22/05/2017 - 69ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 24/05/2017:

Resumo da Sessão
Presidência : JOOJI HATO / MARCO VINHOLI
Secretaria : CORONEL TELHADA

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  JOOJI HATO
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  CORONEL TELHADA
Para comunicação, informa que deve participar de evento em Jundiaí, nesta data. Afirma que a situação é delicada, na região da cracolândia. Defende a internação compulsória dos usuários de droga. Clama por alterações na lei penal.
3 -  PRESIDENTE JOOJI HATO
Endossa o pronunciamento do deputado Coronel Telhada. Cancela sessão solene, antes agendada para o dia 05/06, para "Homenagear aos 65 Anos da Fespesp - Federação das Entidades dos Servidores Públicos do Estado de São Paulo", por solicitação do deputado Carlos Giannazi.
4 -  CARLOS GIANNAZI
Critica o Governo Michel Temer. Lembra a citação de oito ministros, em delações premiadas. Afirma que a permanência do presidente da República, no cargo, é inviável. Defende a realização de eleições diretas para novo mandato presidencial. Discorre acerca da relação, a seu ver, entre o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e o mercado financeiro. Acrescenta que o povo não deve aceitar os planos das elites econômicas. Defende mobilizações populares contra as reformas trabalhista e da Previdência, além da revogação imediata da PEC 55, da lei da terceirização e da indicação do ministro Alexandre de Moraes ao Supremo Tribunal Federal.
5 -  LECI BRANDÃO
Exibe e comenta matéria do jornal "Folha de S.Paulo, a respeito de ação policial na cracolândia. Lista intenções do programa "Redenção", mas clama pela participação de sociólogos, de psicólogos e de médicos na questão. Critica a ação da Polícia Militar, ao expulsar pessoas do local. Afirma que os traficantes e usuários de drogas ilícitas migram para outros locais da cidade. Parabeniza a OAB - Ordem dos Advogados do Brasil, pelo pedido de impeachment do presidente Michel Temer. Corrobora o pronunciamento do deputado Carlos Giannazi. Defenda a aprovação de PEC que possibilite a convocação de eleição direta para novo mandato presidencial.
6 -  MARCO VINHOLI
Considera importante a ação conjunta realizada na cracolândia. Responsabiliza todos os poderes, inclusive a imprensa, pela crise vivenciada pelo País. Informa dados a respeito do faturamento da JBS, em 2014. Considera absurda a permanência do empresário Joesley Batista em Nova Iorque. Exibe vídeo de pronunciamento de Leonel Brizola, sobre a força do povo brasileiro.
7 -  CORONEL CAMILO
Defende a serenidade e o fortalecimento de boas ações, a favor da ordem pública. Parabeniza autoridades envolvidas em ação realizada na cracolância. Aduz que a medida deve ser continuada, a favor do resgate de pessoas. Defende o incentivo à prática de bons costumes e da honestidade. Lembra que homenageara o "Proerd" - Programa Educacional de Resistência às Drogas, a beneficiar cerca de nove milhões de jovens; o programa "Escola da Familia", a envolver aproximadamente 3.200 escolas, tendente a promover o engajamento entre pais, comunidade e alunos; e os escoteiros. Exibe fotos dos eventos. Critica o mau uso do dinheiro público. Clama pelo cumprimento das leis, em prol do País, em detrimento de interesses pessoais. Afirma que na seara militar denomina-se disciplina consciente a prática da ética e da correção. Acrescenta que a ocupação das ruas, em manifestações populares, deve ser ordeira e pacífica. Comenta o trabalho da Frente Parlamentar da Família, Cidadania e Cultura, a favor da defesa de valores.
8 -  MARCO VINHOLI
Assume a Presidência.
9 -  JOOJI HATO
Afirma-se perplexo e constrangido com notícias de corrupção, no País. Comenta o desemprego e o fechamento de postos de trabalho, a violência, e a crise no atendimento médico-hospitalar. Tece considerações a respeito do soerguimento do Japão após a Segunda Guerra Mundial. Clama por união em benefício do Brasil. Comenta matéria jornalística apresentada pelo programa Fantástico, acerca da corrupção a envolver a empresa JBS e autoridades. Lista áreas sociais que poderiam ser destinatárias do montante desviado. Manifesta-se a favor de intervenções na cracolândia. Defende a internação de usuários de crack. Critica a não punição de empresário da JBS, residente no exterior.
10 -  ORLANDO BOLÇONE
Associa-se aos pronunciamentos anteriores, a respeito da crise vivenciada pelo País. Comenta intervenção na cracolândia, na rua Helvetia, no centro da Capital. Discorre a respeito do trabalho executado pela Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas. Defende o tratamento complementar a dependentes químicos. Comenta o programa "Recomeço", um conjunto de ações integradas em benefício de usuários de entorpecentes. Ressalta a importância de levar a cabo a revitalização da referida área. Manifesta-se a favor do aperfeiçoamento e da continuidade das ações em torno do tema. Cita fala de Dom Élder Câmara sobre persistência.
11 -  CARLOS GIANNAZI
Critica pronunciamento que, a seu ver, de modo subliminar, defendera a permanência do presidente Michel Temer na Presidência da República. Acrescenta que a situação política da autoridade é insustentável. Comenta o abandono de partidos e da Rede Globo. Manifesta-se a favor de eleições diretas para a Presidência da República. Clama pela revogação imediata da PEC 287 e da PEC 55. Aduz que greves e pesquisas de opinião pública revelam o descontentamento da população. Apoia mobilizações populares nas ruas.
12 -  CARLOS GIANNAZI
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
13 -  PRESIDENTE MARCO VINHOLI
Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária do dia 23/05, à hora regimental, com Ordem do Dia. Levanta a sessão.
alesp