10/08/2017 - 107ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 16/08/2017:

Resumo da Sessão
Presidência : DOUTOR ULYSSES
Secretaria : CORONEL TELHADA

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  DOUTOR ULYSSES
Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia a visita de alunos do Colégio Sapiens, de São Carlos, acompanhados de seu professor; e dos vereadores Homero Aparecido de Morais e Carlos Santana, de Nazaré Paulista.
2 -  WELSON GASPARINI
Descreve palestra que fez acerca das consequências da desagregação das famílias. Lamenta que, a seu ver, não seja dada, nas discussões públicas, a ênfase necessária à crise moral que o País atravessa. Sustenta a importância de ensinar aos jovens valores éticos que se sobreponham à mera busca do sucesso econômico.
3 -  PRESIDENTE DOUTOR ULYSSES
Cancela a sessão solene anteriormente convocada para o 28/08, às 20 horas, em "Homenagem às organizadoras da 1ª Virada Feminina", por solicitação do deputado João Caramez.
4 -  LECI BRANDÃO
Dá conhecimento de manifestação para cobrar da Prefeitura de São Paulo a manutenção de políticas públicas destinadas às mulheres. Cita fatos que, a seu ver, demonstram o descaso da atual gestão com o tema. Parabeniza a nova direção da União Brasileira de Mulheres.
5 -  PRESIDENTE DOUTOR ULYSSES
Cancela a sessão solene que se realizaria às 20 horas de 11/09, em "Comemoração dos 100 anos da cidade de Presidente Prudente", por solicitação do deputado Ed Thomas.
6 -  CARLOS GIANNAZI
Combate a redução, por parte do prefeito João Doria, das horas do passe livre estudantil. Menciona ocupação da Câmara Municipal de São Paulo, em protesto ao fato. Opõe-se a veto do presidente Michel Temer a artigo da Lei de Diretrizes Orçamentárias, que estabelecia prioridades para a Educação. Tece críticas ao governo federal.
7 -  PRESIDENTE DOUTOR ULYSSES
Convoca uma sessão solene, a realizar-se às 20 horas de 22/09, em "Comemoração do Dia da Liderança Jovem", a pedido do deputado Fernando Capez.
8 -  CORONEL TELHADA
Relata visita que fez à Escola Superior de Bombeiros, em Franco da Rocha, onde recebeu homenagem. Defende o prefeito João Doria das críticas feitas a ele por outros deputados. Argumenta que aqueles que hoje se opõem ao presidente Michel Temer eram seus parceiros políticos até recentemente.
9 -  LUIZ CARLOS GONDIM
Exibe imagens de estações da CPTM em Mogi das Cruzes, ressaltando os problemas de segurança ali presentes. Mostra-se insatisfeito com a transferência de verbas originalmente destinadas à reforma das estações para o custeio de obras na Rodovia dos Tamoios. Acusa o governo estadual de agir precipitadamente no caso.
10 -  CORONEL CAMILO
Afirma que o Brasil está sofrendo uma crise de valores morais. Sugere a criação de um espaço, dentro das salas de aula, onde sejam ensinados cidadania e valores éticos. Comenta a experiência, que considera bem-sucedida, de escolas geridas pela Polícia Militar, no interior de São Paulo e também em outros estados.
11 -  MARCO VINHOLI
Agradece à diretoria do São Paulo Futebol Clube por seu apoio à criação do Hospital do Câncer de Catanduva. Parabeniza as cidades de Taquaritinga e Elisiário, por seu aniversário. Relata viagem que fez à China, para participar de eventos relacionados aos Brics. Defende demandas das Apaes e das Santas Casas. Apoia a suspensão da Venezuela no Mercosul.
12 -  CELSO NASCIMENTO
Lê discurso, originalmente proferido pelo vereador José Roberto Martins Segalla, por ocasião do aniversário de Bauru, no dia 1º de agosto, em que destaca a criação de unidade da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo na cidade. Faz agradecimento aos que apoiaram a instalação, ali, de colégio militar.

GRANDE EXPEDIENTE
13 -  JOÃO PAULO RILLO
Lembra que estivera em Cuba em 1997, quando conhecera o socialismo cubano. Relata conversas com motorista de táxi, e com coordenadora de atividades comunitárias e culturais, em Havana, ambos ex-combatentes na Revolução Cubana. Assevera que foram mantidos nas funções por merecimento, reconhecido pelo governo do país, por sentirem-se felizes. Lê e comenta carta publicada pela ex-deputada Bia Pardi, com o título "Volta PT".
14 -  CARLOS GIANNAZI
Para comunicação, faz coro ao pronunciamento do deputado João Paulo Rillo. Narra breve trajetória política de Bia Pardi.
15 -  CARLOS GIANNAZI
Pelo art. 82, manifesta apoio à greve dos trabalhadores do porto de São Sebastião, por melhorias salariais e contra a privatização no setor. Critica a conduta da Companhia das Docas, pelo rompimento de acordo, o que impedira o transporte de gado, alojado em caminhões.
16 -  CARLOS GIANNAZI
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
17 -  PRESIDENTE DOUTOR ULYSSES
Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 11/08, à hora regimental, sem Ordem do Dia. Levanta a sessão.
alesp