dos Hinos Nacionais Brasileiro e Italiano. Saúda a comunidade italiana. Discorre sobre a importância da comunidade italiana para o Estado de São Paulo. Congratula-se com o Deputado Vitor Sapienza e com Ivo Macris, seu pai.
2 -  VITOR SAPIENZA
Assume a Presidência. Agradece as palavras do Deputado Vanderlei Macris. Faz a entrega do troféu "Loba Romana" aos homenageados.
3 -  ANTONIO SAPIENZA
Faz um breve histórico da migração italiana para as Américas. Cita personalidades de destaque da colônia italiana no Brasil.
4 -  GIANLUCA CORTESE
Como Cônsul da Itália, agradece à Assembléia Legislativa e ao Deputado Vitor Sapienza pela realização da sessão solene. Relata visita do Presidente da República Italiana Carlo Azeglio Ciampi ao Brasil. Destaca a existência de vários projetos nos setores de ciência, cultura, economia, finanças e comércio entre o Brasil e a Itália. Evidencia a histórica ligação da comunidade italiana com São Paulo. Parabeniza os agraciados com o troféu "Loba Romana".
5 -  RICARDO TRÍPOLI
Como Secretário do Meio Ambiente, comemora o 54º Aniversário da República Italiana. Refere-se à comemoração, hoje, do Dia Internacional do Meio Ambiente. Comenta a importância da cultura italiana. Destaca a dedicação do Deputado Vitor Sapienza à colônia italiana. Parabeniza os homenageados.
6 -  Presidente VITOR SAPIENZA
Relata a história dos italianos no Brasil. Aponta a importância da união da colônia italiana e seu sucesso em todas as esferas sociais. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.
alesp