01/08/2017 - 100ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 09/08/2017:

Resumo da Sessão
Presidência : CAUÊ MACRIS / CORONEL TELHADA / DOUTOR ULYSSES
Secretaria : CORONEL TELHADA

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  PRESIDENTE CAUÊ MACRIS
Abre a sessão. Cancela sessões solenes, antes convocadas para 11/8, às 10 horas, para "Homenagear o Interact Clube Rotariano", a pedido do deputado Marco Vinholi; e para 18/8, às 20 horas, para "Celebrar o 40º Aniversário da Igreja Universal do Reino de Deus", por solicitação do deputado Milton Vieira. Convoca uma sessão solene a ser realizada no dia 1º/9, às 10 horas, em "Homenagem ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência", por requerimento do deputado Marco Vinholi.
2 -  RAMALHO DA CONSTRUÇÃO
Agradece a recepção recebida em diversos municípios do interior do Estado. Enfatiza atividades parlamentares desenvolvidas em Cruzeiro e em Moreira Franco. Destaca a inauguração de uma delegacia, em Moreira Franco, com equipamentos de última geração. Lamenta o número de desempregados, na ordem de 14 milhões de brasileiros. Tece críticas à reforma trabalhista, aprovada recentemente pela gestão Temer.
3 -  CORONEL TELHADA
Assume a Presidência.
4 -  ORLANDO BOLÇONE
Cumprimenta seus pares. Dá as boas-vindas ao deputado Vitor Sapienza, que retorna a esta Casa. Discursa sobre seminário ocorrido em Catanduva, para debater alternativas para o desenvolvimento.
5 -  WELSON GASPARINI
Discorre sobre demandas recebidas de representante da Educação, entre elas, a publicação do edital de concurso para diretor de escola, prometido há um ano, a reposição de materiais diversos, além de reajuste salarial para a categoria. Faz coro ao discurso dos deputados Coronel Telhada e Coronel Camilo, pela valorização de servidores da Segurança.
6 -  LECI BRANDÃO
Saúda visitantes, presentes nas galerias. Faz agradecimentos ao deputado Vitor Sapienza. Comenta lei que instituiu no calendário oficial do estado de São Paulo o Dia Estadual da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorado em 25/7. Ressalta que a data visa resgatar a memória e marcar a resistência das mulheres negras.
7 -  MILTON VIEIRA
Comenta agenda durante o recesso parlamentar. Destaca visita à instituição de São José dos Campos, que atua no cuidado de crianças com câncer. Cita emendas destinadas a algumas entidades, oriundas de liberação de recursos por parte do governo estadual, a quem agradece. Cumprimenta o deputado Vitor Sapienza.
8 -  CARLOS GIANNAZI
Declara-se contrário às reformas já aprovadas pelo governo federal. Apela aos deputados federais para que votem favoravelmente à abertura de investigação contra o presidente Michel Temer. Cita tese de doutorado que trata de blindagem ao governador Geraldo Alckmin.
9 -  LUIZ CARLOS GONDIM
Tece elogios ao deputado Vitor Sapienza. Ressalta atuação do parlamentar junto às populações de regiões mais distantes do Estado. Comenta participação em reunião, ontem, para discutir formas de tratamento do lixo. Lamenta a paralisia do Brasil na busca por soluções para a questão.
10 -  PRESIDENTE CORONEL TELHADA
Comenta e lamenta a morte do deputado Celso Giglio, ocorrida durante o recesso parlamentar, a quem presta homenagem, pedindo que todos, em pé, ficassem um minuto em silêncio.
11 -  VITOR SAPIENZA
Discorre sobre acontecimentos no País, durante o período de três anos em que ficou afastado desta Casa. Tece críticas a alguns deputados, pela forma como tratam reitores de universidades.
12 -  DOUTOR ULYSSES
Assume a Presidência.

GRANDE EXPEDIENTE
13 -  CORONEL TELHADA
Dá boas vindas ao deputado Vitor Sapienza. Menciona o falecimento do deputado Celso Giglio durante o recesso. Afirma que continuará lutando pela aprovação da PEC nº 05. Informa que no mês de julho muitos policiais militares foram mortos. Ressalta que a insegurança continua dominando o País. Cita a falta de reajuste dos funcionários públicos por quatro anos. Pede com urgência um aumento salarial e a valorização da polícia. Exibe fotos e descreve a situação em que dois policiais militares foram mortos no último mês. Destaca a falta de apoio dos governos estadual e federal. Comemora o nascimento do seu segundo neto, João Paulo. Exibe vídeo com a reportagem de atentado que sofreu em 31 de julho de 2010, ocorrido quando era comandante da Rota.
14 -  ANTONIO SALIM CURIATI
Para comunicação, registra que completou 11 mandatos nesta Casa. Diz ter recebido com alegria o mandato dos policiais militares Coronel Telhada e Coronel Camilo. Cumprimenta ambos os deputados pelo trabalho desenvolvido no Poder Legislativo.
15 -  CORONEL TELHADA
Solicita a suspensão da sessão até as 16 horas e 30 minutos, por acordo de lideranças.
16 -  PRESIDENTE DOUTOR ULYSSES
Defere o pedido e suspende a sessão às 15h47min.
17 -  PRESIDENTE CAUÊ MACRIS
Assume a Presidência e reabre a sessão às 16h31min.
18 -  ALENCAR SANTANA BRAGA
Pelo art. 82, apoia o pleito dos agentes fiscais de renda, presentes nas galerias, que reivindicam a aprovação da PEC 5/16. Diz que a fome e a miséria têm voltado a afligir o Brasil, problemas que, a seu ver, haviam sido mitigados pelo Governo Lula. Tece críticas ao governo de Michel Temer, o qual responsabiliza pela crise social, política e econômica.
19 -  CARLOS GIANNAZI
Pelo art. 82, ressalta que a bancada do PSOL deverá obstruir a votação, amanhã, no Congresso Nacional, que deliberará sobre as denúncias apresentadas contra o presidente Michel Temer. Adverte que os deputados que votarem a favor do governo federal estarão traindo a população. Acusa o prefeito de Taboão da Serra de perseguir servidores da Educação, por conta de greve que demandava o pagamento de salários atrasados.

ORDEM DO DIA
20 -  PRESIDENTE CAUÊ MACRIS
Encerra a discussão, coloca em votação e declara aprovado requerimento de urgência ao PL 804/16. Convoca reunião extraordinária da Comissão de Infraestrutura, a ser realizada às 16 horas e 50 minutos de hoje.
21 -  CEZINHA DE MADUREIRA
Solicita a suspensão dos trabalhos por 15 minutos, por acordo de lideranças.
22 -  PRESIDENTE CAUÊ MACRIS
Defere o pedido. Convoca uma sessão extraordinária, a ter início dez minutos após o término da presente sessão. Suspende os trabalhos às 16h48min, reabrindo-os às 17h08min. Convoca reunião extraordinária da Comissão de Infraestrutura, a ser realizada às 17 horas e 10 minutos de hoje.
23 -  GILENO GOMES
Solicita a suspensão dos trabalhos por dez minutos, por acordo de lideranças.
24 -  PRESIDENTE CAUÊ MACRIS
Defere o pedido e suspende a sessão às 17h09min, reabrindo-a às 17h19min.
25 -  CARLOS CEZAR
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
26 -  PRESIDENTE CAUÊ MACRIS
Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 02/08, à hora regimental, com Ordem do Dia. Lembra a realização da sessão extraordinária, prevista para as 19 horas de hoje. Levanta a sessão.
alesp