13/03/2017 - 8a Solene

COMEMORAÇÃO DOS 70 ANOS DA FEDERAÇÃO ISRAELITA DO ESTADO DE SÃO PAULO - FISESP
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 04/04/2017:

Resumo da Sessão
Presidência : FERNANDO CAPEZ
1 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Abre a sessão. Anuncia a composição da Mesa. Informa que convocara a presente sessão solene, em "Comemoração aos 70 Anos da Federação Israelita de São Paulo - Fisesp". Convida os presentes a ouvirem, de pé, o "Hino de Israel" e o "Hino Nacional Brasileiro", executados pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo; a quem agradece. Anuncia a exibição de um vídeo institucional.
2 -  ROBERTO LIVIANU
Promotor do Ministério Público de São Paulo, parabeniza a Fisesp pela comemoração dos seus 70 anos. Ressalta que o vídeo exibido mostra a consolidação dos valores milenares do judaísmo. Destaca os atuais problemas de antissemitismo e intolerância. Cumprimenta a federação pelo trabalho desenvolvido.
3 -  CLAUDIO LOTTENBERG
Ex-presidente da Federação Israelita de São Paulo e do Hospital Albert Einstein, cumprimenta as autoridades presentes. Diz ser esta iniciativa do presidente Fernando Capez absolutamente justa e adequada. Lembra a Inquisição, a conversão dos judeus para que pudessem sobreviver e a vinda para a América e para o Brasil. Afirma que os judeus participam ativamente da história do País, desenvolvendo trabalhos voluntários em diversas instituições. Cita a Unibes, a Hebraica, a Câmara de Israel, o Hospital Albert Einstein, entre outras instituições. Resgata a história da Federação Israelita e os seus líderes, que contribuíram de maneira verdadeira, dedicada, solidária e comprometida com o País. Registra que o presidente Fernando Capez merece este reconhecimento, em razão da sua sensibilidade e dedicação. Diz ser ele um grande amigo das boas causas, com interesse genuíno pelos que trabalham pela comunidade brasileira. Afirma que não irão aceitar qualquer movimento contra Israel. Esclarece serem os judeus o povo do diálogo e da democracia. Demonstra sua alegria e satisfação por esta homenagem. Agradece o presidente Fernando Capez pela oportunidade.
4 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Lê mensagem alusiva à efeméride, encaminhada pela deputada Célia Leão. Anuncia uma apresentação musical com o cantor Alexandre Edelstein.
5 -  VERA BOBROW
Ex-presidente, representando todos os ex-presidentes da entidade, cumprimenta as autoridades presentes. Diz estar agradecida por representar todos os presidentes que a antecederam. Afirma serem pessoas com muita força de vontade, e que mantiveram a comunidade judaica unida. Lembra o início das atividades da Federação Israelita, inicialmente para ajudar as pessoas que migraram para cá, em busca de um novo lar, após a guerra. Menciona sua satisfação em ter convivido com os primeiros presidentes da Fisesp, quem considerou pessoas boas e dedicadas e que fincaram as bases da atuação da comunidade em prol do ambiente acolhedor, com os olhos voltados para as necessidades da nossa cidade. Demonstra seu orgulho em pertencer a esta comunidade. Registra sua honra de ter sido presidente desta entidade. Cumprimenta o atual presidente da Fisesp, Bruno Laskowsky.
6 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Anuncia uma apresentação musical com o cantor Alexandre Edelstein.
7 -  FERNANDO LOTTENBERG
Presidente da Confederação Israelita do Brasil, cumprimenta o deputado Fernando Capez, com quem esteve na missão parlamentar que foi visitar Israel, e as autoridades presentes. Lembra a criação da Federação Israelita, com a necessidade de acolher os refugiados da guerra que escolheram viver em São Paulo, que já contava com uma comunidade estruturada. Diz ter a Fisesp um modelo pioneiro de organização. Afirma que a Fisesp cumpre com excelência o seu papel, também como articuladora e órgão político que representa a comunidade judaica. Menciona a presença dos judeus no Brasil desde a chegada dos portugueses, com influência desde o século XVII. Cita o relato de Paulo Prado sobre os judeus e a inquisição. Destaca a integração da comunidade judaica na vida paulista. Diz ser São Paulo a maior comunidade judaica do Brasil, com cerca de 60 mil integrantes. Destaca a qualidade das lideranças comunitárias e do corpo de alta qualidade, resultando no sucesso de suas realizações. Agradece a oportunidade de participar desta sessão solene.
8 -  DANIEL ANNENBERG
Secretário municipal de Inovação e Tecnologia, representando o prefeito João Doria, cumprimenta as autoridades presentes. Diz ser o prefeito João Dória um grande amigo da comunidade judaica. Demonstra sua alegria em representar o prefeito nesta sessão solene. Afirma que a Fisesp sempre defendeu os interesses da comunidade judaica. Considera a mesma uma entidade "modelo". Destaca o uso de ferramentas modernas de comunicação. Menciona a rede de entidades filiadas, nas quais são difundidas as iniciativas, enriquecendo a sua atuação. Afirma estar a mesma sempre presente, atuando para a preservação do judaísmo. Esclarece que, como vereador recém eleito, tem o compromisso de defender os interesses da comunidade judaica. Agradece a Fisesp pela sua atuação.
9 -  BRUNO LASKOWSKY
Presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo, diz estar honrado em representar a comunidade neste momento especial. Considera o presidente um grande amigo da comunidade. Cumprimenta as autoridades presentes. Faz menção especial aos ex-presidentes presentes no evento. Agradece a sua diretoria pela dedicação ao trabalho. Informa que todos os presentes são voluntários. Destaca a grande força desta comunidade, preocupada com o seu dia-a-dia, mas também preocupada em servir. Demonstra seu orgulho em fazer parte da comunidade judaica. Ressalta a importância da presença de todos. Agradece o presidente Fernando Capez pela homenagem e por abraçar as grandes causas do nosso Estado, inclusive a causa judaica. Lembra a história da Fisesp e os 70 anos de dedicação a comunidade judaica e paulista. Menciona a criação da entidade, para ajudar os refugiados da guerra. Destaca a atuação da comunidade judaica em diversos setores. Cita entidades muito atuantes como Ten Yad, Chevra Kadisha, a Hebraica, o Hospital Albert Einstein, entre outras. Discorre sobre as diversas atuações da federação. Ressalta o compromisso de lutar pela paz, manter o respeito pela história e defender as vítimas da discriminação e do ódio.
10 -  FLORIANO PESARO
Secretário de Desenvolvimento Social, representando o governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, demonstra sua alegria em estar presente nesta sessão solene, representando o governador. Cumprimenta o presidente Fernando Capez, que disse ser amigo da comunidade, e as autoridades presentes. Cita o apreço do governador de São Paulo pela comunidade judaica. Diz ser a Fisesp um exemplo do que organizações reunidas podem alcançar, reunindo forças para lutar pelos interesses da comunidade judaica. Ressalta a importância da Fisesp. Menciona sua constante atuação defendendo os judeus das manifestações de ódio, e sua estreita relação com os políticos. Lembra a criação da Fisesp, com o objetivo de ajudar os imigrantes desesperançados. Parabeniza a Fisesp e agradece pela sua atuação nestes 70 anos.
11 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Agradece o fundador da Fisesp Leon Feffer, o primeiro presidente Moisés Kauffman e o atual presidente Bruno Laskowsky. Afirma que é a Federação Israelita quem homenageia o povo de São Paulo aceitando vir a esta Casa para esta sessão solene. Ressalta que São Paulo tem muito o que aprender com os judeus, e os valores da fé, família, tradição, diálogo e o crescer sem precisar destruir o semelhante. Relata que os mesmos constroem seus próprios caminhos com alegria e fé. Lembra passagem da Bíblia. Diz que com fé e alegria conseguimos transformar os obstáculos da vida em possibilidades. Esclarece que, o povo judeu, diante de uma das maiores tragédias da humanidade, buscou forças e fundou o Estado de Israel. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp