02/09/2016 - 55a Solene

HOMENAGEM AO PROFESSOR DOUTOR FELIPE FREGNI
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 22/09/2016:

Resumo da Sessão
Presidência : FERNANDO CAPEZ / CÉLIA LEÃO
1 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Abre a sessão. Anuncia a composição da Mesa. Nomeia as demais autoridades presentes. Informa que convocara a presente sessão solene, a requerimento da deputada Célia Leão, com a finalidade de "Homenagear o Professor Doutor Felipe Fregni". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".
2 -  RICARDO BARROS
Ministro da Saúde, frisa o número de aposentados por invalidez no Brasil. Comenta a aprovação do Marco Legal da Primeira Infância, que esclarece tratar-se de uma lei que cria uma série de programas voltados à promoção do desenvolvimento integral das crianças até os seis anos de idade. Ressalta a importância do reconhecimento de personalidades em destaque na área da Saúde.
3 -  CÉLIA LEÃO
Assume a Presidência. Tece considerações acerca da importância de se homenagear o Prof. Dr. Felipe Fregni, cujo trabalho enaltece. Destaca o papel da família do homenageado em sua criação. Elogia o trabalho desenvolvido por Linamara Rizzo Battistela, secretária estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
4 -  LINAMARA RIZZO BATTISTELA
Secretária estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e coordenadora do Centro de Pesquisa Clínica do Instituto de Medicina Física e Reabilitação (Imrea) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, salienta a importância da criação de políticas em prol da justiça e inclusão social. Considera que o trabalho desenvolvido por Felipe Fregni promove a valorização do potencial humano e a melhoria da qualidade de vida de deficientes físicos. Adiciona que os cursos ministrados pelo professor tencionam o progresso da ciência e são fonte de estímulo para jovens médicos. Destaca o grande número e a abrangência de publicações científicas do médico.
5 -  PRESIDENTE CÉLIA LEÃO
Manifesta-se admirada com a trajetória de sucesso profissional de Felipe Fregni, apesar de sua pouca idade.
6 -  MARTA IMAMURA
Médica fisiatra do Instituto de Medicina Física e Reabilitação (Imrea) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, cumprimenta todos os presentes. Afirma que Felipe Fregni colocara o Brasil no cenário científico mundial. Elogia o trabalho desenvolvido pelo professor em prol da melhoria da saúde de pessoas com deficiência física. Menciona que Felipe é fonte de inspiração para outros médicos e pesquisadores.
7 -  SUELY REIKO MATSUBAYASHI
Aluna do Prof. Dr. Felipe Fregni, elogia Felipe Fregni pelo papel na transferência de conhecimento na área da medicina. Discorre sobre o significado do curso ministrado pelo professor para a vida dela.
8 -  MARCEL SIMIS
Médico neurologista do Instituto de Medicina Física e Reabilitação (Imrea) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, menciona que conhecera o trabalho de Felipe Fregni em publicações de revistas científicas importantes. Afirma que o professor e pesquisador tem a característica de dedicar-se incondicionalmente à ciência. Acrescenta que a principal motivação do referido médico é o aperfeiçoamento do tratamento de pessoas com deficiência física.
9 -  PRESIDENTE CÉLIA LEÃO
Enaltece o esforço pessoal e profissional de Felipe Fregni, que afirma ter sido agente promotor de mudanças positivas na vida de diversas pessoas.
10 -  DYLAN EDWARDS
Professor associado em neurofisiologia clínica pela Weill Cornell Medical College e co-diretor do curso intensivo de Estimulação Magnética Transcraniana da Escola de Medicina de Harvard, discursa em língua estrangeira.
11 -  PRESIDENTE CÉLIA LEÃO
Anuncia exibição de vídeo com depoimentos de colegas médicos do Dr. Felipe Fregni. Presta homenagem, com entrega de placa, ao Prof. Dr. Felipe Fregni.
12 -  LINAMARA RIZZO BATTISTELA
Secretária estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e coordenadora do Centro de Pesquisa Clínica do Instituto de Medicina Física e Reabilitação (Imrea) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, tece considerações acerca da simbologia dos materiais utilizados na confecção da placa entregue ao homenageado.
13 -  PRESIDENTE CÉLIA LEÃO
Lê o conteúdo da placa entregue a Felipe Fregni.
14 -  FELIPE FREGNI
Professor doutor, agradece a todos pela homenagem. Tece considerações acerca do que o Brasil representa para ele e de sua conexão com o País. Destaca a importância da simplicidade em técnicas de medicina, pesquisa e educação. Dá exemplo da importância da atividade física e alimentação na saúde das pessoas. Defende o desenvolvimento de cursos com foco nos alunos. Manifesta intenção de desempenhar sua carreira profissional de forma a promover melhorias sociais.
15 -  PRESIDENTE CÉLIA LEÃO
Conta que ficou paraplégica após acidente de automóvel. Discorre sobre as dificuldades enfrentadas pelos deficientes físicos no dia a dia, motivo pelo qual, a seu ver, necessitam de maior atenção médica. Enfatiza a importância da reabilitação na vida de deficientes físicos. Elogia o esforço e a determinação de Felipe Fregni. Comenta como realizou seu sonho de ser mãe. Menciona que seus três filhos seguiram a carreira de medicina. Lê mensagem de um de seus filhos, que afirma ter se espelhado em Felipe Fregni como profissional. Cita a seguinte frase de Cora Coralina "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina". Anuncia a presença de comitiva do Japão composta por Sr. Hajime Terukina, representante do governador de Okinawata, Takeshi Onaga; Sr. Yonekichi Shinzato, presidente da Assembleia Legislativa de Okinawa; Sra. Mikiko Shiroma, prefeita de Naha; Sr. Toshiyasu Shiroma, prefeito de Haebaru e líder do grupo dos municípios que vieram ao Brasil; e Sr. Haruki Gibo, prefeito de Tomigusuku; todos acompanhados pelo deputado estadual Hélio Nishimoto e pelo presidente Fernando Capez. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp