29/05/2017 - 29a Solene

CELEBRAÇÃO DO DIA ESTADUAL DE LIBERDADE RELIGIOSA
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 15/06/2017:

Resumo da Sessão
Presidência : CAUÊ MACRIS
1 -  PRESIDENTE CAUÊ MACRIS
Abre a sessão.
2 -  SAMUEL LUZ
Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa.
3 -  PRESIDENTE CAUÊ MACRIS
Informa que convocara a presente sessão solene, a pedido do deputado Campos Machado, com a finalidade de celebrar o "Dia Estadual da Liberdade Religiosa". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro", executado pela Camerata da Polícia Militar. Saúda as autoridades presentes. Tece considerações sobre a relevância da valorização da diversidade no Parlamento. Parabeniza o deputado estadual Campos Machado pela iniciativa desta solenidade.
4 -  CAMPOS MACHADO
Deputado estadual, faz elogios ao compromisso familiar de Cauê Macris. Cumprimenta os presentes. Disserta acerca de projeto de lei, de sua autoria, que defende o respeito às práticas específicas da religião adventista. Considera a importância da liberdade religiosa. Aponta que, a seu ver, todas as crenças se resumem em três conceitos em comum, quais sejam o amor, a fé e a esperança. Declara-se afrodescendente. Afirma sua fé na possibilidade de combate à discriminação. Defende o respeito mútuo entre as diversas religiões. Fala sobre aspectos morais das práticas religiosas.
5 -  PRESIDENTE CAUÊ MACRIS
Agradece a Banda Soul da Paz pela participação na recepção desta solenidade.
6 -  CLÉLIA GOMES
Deputada estadual, faz saudações. Cita projetos de lei, de sua autoria, aprovados por esta Casa, que contribuem para a defesa da liberdade religiosa. Relata ocorrência de agressão a um pai de santo e outras três pessoas, durante culto religioso. Informa as providências legais que está tomando a respeito. Lamenta a violência que decorre da intolerância religiosa. Exalta o respeito às diferenças e a disseminação da paz.
7 -  EDMAR RIBEIRO
Pastor, representando todas as linhas evangélicas, faz cumprimentos. Aponta a existência de conflitos religiosos durante toda a história da civilização. Frisa que, no Brasil, o Estado é laico desde 1880, a partir da aprovação de uma lei de autoria de Rui Barbosa. Tece considerações sobre a garantia constitucional de liberdade religiosa. Defende o respeito à dignidade humana. Descreve passagens bíblicas que, segundo ele, demonstram a legitimidade da defesa da liberdade religiosa. Deseja que as autoridades públicas continuem atuando em favor desse direito.
8 -  ALCIDES COIMBRA
Secretário-geral da Associação Brasileira de Liberdade Religiosa e Cidadania e representante, em São Paulo, da Irla - International Religious Liberty Association, faz elogios ao deputado Campos Machado pela iniciativa desta solenidade. Enumera atividades desse parlamentar, que, considera, contribuíram para a disseminação do respeito à liberdade religiosa.
9 -  NELSON SILVINO DA SILVA
Padre, representando dom José Negri, bispo da Diocese de Santo Amaro, tece elogios à iniciativa de convocação desta solenidade. Discorre acerca da importância do abraço. Saúda a Sra. Damaris Moura, presente nas galerias. Narra ocorrência em que uma criança apontara a um padre o amor como atitude que distingue os homens de Deus.
10 -  TINHO D'ODÉ
Babalorixá, representando as religiões de matriz africana, saúda os presentes. Elogia a atuação do deputado estadual Campos Machado na promoção do diálogo inter-religioso. Aponta que, a seu ver, é responsabilidade das lideranças religiosas defender a liberdade de crenças e o respeito entre todas as religiões. Considera que a mera tolerância à diferença é, a seu ver uma forma de desrespeito. Lista os diversos nomes pelos quais a divindade una é conhecida. Defende o exercício do amor. Situa a religiosidade como alicerce contra as opressões.
11 -  LUIZ SOUTO MADUREIRA
Secretário adjunto da Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania, representando o governador do Estado de São Paulo, Sr. Geraldo Alckmin, cumprimenta as autoridades presentes. Discorre sobre a liberdade de crença religiosa no Brasil. Lamenta o desrespeito a esse direito. Tece elogios às iniciativas do deputado estadual Campos Machado, de promoção do diálogo entre religiões. Declara que a administração pública estadual está aberta ao trabalho nesse setor.
12 -  ABDEL HAMID METWALLY
Xeique da religião do Islã, faz votos de liberdade religiosa, paz e amor.
13 -  PRESIDENTE CAUÊ MACRIS
Anuncia a realização de homenagem a lideranças religiosas.
14 -  SAMUEL LUZ
Mestre de cerimônias, convida os deputados estaduais Campos Machado, Clélia Gomes e Cauê Macris para entregar medalhas aos homenageados, cujas trajetórias religiosas enumera.
15 -  FRANCISCO DE OXUM
Babalorixá, discorre sobre sua trajetória de defesa à liberdade de crença. Tece esclarecimentos acerca de religiões de origem africana. Faz agradecimentos, em nome de todos os homenageados, ao deputado Campos Machado, pela iniciativa de realização desta solenidade. Defende o respeito às diversas práticas religiosas. Faz apelo aos representantes religiosos para que não façam cultos em horários inapropriados. Louva orixá em favor dos filhos do deputado estadual Cauê Macris.
16 -  SAMUEL LUZ
Mestre de cerimônias, destaca que a Associação Brasileira de Liberdade Religiosa e Cidadania defende a liberdade religiosa, e não cultos religiosos específicos. Anuncia homenagens: ao deputado estadual Campos Machado, com entrega, por Fabio Nascimento, de título honorífico de Atalaia da Liberdade Religiosa; e aos membros da Mesa, por Celso Silvino, de comendas do Dia da Liberdade Religiosa.
17 -  CAMPOS MACHADO
Deputado estadual, faz agradecimentos pela homenagem recebida. Enfatiza a necessidade de união e tolerância para a conquista da paz. Enaltece a beleza desta solenidade e sua importância na luta pela liberdade religiosa.
18 -  PRESIDENTE CAUÊ MACRIS
Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp