12/06/2017 - 31a Solene

COMEMORAÇÃO DO DIA DOS CONSELHOS COMUNITÁRIOS DE SEGURANÇA E O DIA DO VIZINHO.
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 29/06/2017:

Resumo da Sessão
Presidência : CORONEL CAMILO
1 -  CORONEL CAMILO
Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, por solicitação deste deputado, na direção dos trabalhos, para comemorar o "O Dia dos Conselhos Comunitários de Segurança e o Dia do Vizinho". Anuncia a composição da Mesa; e outras autoridades presentes. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro", executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, a quem agradece. Anuncia a exibição de um vídeo institucional dos Consegs. Parabeniza o coronel José Roberto pela ação na Cracolândia. Afirma que este evento tem como um dos objetivos agradecer os Consegs pelo serviço prestado à sociedade e o reconhecimento pelo grande trabalho desenvolvido no estado de São Paulo. Diz acreditar que a integração entre o Poder Público e sociedade é a melhor forma de se resolver qualquer problema. Informa que os Consegs completam 32 anos de existência. Ressalta que 90% da demanda dos Consegs não são relacionados à segurança. Congratula os mesmos pelo trabalho desenvolvido. Coloca o seu gabinete à disposição de todos os presentes. Destaca a importância da vizinhança e do aumento da solidariedade entre as pessoas. Considera as cidades do interior mais seguras pois as pessoas se cuidam e é alto o sentimento de pertencimento. Cita a lei, criada nesta Casa em 2009, para celebrar o Dia do Vizinho. Diz ser defensor da vizinhança solidária para que tenhamos uma melhor qualidade de vida. Presta homenagem, com entrega de certificado, ao Sr. Mauro Borges Malta, pela dedicação e altruísmo demonstrados na elaboração e implementação da campanha "Vizinho Legal", no ano de 2002, sendo um dos pioneiros a se preocupar com este importante tema.
2 -  MAURO BORGES MALTA
Homenageado, implementou a campanha "Vizinho Legal", diz ser um prazer representar os Consegs nesta homenagem. Cita duas campanhas em andamento no Conseg da Vila Matilde: "Droga mata" e "Vizinho legal". Saúda as autoridades presentes. Pede aos companheiros dos Consegs uma salva de palmas para a homenagem prestada pelo deputado Coronel Camilo. Discorre sobre o lançamento da campanha "Vizinho legal", em 2002, que teve a cobertura da Rede Globo, tanto no "Bom Dia São Paulo", como no "Jornal Hoje". Lê trecho de reportagem a respeito desta campanha. Destaca a necessidade do combate da violência dentro de cada um de nós. Agradece a oportunidade de participar desta solenidade.
3 -  PRESIDENTE CORONEL CAMILO
Considera este um exemplo de um grande trabalho. Diz ter conhecido o Mauro Borges Malta por causa do trabalho com drogas. Ressalta que uma das formas de combater os problemas é nos unindo e agindo. Destaca que é apenas uma questão de atitude.
4 -  FABIO LUIS PELEGRINI
Coronel e comandante do policiamento de área 11 - Zona Leste, afirma que há algum tempo, a Polícia Militar fazia o policiamento das cidades sem consultar a população. Ressalta que hoje o Conseg é o elo de ligação entre a comunidade e a PM, formado por pessoas que trabalham voluntariamente. Diz que esta comemoração hoje é para agradecer o trabalho destes voluntários. Relata que há um ano, frequentava uma vez por mês às reuniões do Conseg, para melhorar o serviço da PM, que também tem as suas limitações. Destaca a importância do Dia do Vizinho. Menciona que se casou com sua vizinha.
5 -  PRESIDENTE CORONEL CAMILO
Presta homenagem, com entrega de certificado, ao coordenador estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança, desde 2011, pelo excelente trabalho prestado em prol da sociedade paulista, o Sr. Evaldo Roberto Coratto.
6 -  EVALDO ROBERTO CORATTO
Coordenador estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança, afirma que a coordenadoria não seria nada se não fossem os trabalhadores voluntários. Oferece a homenagem recebida a todos os Consegs. Agradece o deputado Coronel Camilo. Informa seu desejo de ampliar os Consegs para 800 unidades em todo o estado de São Paulo. Destaca o trabalho desenvolvido pelo deputado Coronel Camilo, que ocupava o cargo de comandante-geral da PM quando ele chegou à coordenadoria dos Consegs. Cumprimenta o coronel Fabio Pelegrini, pela promoção no último final de semana. Considera José Roberto Rodrigues de Oliveira um dos melhores secretários da Casa Militar, sempre disposto a ajudar na resolução de diversas questões. Menciona o maior investimento e atenção para a Casa Militar e para a questão da Defesa Civil durante a sua gestão. Diz ser o mesmo sempre preocupado e presente nas maiores ações. Parabeniza o seu trabalho. Discorre sobre a questão da Cracolândia e da internação dos viciados. Agradece a todos pela presença. Destaca a importância do vizinho. Diz que precisamos cultuar a relação com os vizinhos, para o bem de toda a sociedade. Cita a preparação de um novo site dos Consegs.
7 -  PRESIDENTE CORONEL CAMILO
Sugere que neste site seja colocado um link de boas práticas para a troca de informações entre os Consegs. Pede que divulguem as boas atividades da polícia. Discorre sobre entrevista da CBN, na qual o entrevistado criticou a ação na Cracolândia no último final de semana. Parabeniza o prefeito de São Paulo, o secretário de Segurança Pública Mágino Alves e todos na hierarquia responsáveis pela ação. Ressalta que ações precisam ser feitas. Considera este um problema de toda a sociedade. Congratula o secretário José Roberto pela ação.
8 -  JOSÉ ROBERTO RODRIGUES DE OLIVEIRA
Coronel e secretário municipal de Segurança Urbana, cumprimenta as autoridades presentes. Diz ser essencial a participação do Conseg e da sociedade civil na Segurança Pública. Lembra o plano de Governo, apresentado pelo então candidato João Doria, que dizia que o município era importante na prevenção criminal. Diz que prefeito tem que juntar forças com o Estado e o País para o combate da violência. Destaca a importância do Conseg no município. Discorre sobre a ação na Cracolândia neste final de semana. Relata estar consciente de que a guarda trabalhou dentro da lei. Menciona a presença, hoje, ao redor da praça Princesa Isabel de 200 profissionais de Segurança Pública, para evitar que entre a droga na mesma e para auxiliar as pessoas que queiram procurar tratamento. Discorre sobre a presença de um milhão de câmeras, instaladas em diversos locais da cidade, e o novo projeto da prefeitura, a "City Câmeras", que concentrará todas as imagens liberadas pelos usuários destas câmeras, com o objetivo de criar dificuldade para a prática de crimes na cidade de São Paulo, com o monitoramento destas imagens. Cumprimenta o deputado Coronel Camilo pela iniciativa desta sessão. Considera o deputado uma inspiração para muitos coronéis, deixando um legado difícil de superar. Diz ser ele um exemplo de pessoa e de comandante.
9 -  PRESIDENTE CORONEL CAMILO
Parabeniza o secretário pelas palavras e agradece os elogios. Ressalta que o bom trabalho foi realizado por possuir uma boa equipe durante sua gestão como comandante-geral. Destaca a importância da participação dos Consegs. Diz que a prevenção do crime e o trabalho com inteligência são os mais importantes. Afirma que a matéria prima do sistema de inteligência é a informação, que consegue pegar a infração da lei antes do crime ser cometido. Parabeniza os Consegs pelo grande trabalho desenvolvido. Coloca seu gabinete à disposição. Pede que as pessoas multipliquem as boas ações para que possamos ter mais qualidade de vida. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp