24/03/2017 - 12a Solene

OUTORGA DA MEDALHA THEODOSINA ROSÁRIO RIBEIRO
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 13/04/2017:

Resumo da Sessão
Presidência : LECI BRANDÃO
1 -  LECI BRANDÃO
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  CLAUDIA LUNA
Mestre de cerimônias, nomeia as autoridades presentes.
3 -  PRESIDENTE LECI BRANDÃO
Tece considerações regimentais sobre a solenidade. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, para a "Entrega da Medalha Theodosina Rosário Ribeiro", por solicitação desta deputada, ora na direção dos trabalhos. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Reitera sua intenção de defender os menos favorecidos. Afirma-se artista em exercício de mandato parlamentar. Clama pela permanência da atual homenagem, ao longo do tempo. Ressalta a relevância da Lei Maria da Penha no cenário social. Acrescenta que mulheres negras são marginalizadas, mas corajosas. Dirige-se à juventude negra com palavras de incentivo.
4 -  JAMIL MURAD
Presidente municipal do PCdoB, considera especial o tema da presente solenidade. Elogia a deputada Leci Brandão, não só como artista mas também pelo posicionamento político. Lembra homenagem a Nelson Mandela, realizada nesta Casa. Defende a promoção da igualdade racial. Parabeniza as homenageadas.
5 -  ORLANDO SILVA
Deputado federal, manifesta contentamento por participar da solenidade. Parabeniza a deputada Leci Brandão pela iniciativa. Ressalta a importância da população negra, para o País. Reverencia Theodosina Rosário Ribeiro. Saúda de forma especial Mãe Wanda. Lamenta a aprovação de projeto de lei sobre terceirização, aprovado na Câmara dos Deputados. Informa discurso de Vicentinho, deputado federal, em defesa do negro.
6 -  LUIZ SOUTO MADUREIRA
Secretário adjunto, a representar o secretário da Justiça e Defesa da Cidadania de São Paulo, Márcio Elias Rosa, saúda os presentes. Elogia a deputada Leci Brandão. Enaltece a defesa dos direitos das mulheres. Tece considerações a respeito da trajetória da Sra. Theodosina Rosário Ribeiro.
7 -  DAVI EDUARDO DEPINÉ FILHO
Defensor público-geral do Estado de São Paulo, a representar Erik Saddi Arnesen, defensor público coordenador do Núcleo Especializado de Defesa da Diversidade e da Igualdade Racial, saúda os presentes. Acrescenta que a Defensoria Pública deve ser vista como parceira em busca do reconhecimento de direitos.
8 -  THEODOSINA ROSÁRIO RIBEIRO
Ex-deputada estadual, manifesta-se emocionada em razão da solenidade. Enaltece a participação feminina em vários segmentos sociais. Reverencia o caráter combativo e atuante da deputada Leci Brandão. Aduz que a esperança do povo é, a partir da representatividade política, solucionar problemas sociais, em prol do desenvolvimento do País. Lembra eleição municipal de 1968. Menciona que seu pai fora político. Elogia a conscientização e a sensibilidade da deputada Leci Brandão, em defesa da participação feminina na política.
9 -  LUIZA TRAJANO
Presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, saúda os presentes. Manifesta-se grata pela homenagem recebida. Afirma que em todas as 800 unidades do Magazine Luiza, nas segundas-feiras, é cantado o Hino Nacional. Enaltece o grupo Mulheres do Brasil, desejoso de ser o maior grupo político do País. Defende a aprovação de cota para mulheres em conselhos. Defendeu a igualdade racial.
10 -  FABIANA COZZA
Cantora de samba e curadora, agradece o prêmio recebido. Faz referência ao seu sobrenome 'dos Santos', de origem negra. Cita fala de Oscar Wilde.
11 -  ADRIANA COUTO
Jornalista e apresentadora do programa "Metrópolis", saúda os presentes. Afirma que as histórias das mulheres negras construíram o País. Anuncia a presença de sua mãe nas galerias.
12 -  MÃE WANDA D'OXUM
Liderança religiosa do Candomblé e uma das fundadoras do Afoxe Ile Omo Dada, saúda os presentes. Agradece a homenagem recebida. Defende a distribuição de direitos de forma isonômica. Oferece a premiação à sua mãe. Interpreta cantiga de Candomblé.
13 -  EFIGÊNIA JANUÁRIA
Liderança comunitária, saúda os presentes. Manifesta-se honrada e emocionada por participar da solenidade.
14 -  SHIRLEY LESSA
A representar Adriana Lessa, atriz e dançarina, lê mensagem de agradecimento da homenageada.
15 -  ANDREA FERREIRA
Sindicalista e dirigente do Sindicato dos Trabalhadores de Empresas de Prestação de Serviços de Asseio, Conservação e Limpeza Urbana de São Paulo, saúda os presentes. Agradece a homenagem recebida.
16 -  EDNA ROLAND
Ativista do Movimento Negro, cumprimenta os presentes. Agradece a premiação recebida. Manifesta presença em Cali, na Colômbia, para debater reparações em decorrência do contexto de guerra. Homenageia os antepassados negros.
17 -  LUANA HANSEN
Rapper paulistana e feminista, critica o Governo Temer e o que denomina patriarcado. Clama por atenção à periferia. Agradece a homenagem recebida
18 -  MARIA DAS DORES CERQUEIRA
Coordenadora nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, saúda os presentes. Agradece a premiação recebida. Afirma que a Sra. Theodosina Rosário Ribeiro é fonte de inspiração para mulheres negras. Defende a igualdade racial. Tece considerações filosóficas sobre sonhos.
19 -  PRESIDENTE LECI BRANDÃO
Faz agradecimentos gerais. Parabeniza as homenageadas. Argumenta que não se sentira diminuída, por não ter recebido o apreço da totalidade dos parlamentares, quando do seu ingresso nesta Casa. Encerra a sessão.
alesp