30/10/2017 - 71a Solene

COMEMORAÇÃO DOS 500 ANOS DA REFORMA PROTESTANTE
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 23/11/2017:

Resumo da Sessão
Presidência : CARLOS BEZERRA JR.
1 -  CARLOS BEZERRA JR.
Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia a composição da Mesa; e demais autoridades presentes. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido deste deputado, na direção dos trabalhos, para "Comemorar os 500 anos da Reforma Protestante". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro", executado pela Seção da Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
2 -  LUIS VIRGÍLIO
Faz leitura bíblica de Ação de Graças.
3 -  PATRÍCIA BEZERRA
Vereadora por São Paulo, cumprimenta as autoridades presentes. Faz questionamento sobre os próximos 500 anos. Ressalta a conquista trazida, naquela época, para todas as mulheres através da palavra libertária de Lutero. Destaca que era uma mensagem da salvação pela fé e graça, em uma época na qual a maioria das mulheres vivia em confinamento, em conventos. Lembra Catarina Von Bora, uma destas mulheres, inteligente, estudiosa, que em contato com esta mensagem teve uma atitude subversiva. Afirma que a mesma fugiu do convento com outras companheiras e acabou casando-se com Lutero. Relata que as mulheres deram voz ao movimento reformista, com a implantação de novas igrejas e a construção de escolas, uma nova forma de concepção da vida. Pede que nos próximos 500 anos sejamos reformistas e possamos trazer os questionamentos do momento da Reforma, devolvendo à mulher o espaço que lhe é devido.
4 -  PRESIDENTE CARLOS BEZERRA JR.
Anuncia a apresentação do Coral da Igreja Batista em Perdizes, com a regência de Edenir Carrasco, de "Castelo Forte", de Martinho Lutero.
5 -  SÉRGIO RENATO FLOR
Pastor conselheiro da IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil, cumprimenta as autoridades presentes. Diz estar orgulhoso em representar sua igreja. Saúda todos os presentes, em nome do presidente nacional. Cita frase de Lutero. Ressalta a força e a motivação de Lutero em seus feitos, assim como sua esposa Catarina. Menciona a pregação de teses como a salvação das pessoas. Destaca a aproximação da Palavra de Deus, descobrindo um Deus justo e que perdoa. Cita nova frase de Lutero. Lembra o trabalho de tradução da Bíblia, hoje publicada em três mil línguas, permitindo a leitura da mesma pela maioria das pessoas. Afirma que a base para a Reforma Luterana é a Palavra de Deus. Agradece por este momento.
6 -  PRESIDENTE CARLOS BEZERRA JR.
Anuncia a apresentação do Coral da Igreja Batista em Perdizes, com "Andai com Deus", de R. Rodgers e O. Hammerstein.
7 -  LOURENÇO STÉLIO REGA
Faz intercessão a Deus pela Nação brasileira, com um agradecimento pela reforma ocorrida há 500 anos e um pedido para que ocorra uma grande reforma em nosso País.
8 -  LEONILDO SILVEIRA CAMPOS
Reverendo, responsável pelo Programa de Pós Graduação do Mackenzie, dá uma visão histórica da Reforma Protestante. Lembra as festividades em todo o mundo quando, em 1983, completou-se 500 anos do nascimento de Lutero. Discorre sobre as reformas do século XVI. Menciona a comemoração hoje dos 500 anos da Reforma. Discorre sobre o momento histórico escolhido por Lutero para fixar suas teses e ser o dia da Reforma Protestante. Afirma que esta reforma começou antes destes 500 anos, com a insatisfação com a igreja. Ressalta que a hierarquia religiosa não soube interpretar os sinais do tempo, permitindo que Lutero iniciasse a tentativa de reformar a igreja. Diz ser o dia 31 de outubro o ponto de partida para uma nova visão da igreja. Afirma que Lutero representou para todos novos tempos e novas tendências. Questiona o futuro do protestantismo, já que o mesmo vem perdendo espaço para grupos que não conhecem Lutero e nem a Reforma Protestante. Pede que os impactos dos caminhos trilhados por ele sejam valorizados.
9 -  PRESIDENTE CARLOS BEZERRA JR.
Anuncia o Coral da Igreja Batista em Perdizes, com "Sicut Cervus", de G.P. Palestrina e "Nunc Dimittis", de Karl Jenkins.
