05/05/2017 - 18a Solene

COMEMORAÇÃO DO DIA DA COMUNIDADE CHINESA 2017
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 25/05/2017:

Resumo da Sessão
Presidência : CÉLIA LEÃO
1 -  CÉLIA LEÃO
Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene em "Homenagem à comunidade chinesa", por solicitação desta deputada, na direção dos trabalhos. Anuncia a composição da Mesa. Justifica a ausência do presidente Cauê Macris. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional da China", seguido pelo "Hino Nacional Brasileiro". Destaca a justeza desta solenidade. Avalia que esta homenagem à comunidade chinesa marcará a história deste Parlamento. Anuncia a exibição de vídeo sobre a China.
2 -  LUÍS ANTONIO PAULINO
Professor do Instituto Confúcio da Unesp, considera merecida a homenagem à comunidade chinesa, pela contribuição desta ao desenvolvimento econômico do estado de São Paulo. Discorre sobre as atividades do Instituto Confúcio, que tem por objetivo divulgar a cultura e a língua chinesas no Brasil e estreitar os laços de amizade entre os dois países.
3 -  ROBERTO SEKIYA
Subsecretário de Empreendedorismo e da Micro e Pequena Empresa do Estado de São Paulo, opina que os brasileiros têm muito a aprender com a cultura chinesa. Observa que a sociedade brasileira foi formada pela mistura de diversos povos, entre os quais os imigrantes chineses.
4 -  WALTER NYAKAS JÚNIOR
Coronel, representando o Comando Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, elenca virtudes do povo chinês. Assinala que a Polícia Militar busca a aproximação com a população e também com as lideranças estrangeiras presentes no País.
5 -  ANA PAULA FAVA
Assessora Especial para Assuntos Internacionais, representando o Governo de São Paulo, dá conhecimento de encontros do governador com representantes da China, nos quais foi destacada a abertura deste estado para o estreitamento de relações comerciais e culturais. Informa que a China tem investido em São Paulo e que novas oportunidades de parceria já são enxergadas.
6 -  GILMAR GIMENES
Deputado estadual, afirma que a aproximação entre o Brasil e a China, nos âmbitos comercial e governamental, é positiva para ambos os países. Relata a criação da Frente Parlamentar Brasil-China, na Câmara dos Deputados, e de uma frente análoga, nesta Casa. Ressalta que São Paulo abriga a maior comunidade chinesa do País. Argumenta que a parceria com a China pode ser fundamental para a expansão da malha ferroviária brasileira, assunto que considera urgente. Tece elogios à deputada Célia Leão, pela iniciativa desta solenidade.
7 -  PRESIDENTE CÉLIA LEÃO
Faz agradecimentos a todos os que contribuíram para que esta sessão fosse realizada, destacando o grande auxílio prestado pelo Sr. Mário Ye Sui Song. Presta homenagem, com a entrega de placas, a autoridades e figuras notórias da comunidade chinesa no Brasil. Diz que a vida é o maior dom, e que todos têm uma vocação e um papel a cumprir na sociedade. Pondera sobre os diferenciais da China em relação aos outros países. Argumenta que os imigrantes chineses tornam o Brasil maior.
8 -  SONG YANG
Cônsul-geral da República Popular da China em São Paulo, transmite os cumprimentos do povo chinês aos brasileiros. Elogia os deputados Célia Leão e Gilmar Gimenes, por sua proximidade com a comunidade chinesa. Expressa sua emoção por esta homenagem, a qual julga ser um gesto significativo de amizade. Enaltece o Brasil, por acolher povos tão diversos. Defende que, hoje, devem ser construídas pontes, e não muralhas, entre as nações. Comenta que o intercâmbio comercial e cultural entre brasileiros e chineses tem dado frutos positivos. Constata que os dois países precisam um do outro e devem crescer juntos. Afirma sentir-se em casa no Brasil, para o qual prevê um grande futuro.
9 -  PRESIDENTE CÉLIA LEÃO
Ressalta a grandeza da China e a importância de sua parceria com o Brasil e com outros países. Propõe que nossa sociedade aprenda com os chineses, sobretudo na área educacional. Nota a presença de muitos alunos de ascendência chinesa entre os aprovados nos cursos mais concorridos das universidades brasileiras. Garante que trabalhará junto ao deputado Gilmar Gimenes para que os laços entre o Brasil e a China sejam fortalecidos. Discorre sobre o crescimento pessoal trazido pelo contato com outros povos e culturas. Afirma que usar uma cadeira de rodas não a impediu de realizar seus sonhos. Diz que nenhuma dificuldade pode superar a vontade de viver.
10 -  SONG YANG
Cônsul-geral da República Popular da China em São Paulo, presta homenagem, com a entrega de um presente, à deputada Célia Leão.
11 -  PRESIDENTE CÉLIA LEÃO
Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp