02/05/2016 - 24a Solene

Comemorar o Dia do Contabilista
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 17/05/2016:

Resumo da Sessão
Presidência : ITAMAR BORGES
1 -  ITAMAR BORGES
Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que o presidente Fernando Capez convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Itamar Borges, com a finalidade de "Comemorar o Dia do Profissional da Contabilidade". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro", executado pela Banda da Polícia Militar do estado de São Paulo; a quem tece agradecimentos. Nomeia as autoridades presentes. Faz a leitura de justificativas de ausência enviada por autoridades.
2 -  ARNALDO FARIA DE SÁ
Deputado federal, cumprimenta as autoridades presentes. Menciona o possível impeachment da presidente Dilma Rousseff. Afirma que há mais de dez milhões de desempregados no País. Destaca a falta de contabilistas no poder. Informa que foi retirado o pedido de tramitação em regime de urgência para o projeto de terceirização da dívida, que prejudica a classe contábil. Elogia os contabilistas, que produzem e resolvem, mas não tem reconhecimento. Agradece o deputado Itamar Borges pela constante defesa da classe contábil. Cumprimenta todos os contabilistas.
3 -  RAMALHO DA CONSTRUÇÃO
Deputado estadual, cumprimenta as autoridades presentes. Parabeniza todos os contadores pelo dia. Ressalta a importância da categoria para a vida empresarial e para as pessoas físicas. Destaca a atual crise econômica, com mais de 11 milhões de famílias desempregadas e grande quantidade de empresas fechando. Discorre sobre dados do PIB brasileiro. Elogia a atuação do governador Geraldo Alckmin, com grandes obras no estado de São Paulo como metrô, Rodoanel e túnel Santos-Guarujá. Menciona o valor gasto com acidentes de trabalho. Cumprimenta os profissionais e parabeniza o deputado Itamar Borges.
4 -  GILDO FREIRE DE ARAÚJO
Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do estado de São Paulo, representando as entidades congraçadas do Estado, cumprimenta as autoridades presentes. Diz estar honrado em participar desta entidade e representar diversas outras, com mais de 150 mil profissionais. Elogia o deputado Itamar Borges por ser um incentivador do empreendedorismo. Afirma que esta homenagem significa reconhecimento e legitimidade da classe, que trabalha com ética, transparência, e tem a missão de servir a Pátria e a sociedade. Menciona sua busca incessante pela valorização do trabalho. Afirma que o Brasil pode contar com os profissionais da contabilidade, que lutam por transparência e ética, contra a corrupção. Parabeniza os profissionais paulistas e brasileiros.
5 -  EDIR SALES
Vereadora, demonstra sua alegria em retornar a esta Casa, onde começou sua vida política. Cumprimenta as autoridades presentes. Agradece o deputado Itamar Borges pelo convite. Discorre sobre a vida política do deputado Itamar Borges, desde quando era vereador em Santa Fé do Sul. Diz estar feliz de participar de diversos eventos para comemorar esta data. Parabeniza todos os contabilistas. Comemora os 70 anos da Contabilidade, área na qual trabalhou por 17 anos. Diz ser o profissional da Contabilidade indispensável. Ressalta o momento difícil pelo qual passa o País, sendo fundamental na recuperação do Brasil. Coloca o seu gabinete na Câmara dos Deputados à disposição de todos. Ressalta que os contabilistas merecem reconhecimento e respeito, em razão da ética com que conduzem os trabalhos. Cumprimenta todos os profissionais e deseja sucesso a todos.
6 -  PRESIDENTE ITAMAR BORGES
Cumprimenta todos os profissionais presentes, presidentes, ex-presidentes, diretores e ex-diretores de todas as entidades da Contabilidade. Parabeniza todos os homenageados e as entidades. Informa que estas entidades representam mais de 150 mil profissionais. Discorre sobre o governo de Juscelino Kubitschek, nome dado ao plenário utilizado nas sessões solenes. Comenta a crise econômica e política pela qual passa o País, com aumento dos índices de desemprego e o fechamento de estabelecimentos, sendo o pior desempenho dos últimos anos. Destaca a falta de credibilidade do governo, a necessidade de somar forças e reunir sabedorias para encontrar as saídas e assim, superar a crise. Informa ter em São Paulo dois milhões de empresas e um milhão e novecentos mil empreendedores individuais. Diz que os paulistas se destacam pelo trabalho, produção e planejamento. Considera os contabilistas exemplos de profissionais e de princípios éticos. Afirma ser a Contabilidade a bússola da empresa, indispensável na economia em expansão. Cita os 70 anos do decreto de lei que regulamentou a profissão contábil, com a criação dos conselhos nacional e regionais. Agradece o Sescon e Aescon, CRC e outras entidades. Parabeniza todos os profissionais da Contabilidade de São Paulo e do Brasil.
7 -  MARIO ELMIR BERTI
Presidente da Fenacon, cumprimenta as autoridades presentes e os profissionais da Contabilidade. Agradece a homenagem prestada a sua classe. Diz estar honrado em estar nesta Casa de Leis e na tribuna, onde tantas decisões importantes foram tomadas. Agradece este Legislativo. Considera a homenagem um reconhecimento ao trabalho desenvolvido. Parabeniza o deputado Itamar Borges e a vereadora Edir Sales pelo trabalho desenvolvido e a parceria e respeito às entidades da Contabilidade. Afirma que os profissionais precisam ser mais reconhecidos. Cita a elaboração de manual de conduta para as fiscalizações nas empresas, com o objetivo de evitar os excessos. Homenageia todos os contabilistas.
8 -  MÁRCIO SHIMOMOTO
Presidente do Sescon - SP e Aescon - SP, cumprimenta as autoridades presentes e todos os profissionais da Contabilidade. Menciona sua alegria em ser recebido nesta Casa de Leis, para a celebração deste dia. Agradece a homenagem ao deputado Itamar Borges. Diz ser o deputado Itamar Borges parceiro constante e atuante, e que abriu as portas desta Casa para a categoria. Diz ser São Paulo um exemplo de união, com a defesa e a valorização dos representados. Considera a Contabilidade uma ferramenta estratégica para a gestão. Cita a busca constante por aprimoramento profissional. Parabeniza todos os profissionais da Contabilidade. Homenageia o deputado Itamar Borges, com entrega de placa comemorativa ao mesmo.
9 -  PRESIDENTE ITAMAR BORGES
Presta homenagem, com entrega de placa comemorativa, às seguintes entidades: Sescon - SP e Aescon - SP, na figura do presidente Márcio Shimomoto; Fenacon, na figura do presidente Mario Elmir Berti; CFC e CRC SP, na figura do presidente Gildo Freire de Araújo; Ibracon, na figura do presidente Idésio da Silva Coelho; Fecontesp, na figura do presidente José de Souza; Sindicont, na figura do presidente Jair Gomes de Araújo; Ibracon, na figura do presidente Sérgio Antonio Dias da Silva; Apejesp, na figura do presidente Paschoal Rizzi Nadeo; Anefac, na figura do presidente Antonio Carlos Machado. Agradece a presença de todas as entidades e parceiros da Frente Parlamentar do Empreendedorismo e combate à guerra fiscal. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp