13/06/2016 - 40a Solene

COMEMORAÇÃO DOS 108 ANOS DA IMIGRAÇÃO JAPONESA NO BRASIL
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 28/06/2016:

Resumo da Sessão
Presidência : FERNANDO CAPEZ / JOOJI HATO / HÉLIO NISHIMOTO
1 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Abre a sessão. Informa que convocara a presente sessão solene, a requerimento dos deputados Jooji Hato e Hélio Nishimoto, com a finalidade de "Homenagear os 108 anos da Imigração Japonesa no Brasil". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional do Japão" e o "Hino Nacional Brasileiro", executados pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo; a quem tece agradecimentos. Nomeia as autoridades presentes.
2 -  JOOJI HATO
Deputado estadual, assume a Presidência. Agradece a presença do presidente Fernando Capez nesta sessão solene. Demonstra sua alegria em comemorar a data nesta Casa. Destaca a importância e o significado da chegada dos japoneses neste País há 108 anos. Ressalta que o povo japonês não esquece as suas raízes e a luta de seus imigrantes, que ajudaram o Brasil a crescer. Cita a grave crise econômica e política enfrentada pelo Brasil, com 11 milhões de desempregados. Cumprimenta as autoridades presentes. Agradece todos os presentes por participarem deste evento. Informa que a solenidade foi realizada conjuntamente com os deputados federais e vereadores presentes, representando as três esferas do Poder Legislativo do País. Menciona que foram escolhidos cinco expoentes em suas profissões para serem homenageados. Parabeniza todos os homenageados antecipadamente. Convida o cantor Joe Hirata para exibir a canção "Sonho de um brasileiro".
3 -  MASATAKA OTA
Vereador à Câmara Municipal de São Paulo, cumprimenta as autoridades presentes. Informa que os japoneses são um por cento da população do País, sendo o Brasil o lugar que mais recebe japoneses no mundo. Lembra que os 108 anos da imigração japonesa influenciam o comportamento dos brasileiros na culinária, artes, entre outros. Afirma que devem ser preservados os ensinamentos de seus antepassados. Menciona o período de mudanças que vem sendo vivenciado pelos brasileiros. Ressalta que foram os imigrantes que plantaram as sementes da mudança. Destaca a necessidade de busca da sabedoria e do desejo de ser melhor do que ontem. Agradece a oportunidade de participar desta comemoração.
4 -  GEORGE HATO
Vereador à Câmara Municipal de São Paulo, cumprimenta as autoridades presentes. Diz ser esta homenagem importante para a comunidade brasileira e para todos que valorizam a cultura nipônica. Presta homenagem aos primeiros japoneses que chegaram ao Brasil e os seus descendentes, que vieram em busca de novas oportunidades, enfrentando dificuldades na adaptação. Destaca diversas áreas nas quais os japoneses se destacam. Ressalta a honestidade, a disciplina e o trabalho dos japoneses, que possuem uma cultura milenar. Menciona a excelente relação diplomática entre os dois países e a grande capacidade do Japão em superar tragédias. Cita diversas catástrofes naturais nos últimos 100 anos. Afirma que, para enfrentar a crise política e econômica, o Brasil deve fazer como o povo japonês: unir o povo e trabalhar. Agradece todos os presentes.
5 -  KEIKO OTA
Deputada federal, lê discurso do deputado federal Junji Abe, justificando a sua ausência. Cumprimenta as autoridades presentes. Diz ser um motivo de satisfação e de alegria estar nesta Casa para esta homenagem. Parabeniza os homenageados, em especial o cantor Joe Hirata, que diz ser reconhecido internacionalmente, possuidor de uma voz encantadora e merecedor desta homenagem. Afirma que em 108 anos são quatro gerações de nipo-brasileiros, com a quinta ainda engatinhando. Ressalta que a gratidão nos torna mais felizes. Discorre sobre o perdão como um caminho para a paz. Agradece os deputados proponentes da sessão pela oportunidade.
6 -  HARUMI ARASHIRO GOYA
Presidente do Bunkyo, cumprimenta as autoridades presentes. Diz estar honrada em participar desta homenagem nesta noite, de comemoração dos 108 anos da imigração japonesa. Destaca que esta solenidade eleva a realização do trabalho dos descendentes. Parabeniza os deputados Jooji Hato e Hélio Nishimoto pela solenidade. Reconhece a atuação dos homenageados da noite. Diz ser imprescindível a continuidade destas solenidades, para que fossem relembrados tempos de muitas dificuldades, preservando os ideais e o espírito de luta dos antepassados. Parabeniza todos os homenageados.
7 -  SILVIO HIROSHI OYAMA
Presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, agradece o presidente Jooji Hato por conceder-lhe a palavra. Cumprimenta as autoridades presentes. Destaca as dificuldades enfrentadas pelos seus antepassados, em especial sua mãe e seu avô. Ressalta a vontade de se tornarem pessoas melhores, se integrando ao País, apesar de diversas dificuldades, inclusive da língua. Diz ser esta a maior comunidade nipônica fora do Japão, que honra suas tradições. Demonstra seu orgulho em ser filho do povo japonês. Afirma que a construção da identidade nipo-brasileira é feita por cada um dos presentes. Demonstra sua admiração pelo trabalho de cada um. Agradece o convite dos deputados para participar nesta solenidade.
8 -  TAKAHIRO NAKAMAE
Cônsul-geral do Japão em São Paulo, agradece as autoridades presentes. Expressa suas sinceras congratulações pelo aniversário de 108 anos da imigração japonesa. Destaca a profundidade dos laços de amizade entre Japão e Brasil, e a confiança depositada nos nipo-brasileiros. Ressalta que estes laços de amizade se devem em grande parte pelo respeito e confiança conquistados pelos nipo-brasileiros. Menciona a realização, este ano, dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro e em 2020 em Tóquio. Agradece a oportunidade de participar desta solenidade.
9 -  PRESIDENTE JOOJI HATO
Deputado estadual, afirma que culturas e povos diferentes podem conviver em harmonia.
10 -  HÉLIO NISHIMOTO
Deputado estadual, assume a Presidência. Diz ser esta comemoração uma data significativa. Agradece o presidente Fernando Capez por abrir a sessão solene. Cumprimenta as autoridades presentes. Ressalta sua alegria em entregar as homenagens aos cinco escolhidos. Afirma que é fã do cantor Joe Hirata. Diz ser um privilégio ser descendente de japoneses. Considera o Brasil um excelente país para se viver. Cita a vida de sacrifícios que tiveram seus antepassados ao chegarem no Brasil. Relata que a terceira geração já desfruta de benefícios da dedicação de seus antepassados. Reafirma o seu compromisso em contribuir com a sociedade e as futuras gerações.
11 -  VERA BUCHERONI
Mestre de Cerimônias, anuncia as homenagens, com entrega de diplomas e leitura de breve currículo, ao Sr. Joe Hirata, cantor; ao Sr. Takashi Morita; ao Sr. Eiki Shimabukuro; a Sra. Satie Akamine; e ao Sr. Chuken Matsudo.
12 -  EIKI SHIMABUKURO
Homenageado, manifesta-se em nome de todos os outros, cumprimenta as autoridades presentes. Diz estar honrado em receber esta homenagem. Parabeniza os outros quatro homenageados. Estende as homenagens aos imigrantes japoneses, que chegaram ao Brasil e enfrentaram diversas dificuldades, construindo a base da vida de fartura que vivem hoje. Afirma que esta geração de nipo-brasileiros brilha em vários setores da sociedade brasileira, contribuindo para o bem estar e crescimento do Brasil. Compartilha a homenagem de hoje com todas as pessoas que vieram prestigiar a homenagem. Agradece todos os presentes.
13 -  PRESIDENTE HÉLIO NISHIMOTO
Deputado estadual, informa que as homenagens à imigração japonesa está sendo alternadas entre esta Casa e a Câmara Municipal de São Paulo. Diz aguardar todos os anos ansiosamente para festejar esta data. Anuncia a apresentação do cantor Joe Hirata com a canção Kampai. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp