25/05/2016 - 72ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 25/05/2016:

Resumo da Sessão
Presidência : JOOJI HATO / CARLOS GIANNAZI / CARLOS CEZAR
Secretaria : CORONEL TELHADA

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  JOOJI HATO
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  LECI BRANDÃO
Discorre sobre o vazamento de conversas entre o ex-ministro do Planejamento Romero Jucá e Sérgio Machado, ex-presidente da Transpetro. Ressalta novo áudio, divulgado hoje, do presidente do Senado, Renan Calheiros, defendendo mudanças na lei de delações, a fim de proteger, a seu ver, figuras políticas. Fala sobre o assunto. Avalia que as articulações mencionadas confirmam o que chama de golpe político.
3 -  ANGELO PERUGINI
Tece elogios à deputada Leci Brandão por seu posicionamento em defesa do Brasil. Convida para o seminário da Frente Parlamentar de Enfrentamento à Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, em Hortolândia, dia 30 de maio, às 19 horas. Faz comentários sobre as regiões brasileiras de maior incidência das doenças. Comenta a redução nos casos de dengue, embora tenha havido, segundo o parlamentar, o aumento do zika vírus e do chikungunya. Defende a prevenção como o principal meio de combate às doenças. Informa que cada paciente contaminado pelo vírus Aedes aegyptis gera um gasto, ao Estado, na ordem de 665 reais.
4 -  CARLOS GIANNAZI
Presta solidariedade a alunos da Unesp, de Assis, que estão em greve. Elenca e comenta a pauta de reivindicações dos estudantes, como a gestão democrática do ensino público. Dá conhecimento e lê trecho de nota do Sindicato dos Procuradores do Estado de São Paulo, acerca de parecer emitido pela Procuradoria do Estado sobre a ocupação de escolas públicas por estudantes. Repudia decisão da direção da Unesp de Assis, em criminalizar o movimento estudantil.
5 -  CORONEL TELHADA
Lamenta a morte de um sargento da Polícia Militar, ontem. Presta condolências aos familiares. Destaca visita ao Hospital Militar da Terceira Área de São Paulo, que, informa, completou 96 anos. Parabeniza os servidores do Hospital Militar pela atuação em favor da sociedade. Lembra a história e ressalta a importância das Forças Armadas.
6 -  PRESIDENTE JOOJI HATO
Faz coro ao discurso do deputado Coronel Telhada, acerca dos 96 anos do Hospital Militar.
7 -  CARLOS GIANNAZI
Assume a Presidência.
8 -  JOOJI HATO
Comenta seu ingresso ao PMDB. Cita números do desemprego. Menciona estabelecimentos comerciais que estão fechando as portas. Declara apoio ao presidente interino, Michel Temer. Faz menção à sessão plenária, em Brasília, durante esta madrugada, para apreciação de matérias em favor do Brasil. Lembra ações do presidente interino enquanto secretário de Segurança Pública do governo Franco Montoro, como a criação da Delegacia de Defesa da Mulher. Avalia que o posto de Michel Temer, como presidente, é legitimo, uma vez que ele compunha a chapa vencedora nas últimas eleições presidenciais.
9 -  JOOJI HATO
Assume a Presidência.
10 -  CARLOS GIANNAZI
Manifesta apoio à greve de servidores da USP. Tece críticas ao reitor Marco Antonio Zago. Cita possíveis irregularidades por parte da instituição.
11 -  CARLOS GIANNAZI
Reitera apoio a funcionários e estudantes da USP. Solidariza-se com estudantes e servidores da Unesp e da Unicamp. Discorre sobre o atual momento político do País. Critica medidas de ajuste fiscal do governo Temer, com ênfase para a reforma da Previdência. Repudia proposta de redução de investimentos na área da Saúde e da Educação. Combate a sugestão de cobrança de mensalidades em universidades públicas.
12 -  CARLOS GIANNAZI
Solicita a suspensão da sessão até as 16 horas e 30 minutos, por acordo de lideranças.
13 -  PRESIDENTE JOOJI HATO
Defere o pedido e suspende a sessão às 15h24min.

ORDEM DO DIA
14 -  CARLOS CEZAR
Assume a Presidência e reabre a sessão às 16h35min. Convoca uma sessão extraordinária, a ter início às 19 horas de hoje. Informa ter em mãos, encerrra a discussão, coloca em votação e declara aprovados, separadamente: requerimento de não realização de sessão em 31/05, em razão de audiência pública para discutir o Plano Estadual de Educação, a ser conduzida no Plenário Juscelino Kubitschek; e requerimento, da Mesa Diretora, de urgência ao PR 8/16.
15 -  PAULO CORREA JR
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
16 -  PRESIDENTE CARLOS CEZAR
Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 30/05, à hora regimental, sem Ordem do Dia. Lembra a realização da sessão extraordinária, prevista para as 19 horas de hoje; e de sessão solene, com o objetivo de "Comemorar o Dia da Cavalaria", às 11 horas de 30/05. Levanta a sessão.
alesp