06/02/2017 - 3ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 11/02/2017:

Resumo da Sessão
Presidência : CORONEL TELHADA / JOOJI HATO / ORLANDO BOLÇONE
Secretaria : CEZINHA DE MADUREIRA

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  CORONEL TELHADA
Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia a visita dos vereadores de Brodowski, Fábio Severi e Alifer Ferreira, a quem saúda.
2 -  CARLOS GIANNAZI
Tece críticas ao reitor da USP, Marco Antonio Zago. Repudia o fechamento de uma creche, localizada na região do Butantã, sem aviso prévio. Cita outras ações do reitor, das quais discorda.
3 -  JOOJI HATO
Assume a Presidência.
4 -  LECI BRANDÃO
Faz coro ao discurso do deputado Carlos Giannazi, sobre denúncias envolvendo o reitor da USP. Combate supostos comentários feitos por médicos, acerca do quadro de saúde da ex-primeira-dama, Marisa Letícia. Ressalta o êxito obtido por alunas negras, moradoras de periferias, de classe baixa, em renomados vestibulares paulistas.
5 -  PRESIDENTE JOOJI HATO
Comunica a visita do prefeito de Manduri, Paulo Roberto Martins, a quem dá as boas-vindas.
6 -  CORONEL TELHADA
Manifesta solidariedade aos temas abordados pela deputada Leci Brandão. Destaca que a Polícia Militar tem dado oportunidades às mulheres negras, de ocuparem cargos no alto escalão da corporação. Fala sobre ocorrência da Rota, ontem, que culminou, após perseguição, com a morte de três suspeitos. Mostra manchetes sobre o caso. Tece críticas à imprensa pela forma com que, adita, tenta desestimular a atuação da PM. Cita dados da criminalidade no Espírito Santo no mês de janeiro.
7 -  ORLANDO BOLÇONE
Saúda os prefeitos de Pardinho e de Pedranópolis. Lembra a inauguração de um centro de pesquisas na Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. Comenta publicações jornalísticas reconhecendo a importância da instituição, com ênfase na realização de transplantes de órgãos e no atendimento a mais de dois milhões de habitantes.
8 -  PRESIDENTE JOOJI HATO
Reitera cumprimentos aos prefeitos de Manduri e de Pardinho, em visita a este Parlamento, acompanhados de vereadores.
9 -  WELSON GASPARINI
Faz análise sobre o que considerou graves problemas nacionais, como as crises econômica e moral e o desemprego, que já atinge 13 milhões de brasileiros. Declara repúdio à corrupção praticada no País. Menciona o aumento da criminalidade.
10 -  ORLANDO BOLÇONE
Assume a Presidência.
11 -  ANTONIO SALIM CURIATI
Para comunicação, informa que está apresentando um requerimento de pesar pelo falecimento da esposa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Marisa Letícia.
12 -  PRESIDENTE ORLANDO BOLÇONE
Solidariza-se com a iniciativa do deputado Antonio Salim Curiati.
13 -  JOOJI HATO
Discursa sobre a violência. Apresenta sugestões para o problema. Cita casos de assaltos em bairros paulistanos.
14 -  SEBASTIÃO SANTOS
Comenta sanção de projeto de lei que dará melhores condições de trabalho à Polícia Militar. Destaca o uso de drones pela polícia ambiental, o que, a seu ver, contribuirá na fiscalização de rios.

GRANDE EXPEDIENTE
15 -  PRESIDENTE ORLANDO BOLÇONE
Cumprimenta o deputado Sebastião Santos pela aprovação de seu projeto.
16 -  CARLOS GIANNAZI
Pelo art. 82, convida todos a participarem de audiência pública, amanhã às 16 horas, em defesa da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo. Afirma que o governador Geraldo Alckmin está extinguindo a banda, em razão do ajuste fiscal na área da Cultura. Cita o desmonte das oficinas culturais. Ressalta que, se nada for feito, a Banda Sinfônica será extinta. Informa que no Orçamento para 2017 foi liberada uma emenda de cinco milhões de reais para salvar a banda. Esclarece que o governador congelou os recursos e demitiu os músicos da Banda Sinfônica.
17 -  CARLOS GIANNAZI
Pelo art. 82, denuncia o governo estadual pelo fechamento de escolas, turnos e salas da Rede Municipal de Ensino. Menciona que no final do ano passado, foram publicadas resoluções no Diário Oficial do Estado diminuindo as funções de professores mediadores, coordenadores pedagógicos, vice-diretores e áreas relacionadas aos agentes de organização escolar. Critica o sistema adotado pelo Governo, cujo formato de atribuição prejudica os alunos e os professores, que não conseguem acumular mais cargos. Diz ter apresentado PDL para revogar estas resoluções. Pede a convocação do secretario de Educação para prestar esclarecimentos nesta Casa.
18 -  CARLOS GIANNAZI
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
19 -  PRESIDENTE ORLANDO BOLÇONE
Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 07/02, à hora regimental, com Ordem do Dia. Levanta a sessão.
alesp