28/04/2017 - 17a Solene

HOMENAGEM AO BRASILEIRO FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER - CELEBRANDO CHICO XAVIER E SUA OBRA
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 18/05/2017:

Resumo da Sessão
Presidência : CAUÊ MACRIS
1 -  PRESIDENTE CAUÊ MACRIS
Abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que convocara a presente sessão solene para "Homenagem ao brasileiro Francisco Cândido Xavier - celebrando Chico Xavier e sua obra". Convida os presentes a ouvirem, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".
2 -  JOSÉ HENRIQUE VALÊNCIO
Diretor da Associação Benção de Paz, representando a Sra. Angela Maria Giudice de Oliveira, presidente da Associação Benção de Paz, tece comentários acerca das manifestações realizadas no Brasil hoje. Considera que Chico Xavier lutou pela dignidade das pessoas. Acentua a importância de reuniões públicas voltadas para a disseminação do bem. Pontua a relevância da bandeira nacional. Indica que, no espiritismo, o Brasil é conhecido como pátria do evangelho. Frisa a humildade do homenageado. Assinala que, a seu ver, a juventude e as virtudes do presidente Cauê Macris representam novas esperanças para a política do País e do estado de São Paulo. Defende que as pessoas se unam em nome de objetivo maior. Deseja que a figura de Chico Xavier seja uma inspiração para as ações coletivas.
3 -  PRESIDENTE CAUÊ MACRIS
Anuncia a exibição de vídeo acerca dos trabalhos sociais da Associação Benção de Paz. Anuncia a apresentação da Banda Benção de Paz, com a execução de três músicas em homenagem a Chico Xavier.
4 -  QUITO FORMIGA
Vereador à Câmara Municipal de São Paulo, enfatiza a atuação política de jovens, a exemplo do presidente Cauê Macris e do vice-prefeito de São Paulo, Bruno Covas, para o exercício digno da atividade política. Declara seu orgulho em pertencer ao PSDB. Discorre acerca de sua experiência pessoal na Associação Benção de Paz e no centro espírita Perseverança. Tece elogios a Chico Xavier. Manifesta sua gratidão por tê-lo conhecido. Relata orientações recebidas do homenageado em relação à vivência do cristianismo na vida cotidiana. Pondera o reconhecimento da relevância de Chico Xavier por todas as religiões.
5 -  PRESIDENTE CAUÊ MACRIS
Anuncia a exibição de vídeo com imagens da vida e obra de Chico Xavier.
6 -  ESTEVÃO CAMOLESI
Vereador à Câmara Municipal de São Bernardo do Campo, representando o prefeito do município, Orlando Morando, cumprimenta os presentes. Comenta a trajetória de vida de Chico Xavier, marcada, segundo ele, pela superação, o amor, a paz, a simplicidade, a humildade e a fé. Lista informações a respeito da atuação religiosa e caritativa do homenageado. Acentua a relevância das obras psicografadas por ele. Recita trechos da poesia "Brasil", de Castro Alves. Lamenta a falta de respeito às diferenças e o pessimismo nas relações humanas. Frisa a atitude tolerante e a mensagem de esperança de Chico Xavier. Descreve vivências do homenageado em visita à penitenciária do Carandiru. Indica sua contribuição às obras de caridade por meio da venda de livros. Discorre sobre as doenças enfrentadas por Chico Xavier. Tece elogios à sua assiduidade e responsabilidade na vida profissional. Relata visita do homenageado ao estádio do Pacaembu, enfatizando o bom humor e otimismo de Chico, na ocasião. Pontua o amor que ele tinha aos cachorros. Analisa as relações entre animais e seres humanos. Narra atendimento feito pelo homenageado ao ex-presidente Fernando Collor de Mello. Assinala que o homenageado despendia a mesma atenção e carinho a todos que o procuravam. Faz relato sobre a postura de fé de uma senhora que pedira auxílio para alimentar seus filhos. Parabeniza o presidente Cauê Macris pela iniciativa desta sessão solene.
7 -  PRESIDENTE CAUÊ MACRIS
Saúda os presentes. Sinaliza a premência, a seu ver, de auxílio às pessoas carentes, em função da crise de desemprego enfrentada pelo Brasil. Descreve problemas pessoais e profissionais, devido à sua vida como homem público. Reflete acerca dos enfrentamentos humanos. Lê trecho de texto, escrito por Chico Xavier, a respeito da possibilidade de encarar as dificuldades da vida e transformá-las em oportunidades. Destaca a relevância dos exemplos dados por pessoas que doaram suas vidas em favor da superação e do fortalecimento espiritual de outras, independente da religião professada por elas. Mostra-se feliz pela possibilidade de realizar esta solenidade. Faz agradecimentos gerais. Encerra os trabalhos.
alesp