19/09/2016 - 130ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 22/09/2016:

Resumo da Sessão
Presidência : JOOJI HATO / CARLOS GIANNAZI
Secretaria : CORONEL TELHADA

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  JOOJI HATO
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  CARLOS NEDER
Discorre sobre o debate da atual campanha eleitoral em relação à Saúde. Afirma que os candidatos não se deram conta de que os municípios estão em condição pré-falimentar. Menciona o projeto "Saúde Mais Dez", proposto pelo deputado federal Vanderlei Macris, cujo objetivo era de que 10% da receita bruta da União fossem destinadas às ações e serviços de Saúde de natureza pública. Cita a PEC 241, que visa fixar limite às despesas dos três poderes por 20 anos. Lista as prioridades elencadas pelo governo municipal de Fernando Haddad. Convida todos para participarem, amanhã, de ato em defesa do SUS, nesta Casa, com a participação de diversas entidades e associações.
3 -  PRESIDENTE JOOJI HATO
Parabeniza as cidades de Pompéia e Guararema pelos seus aniversários.
4 -  CARLOS GIANNAZI
Informa que acionará hoje a Comissão de Direitos Humanos e a Corregedoria da Polícia Militar para que haja a apuração e investigação dos culpados por uma ação violenta, ontem, contra uma trabalhadora, durante uma manifestação na Avenida Paulista. Afirma que as pessoas estão indignadas com o ocorrido. Exibe as imagens. Ressalta que diversas pessoas tentaram intervir, inclusive Eduardo Suplicy, que também foi agredido pela polícia. Afirma ser o mesmo um ato covarde, machista e violento. Considera que esta ação pode ter sido articulada exatamente para se criar este tumulto.
5 -  CORONEL CAMILO
Para comunicação, afirma que a Polícia Militar não é uma organização covarde. Ressalta que não houve nenhuma agressão a ambulante, que por sua vez, estava trabalhando irregularmente. Menciona os três princípios básicos da Polícia Militar. Diz ser esta uma ação de alguns policiais, e não uma ação institucionalizada. Defende que a PM é legalista e respeita o cidadão.
6 -  CORONEL TELHADA
Para comunicação, combate o pronunciamento do deputado Carlos Giannazi. Afirma que a ação foi legal e que a polícia estava cumprindo o seu dever constitucional. Ressalta que esta atitude deveria ter sido tomada pela prefeitura paulista e não pela Polícia Militar.
7 -  CORONEL TELHADA
Menciona sua participação, hoje, em Osasco em um programa para debater os problemas de Segurança pública de toda a região. Dá os pêsames à família do delegado Wagner Giudice, ex-diretor do Denarc, que faleceu em Fernando de Noronha. Lê histórico do delegado. Defende a Polícia Militar. Ressalta que a mesma não deve ser politizada, merecendo o respeito e o apoio de todos. Demonstra o seu integral e incondicional apoio às forças de Segurança.
8 -  CARLOS GIANNAZI
Assume a Presidência.
9 -  JOOJI HATO
Menciona sua participação, no dia 14, para comemorar os 50 anos de vivência, o jubileu de ouro, uma Festa de Exaltação da Santa Cruz. Ressalta que foi feita uma homenagem à irmã Madre Superiora, do Instituto da Irmandade Santa Cruz. Diz ser o Colégio Santa Maria um exemplo de educação. Discorre sobre a importância da ciclofaixa para a saúde da população. Ressalta que a mesma não pode atrapalhar a circulação dos pedestres e nem nos locais úteis para o público, como lojas, hospitais e farmácias. Cita sua proposta de rodízio na ciclovia, podendo ser usadas aos sábados, domingos e feriados, melhorando a mobilidade da cidade de São Paulo.
10 -  JOOJI HATO
Assume a Presidência.
11 -  CARLOS GIANNAZI
Diz estar perplexo com o anúncio, do ministro da Educação, de reforma do Ensino Médio. Afirma que não houve discussão alguma com as entidades do Magistério e nenhuma outra relacionada com Educação. Considera esta reforma um retrocesso do ponto de vista educacional, visto que se pretende acabar com disciplinas importantes como filosofia e sociologia. Informa que o governo federal defende a junção de matérias como história e geografia em uma única matéria.
12 -  CORONEL CAMILO
Para comunicação, rebate o pronunciamento do deputado Carlos Giannazi sobre a reforma educacional.
13 -  CARLOS GIANNAZI
Assume a Presidência. Diz conhecer profundamente a matéria de Educação Moral e Cívica, da qual foi professor durante muito tempo. Discorre sobre o surgimento da matéria.
14 -  CORONEL CAMILO
Menciona sua participação, hoje, na TV Osasco para discutir polícia comunitária, valores e respeito. Parabeniza o coronel Marcelo Vianna, comandante do M-8, da região de Osasco. Informa que foi discutido no programa a importância da participação do cidadão em todas as áreas. Pede que a população ajude a cuidar do que é nosso, da cidade, do bairro e todos os bens públicos.
15 -  CORONEL CAMILO
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
16 -  PRESIDENTE CARLOS GIANNAZI
Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 20/09, com Ordem do Dia e Aditamento. Lembra a realização de sessão solene, hoje, às 20 horas, com a finalidade de "Conceder o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do estado de São Paulo aos reverendíssimos padre Antonello Cadeddu e padre João Henrique". Levanta a sessão.
alesp