10/06/2016 - 38a Solene

HOMENAGEM AO 10 DE JUNHO - DIA DE PORTUGAL, DE CAMÕES E DAS COMUNIDADES PORTUGUESAS
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 28/06/2016:

Resumo da Sessão
Presidência : FERNANDO CAPEZ
1 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que convocara a presente sessão solene para prestar "Homenagem ao 10 de Junho - Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional de Portugal" e o "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia a exibição de vídeo institucional sobre Portugal.
2 -  ANTONIO DE ALMEIDA E SILVA
Presidente da Comunidade Luso-Brasileira de São Paulo, agradece ao presidente Fernando Capez pela iniciativa dessa sessão solene. Afirma que o poeta Camões sintetiza o espírito do homem português. Lembra imigração portuguesa em todo mundo. Enaltece a identidade histórica e cultural de Portugal com o Brasil.
3 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Anuncia apresentação musical da fadista Maria de Lourdes, acompanhada pelos músicos Wallace Cavalcante de Oliveira e Sérgio Borges. Homenageia, com entregas de diplomas, personalidades da comunidade luso-brasileira.
4 -  ANTONIO AUGUSTO NEVES
Coronel, agradece aos presentes a homenagem. Discorre sobre suas relações com Portugal. Destaca a importância da celebração da data objeto desta solenidade.
5 -  PAULO SACADURA CABRAL PORTAS
Jurista, jornalista e político português, destaca a importância de Portugal na história da humanidade. Discorre sobre a história da nação portuguesa. Enaltece a relação entre Brasil e Portugal.
6 -  PAULO SAAB
Jornalista e escritor, enaltece a nação portuguesa. Comenta sua carreira profissional. Destaca a importância da relação entre Brasil e Portugal. Lista diversas qualidades da nação brasileira que são herança de Portugal.
7 -  MARCO ANTONIO MARQUES DA SILVA
Desembargador e representante do presidente do Tribunal Justiça do Estado de São Paulo, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, afirma que a comemoração desta efeméride é de importância tanto para Portugal como Brasil. Discorre sobre a amplitude da língua portuguesa no mundo. Lê trecho de poema de Ricardo Reis, heterônimo de Fernando Pessoa.
8 -  PAULO LOPES LOURENÇO
Cônsul-geral de Portugal em São Paulo, saúda as autoridades presentes. Discorre sobre a simbologia da comemoração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Elogia a colaboração da comunidade portuguesa do Brasil para superação da crise econômica em Portugal. Defende a integração e cooperação entre os dois países. Afirma crer na capacidade do Brasil em superar a crise econômica.
9 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Enaltece Portugal e a comunidade portuguesa no Brasil. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp