07/04/2016 - 43ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 14/04/2016:

Resumo da Sessão
Presidência : JOOJI HATO / ORLANDO BOLÇONE
Secretaria : CORONEL TELHADA

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  JOOJI HATO
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  ORLANDO BOLÇONE
Discorre sobre a importância de políticas de ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento do País. Informa que fora sancionada, pela presidente Dilma Rousseff, lei que promove o incentivo à pesquisa e ao desenvolvimento científico e tecnológico. Acrescenta que a nova legislação deve aproximar universidades e empresas. Comenta o papel dos parques tecnológicos no desenvolvimento econômico do Estado.
3 -  PRESIDENTE JOOJI HATO
Parabeniza as cidades de Araçoiaba da Serra, Jeriquara, Óleo, Ribeirão Corrente e Torrinha pelos seus aniversários.
4 -  CORONEL TELHADA
Discorre sobre problemas no País, tanto de origem política e econômica, como também na área social. Critica desavenças partidárias na política nacional. Comenta casos recentes de ataques com armamento pesado por quadrilhas organizadas. Defende maiores investimentos no armamento da Polícia Militar.
5 -  CARLOS GIANNAZI
Denuncia que a remuneração dos agentes de organização escolar é inferior ao salário mínimo estadual. Critica a concessão de isenção fiscal para empresas do agronegócio pelo Governo do Estado. Adiciona que a medida é contraditória, tendo em vista o decreto que proíbe o reajuste salarial dos servidores estaduais.
6 -  CORONEL CAMILO
Elogia o trabalho desenvolvido pela corregedoria da Polícia Militar do estado de São Paulo. Enaltece o grau de eficiência da divisão na proteção de policiais militares. Afirma ser alta a taxa de elucidação de crimes cometidos contra policiais militares.
7 -  CARLOS NEDER
Lembra que hoje é comemorado o Dia Mundial da Saúde. Menciona que participou, hoje, de ato de entidades que defendem e constroem o SUS em defesa da democracia. Questiona as razões de o Hospital Sorocabana, na Capital, ter permanecido fechado desde 2010. Comenta que o Governo do Estado assinara termo de cessão de uso que determinou a municipalização do hospital pelo prazo de 20 anos. Defende a cessão ao município de São Paulo, porém, considera exíguo o prazo de uso concedido.
8 -  ORLANDO BOLÇONE
Assume a Presidência.
9 -  LUIZ TURCO
Parabeniza a cidade de Araçoiaba da Serra e Santo André pelos seus aniversários. Comemora a aprovação, por parte do governo estadual, do credenciamento do Parque Tecnológico de Santo André. Discorre sobre a importância do polo para geração de empregos no Grande ABC. Critica a Sabesp pela suspensão do bônus pela redução do consumo de água. Contesta afirmação do governador Geraldo Alckmin de que a crise hídrica no estado de São Paulo tenha acabado. Desaprova a política de gestão da Sabesp.
10 -  JOOJI HATO
Comenta caso de assassinato de adolescente em frente a escola estadual na zone leste da Capital por garupa de moto. Afirma que falta policiamento na região. Lamenta que o projeto de lei "moto sem garupa", de sua autoria, não tenha sido sancionado pelo Executivo. Adiciona que, a seu ver, muitas vidas poderiam ter sido salvas com o sanção dessa lei.
11 -  CARLOS GIANNAZI
Denuncia que 26 trens comprados pelo Metrô encontram-se, atualmente, inutilizados e em estado de deterioração. Acrescenta que essas composições estão sendo desmontadas para utilização de peças em trens operantes. Destaca a necessidade de investigação de possível superfaturamento na compra.

GRANDE EXPEDIENTE
12 -  CARLOS GIANNAZI
Pelo Art. 82, tece críticas à falta de investimentos no transporte público estadual. Defende a criação de CPI para investigar e fiscalizar as operações de compra do Metrô de São Paulo.
13 -  CARLOS GIANNAZI
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
14 -  PRESIDENTE ORLANDO BOLÇONE
Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 08/04, à hora regimental, sem Ordem do Dia. Levanta a sessão.
alesp