10 -  ALDERI SOUZA DE MATOS
Reverendo da Igreja Presbiteriana do Brasil, diz ser esta uma noite memorável, um momento especial e significativo. Saúda o deputado Carlos Bezerra Jr. e demais integrantes da Mesa. Agradece pela iniciativa desta sessão. Discorre sobre as origens da Reforma Protestante e seus primórdios, juntamente com as 95 teses de Lutero. Ressalta o extraordinário legado da reforma do século XVI, causando desdobramentos para toda a vida da sociedade. Discorre sobre as influências e as implicações políticas, intelectuais e sociais da Reforma. Destaca a celebração do legado da Reforma Protestante e os frutos nestes 500 anos. Afirma que um dos legados mais importantes foi a grande preocupação com a educação, já que a Reforma começou na universidade onde Lutero dava aulas. Recorda as teses de Lutero. Cita o princípio "somente a Escritura", com ênfase na Bíblia e na Palavra de Deus, para que ela fosse estudada e interpretada corretamente. Menciona o princípio do "livre exame das Escrituras", para que o povo de Deus tivesse condições para ler e estudar por si mesmos a palavra Dele. Cita o "sacerdócio de todos os crentes", no qual todo cristão é um sacerdote de Deus. Comenta a respeito dos documentos escritos por Lutero para que as escolas cristãs fossem mantidas, permitindo que todas as crianças estivessem na escola. Relata a preocupação de João Calvino também com a educação e a fundação, em 1559, da Universidade de Genebra. Afirma que as universidades de Harvard e Yale, entre as mais famosas e influentes no mundo e com mais recebedores do prêmio Nobel, foram fundadas pelos herdeiros da Reforma. Lembra a fundação em 1870, no Brasil, da Universidade Presbiteriana Mackenzie e a reforma no sistema educacional do estado de São Paulo em 1890. Considera uma alegria a celebração do legado extraordinário da Reforma, destacando as ideias, convicções e os valores bíblicos. Recorda o que considera o maior de todos os mandamentos, aquele que expressa seu amor a Deus.
11 -  PRESIDENTE CARLOS BEZERRA JR.
Anuncia o Coral da Igreja Batista em Perdizes, com a música "We believe", de Dan Forrest.
12 -  SINODAL GERALDO GRAF
Pastor, representante da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, saúda os presentes com o salmo 133. Cumprimenta as autoridades e os presentes. Menciona a grande quantidade de comemorações e eventos ecumênicos, todos com respeito e comunhão. Destaca o compromisso de construção de canais de diálogo, buscando a superação em razão da violência e desigualdades sociais. Afirma que o mundo anseia pela paz com justiça. Menciona Martinho Lutero e a publicação de 95 teses. Ressalta a participação das mulheres nas reformas. Cita obras e documentos publicados por Lutero.
13 -  MANOEL RAMIRES
Pastor, presidente da Convenção Batista Brasileira, cumprimenta as autoridades presentes. Destaca a redescoberta do evangelho e a luz da Palavra de Deus. Considera necessária uma reflexão para que seja feita uma reforma no Brasil. Destaca frase de Lutero. Ressalta a participação de homens e mulheres reformados espiritualmente na grande reforma em nosso País.
14 -  ROBINSON JACINTO
Pastor, da Fraternidade Teológica Latino Americana, cumprimenta as autoridades presentes. Faz questionamentos a respeito da Reforma e o significado destes 500 anos. Afirma que a mesma significa um novo tempo, do espírito como fonte autêntica de vida e espiritualidade. Destaca a democratização das relações a partir do poder que oprime, a cidadania universal e o redescobrimento da igreja como força frente às injustiças.
15 -  JOSÉ BRUNO
Pastor, de A Casa da Rocha, saúda as autoridades presentes. Afirma que o espírito do Lutero reformador atravessa a história. Relata que quando pensa em Lutero, pensa em morte e coragem, em alguém que está disposto a dizer não, mesmo que isto custe o seu pescoço. Cita frase de Lutero. Considera que o Brasil precisa de mais Luteros, pessoas prontas para morrer por aquilo em que acreditam.
16 -  PRESIDENTE CARLOS BEZERRA JR.
Destaca as diversas contribuições da Reforma Protestante, depois de 500 anos, nos campos da Educação, eclesiástico, social, política, entre outras. Questiona o porquê das reformas. Afirma que hoje vivemos tempos sombrios. Critica as ações no Congresso Nacional. Cita a não investigação do presidente da República e a mudança no conceito brasileiro de trabalho escravo. Considera o Brasil uma vergonha internacional no combate ao trabalho escravo. Discorre sobre os números da violência no País, com mais de 61 mil mortes violentas por ano. Diz ser este o momento de voltarmos às raízes, às Escrituras e retomar as velhas bandeiras para enfrentarmos as mazelas da nossa Nação. Pede que o espírito que moveu os reformadores, mova os atuais líderes cristãos deste País nestes tempos sombrios. Convida todos os presentes para a Convenção Batista Brasileira, a ser realizada no dia dois de novembro, na Sala São Paulo, com um concerto em homenagem à Reforma Protestante. Informa que serão distribuídos certificados a todos os presentes nesta sessão solene. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp