07/08/2017 - 38a Solene

COMEMORAÇÃO DOS 10 ANOS DA UNIÃO GERAL DOS TRABALHADORES - UGT
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 01/09/2017:

Resumo da Sessão
Presidência : DAVI ZAIA
1 -  DAVI ZAIA
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  ROGÉRIO BALA
Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa.
3 -  PRESIDENTE DAVI ZAIA
Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido deste deputado, na direção dos trabalhos, para "Comemoração dos 10 anos de fundação da União Geral dos Trabalhadores. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro", reproduzido pelo Serviço de Audiofonia desta Casa.
4 -  GILBERTO KASSAB
Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, saúda as autoridades presentes e os militantes de direitos dos trabalhadores. Considera a relevância da atuação dos sindicatos. Tece elogios à União Geral dos Trabalhadores.
5 -  RAMALHO DA CONSTRUÇÃO
Deputado estadual, cumprimenta os presentes. Aponta formas de atenuar a crise de desemprego no Brasil. Acentua a importância do setor de construção civil para a economia do País. Frisa o papel das centrais sindicais na preservação dos direitos dos trabalhadores. Defende a união dos diversos sindicatos.
6 -  JOSÉ ROBERTO SANTIAGO GOMES
Vice-presidente da União Geral dos Trabalhadores, faz saudações. Frisa a representatividade da UGT. Tece críticas à retirada da contribuição obrigatória aos sindicatos, pelo governo federal. Considera a relevância das centrais sindicais na geração de empregos e na renovação política do Brasil.
7 -  ROBERTO DE LUCENA
Deputado federal, faz cumprimentos. Considera que a União Geral dos Trabalhadores representa, a seu ver, uma alternativa ao modo velho de fazer política. Informa que votara contra projetos de lei, do governo federal, relacionados com terceirização de mão-de-obra e reforma trabalhista.
8 -  JOSÉ AMÉRICO
Deputado estadual, saúda as autoridades presentes. Comenta a organização, nos últimos anos, dos sindicatos brasileiros. Critica alterações recentes nos direitos dos trabalhadores no País. Considera o histórico da arrecadação da Previdência Social. Aponta a importância de escuta às centrais sindicais para realização de reformas trabalhistas.
9 -  ROGÉRIO BALA
Mestre de cerimônias, pontua a relevância da UGT na atualidade nacional. Anuncia exibição de vídeo sobre a história dessa instituição. Anuncia apresentação da Orquestra do Grupo Pão de Açúcar, sob regência do maestro Daniel Misiuki. Anuncia homenagem, com entrega de placas de agradecimento, pelo Sr. Ricardo Patah, aos convidados que enumera.
10 -  ENILSON SIMÕES DE MOURA
Sindicalista, faz agradecimentos a colaboradores da União Geral dos Trabalhadores. Defende a unidade dos sindicatos. Lamenta a crise institucional enfrentada pelo Brasil na atualidade. Acentua a necessidade de recuperar a credibilidade das centrais sindicais junto à população. Pontua o papel da UGT nesse contexto. Reprova atos de violência encabeçados por lideranças sindicais.
11 -  ANTONIO CARLOS DOS REIS
Sindicalista, saúda as autoridades presentes. Relembra atividades de fundação da União Geral dos Trabalhadores. Comenta objetivos e realizações históricas da instituição. Frisa a dificuldade de atuação dos líderes sindicais no Brasil. Destaca a diversidade do País. Defende a necessidade de renovação dos sindicatos brasileiros, bem como sua unificação.
12 -  ROGÉRIO BALA
Mestre de cerimônias, anuncia apresentação musical de Rodrigo Monforte.
13 -  RICARDO PATAH
Presidente da União Geral dos Trabalhadores - UGT, cumprimenta os presentes. Relata ideário e atividades da UGT, salientando a busca por inclusão social e valorização da diversidade. Ressalta a abrangência da instituição. Defende a renovação e ampliação do movimento sindical para enfrentar os desafios atuais, com protagonismo da UGT. Reprova críticas da mídia e de universidades a sindicatos. Aponta enfrentamentos históricos das centrais sindicais. Declara-se favorável à reforma política no Brasil. Acentua a necessidade, a seu ver, de revisar altos salários de funcionários públicos. Combate a corrupção. Faz defesa da igualdade social.
14 -  PRESIDENTE DAVI ZAIA
Tece elogios à organização e posicionamento da União Geral dos Trabalhadores. Desaprova a abordagem midiática acerca de sindicatos e políticos. Lembra lutas das centrais sindicais durante a ditadura militar, as quais promoveram, segundo ele, unidade entre diversas bandeiras e lideranças políticas. Reprova desigualdades salariais existentes no Brasil. Ressalta a importância das campanhas salariais. Deseja a prosperidade da UGT e seu protagonismo nas reivindicações pela melhoria das condições de trabalho no País. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp