15/08/2016 - 48a Solene

COMEMORAÇÃO DO DIA DO MAÇOM
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 01/09/2016:

Resumo da Sessão
Presidência : ALDO DEMARCHI
1 -  ALDO DEMARCHI
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido do deputado Aldo Demarchi, com a finalidade de "Comemorar o Dia do Maçom". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".
2 -  ITAMAR BORGES
Deputado estadual, saúda os presentes. Elogia o deputado Aldo Demarchi pela propositura da solenidade. Manifesta apreço por ser membro da Maçonaria. Tece considerações a respeito de sua trajetória política, apoiada pela instituição. Enaltece princípios e conceitos adotados pela sociedade discreta. Defende a aprovação de projeto de lei que visa a instituir a cidadania na escola. Acrescenta que a ideia surgira em loja maçônica de Sorocaba.
3 -  RAMALHO DA CONSTRUÇÃO
Deputado estadual, cumprimenta os presentes. Parabeniza o deputado Aldo Demarchi pela iniciativa da solenidade. Lembra livro, de sua autoria, a respeito da história dos sindicatos. Reflete acerca da satisfação sentida por ser membro da Maçonaria. Ressalta a atuação mundial da ordem maçônica. Destaca projeto levado a efeito no Maranhão, em defesa de doentes. Ressalta a solidariedade como importante norte seguido pela instituição.
4 -  WELSON GASPARINI
Deputado estadual, saúda os presentes. Tece considerações a respeito de artigo escrito por Benedito Marques Ballouk Filho, em defesa da participação dos maçons na política. Cita frase de Martin Luther King sobre a omissão dos bons cidadãos, no cenário social. Reflete acerca da corrupção. Assevera que irmãos maçons são idealistas e líderes. Comenta índices de desemprego e consequências dessa realidade. Menciona escândalos anunciados pela mídia. Lembra resultado de pesquisa realizada em Ribeirão Preto, a desvalorizar o exercício consciente do voto. Responsabiliza os eleitores pela escolha de maus representantes. Cita o posicionamento do Papa Francisco, a respeito da valorização da política.
5 -  OLÍMPIO GOMES
Deputado federal, saúda os presentes. Tece considerações acerca do papel fundamental da Maçonaria, no destino da sociedade brasileira. Ressalta os princípios defendidos pela Maçonaria. Corrobora o pronunciamento do deputado Welson Gasparini. Critica práticas corruptas. Comenta sua reação em pronunciamento da presidente suspensa Dilma Rousseff. Defende a adoção da disciplina cidadania, no ensino escolar. Parabeniza o trabalho realizado pelo Geap - Grupo Estadual de Ação Política.
6 -  ANTONIO GOULART
Deputado federal, cumprimenta os presentes. Informa que o nascedouro de todas as suas campanhas eleitorais ocorrera dentro de loja maçônica. Reflete sobre a transformação da sociedade brasileira. Defende a instituição de conselho político da Maçonaria no Congresso Nacional. Expressa-se honrado por ser político. Defende o acompanhamento dos mandatos eletivos, pela população. Enaltece o trinômio liberdade, igualdade e fraternidade.
7 -  SÉRGIO RODRIGUES JÚNIOR
Mestre de cerimônias, comenta a origem da Carta da Maçonaria Paulista Contra a Corrupção, nos idos de 2007. Anuncia o nome de candidatos ao próximo pleito eleitoral. Apoia campanha intensa contra a invalidação do voto.
8 -  RONALDO FERNANDES
Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo, saúda os presentes. Manifesta alegria por participar da solenidade. Atribui especial valor ao papel do maçom, na sociedade. Destaca a união a favor do País. Enaltece a responsabilidade dos maçons, enquanto construtores sociais. Evoca a justiça e a igualdade social. Defende a aprovação do projeto "corrupção nunca mais". Registra ser necessária a renovação na política.
9 -  BENEDITO MARQUES BALLOUK FILHO
Eminente Grão-Mestre do Grande Oriente Paulista, saúda os presentes. Argumenta que a missão maçônica está intrínseca na alma de homens de bem. Faz reflexão filosófica sobre o exercício da política com moralidade, transparência e ética. Aduz que os maçons detêm capacidade de indignação e de busca de soluções pra problemas sociais. Informa que em 2017 a entidade completará 300 anos. Rende homenagem à memória do marechal Manuel Deodoro da Fonseca. Argumenta que a instituição maçônica é eminentemente política. Prioriza a Educação como instrumento de desenvolvimento social. Critica a corrupção política. Manifesta confiança nas instituições.
10 -  PRESIDENTE ALDO DEMARCHI
Narra breve histórico de sua atividade política. Reverencia os maçons candidatos ao exercício de mandatos eleitorais. Comunica que é membro da Loja Fraternidade e Justiça 110, de Rio Claro. Discorre a respeito da crise econômico-social vivenciada pelo País, mormente sobre corrupção e suas consequências. Condena o populismo, o clientelismo e o paternalismo na política. Clama aos maçons que posicionem-se efetivamente no cenário político, a transformar discursos em prática. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp