16/10/2017 - 64a Solene

HOMENAGEM À AERONÁUTICA BRASILEIRA E AO SEU PATRONO, MARECHAL-DO-AR ALBERTO SANTOS DUMONT E COMEMORAÇÃO DO DIA DO AVIADOR
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 28/10/2017:

Resumo da Sessão
Presidência : FERNANDO CAPEZ
1 -  FERNANDO CAPEZ
Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia a composição da Mesa. Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido deste deputado, na direção dos trabalhos, com a finalidade de prestar "Homenagem à Aeronáutica Brasileira e ao seu patrono, marechal do ar Alberto Santos Dumont, e comemorar o Dia do Aviador". Convida os presentes a ouvirem, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro" e o "Hino dos Aviadores", executados pela Banda de Música da Ala 13, sob a regência do tenente músico Josemir Pereira do Vale.
2 -  CORONEL TELHADA
Deputado estadual, saúda as autoridades presentes. Tece elogios à atuação da Aeronáutica. Lamenta a desvalorização do trabalho das Forças Armadas no Brasil. Afirma seu compromisso com as forças de segurança. Louva o movimento conservador que tem crescido no País. Faz considerações sobre a imprescindibilidade, a seu ver, da disciplina e da hierarquia. Posiciona-se contra greves de policiais. Incentiva os militares e lideranças da FAB a prosseguirem em suas lutas.
3 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Lê texto acerca do histórico da Força Aérea Brasileira. Anuncia a exibição de vídeo institucional da Aeronáutica.
4 -  JOÃO BATISTA DE OLIVEIRA
Presidente do Conselho Curador da Fundação Santos Dumont, lembra a importância das atividades da Escola de Especialistas da Aeronáutica e da Escola Preparatória de Cadetes do Ar.
5 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Anuncia homenagem desta Casa à Força Aérea Brasileira, com entrega de placa, cujas inscrições lê, ao Sr. tenente-brigadeiro do ar Paulo João Cury.
6 -  PAULO JOÃO CURY
Comandante-geral de apoio da Aeronáutica no estado de São Paulo, relata alterações estruturais em andamento na FAB. Destaca a relevância de Santos Dumont. Faz considerações sobre os feitos do aviador patrono da Aeronáutica. Informa que a instituição é responsável, hoje, pelo controle do tráfego aéreo, com reconhecimento internacional pela qualidade de sua atuação. Acentua a presença da Força Aérea Brasileira em locais de difícil acesso do País, onde, adita, realiza diversas atividades humanitárias.
7 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Frisa a importância, a seu ver decisiva, da atuação da FAB no quadro das forças militares do País. Compara investimentos públicos feitos nessa instituição pelo Brasil e por outras nações. Destaca valores humanos da Aeronáutica. Mostra seu desejo de que ela seja ampliada e valorizada pela sociedade civil. Pontua as contribuições potenciais da educação militar para o Brasil. Discorre sobre pensamento de Winston Churchill acerca do enfrentamento de obstáculos. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp