21/09/2017 - 135ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 26/09/2017:

Resumo da Sessão
Presidência : CARLOS GIANNAZI / ORLANDO BOLÇONE
Secretaria : ORLANDO BOLÇONE

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  CARLOS GIANNAZI
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  ORLANDO BOLÇONE
Faz uma saudação especial aos alunos do Colégio Santa Amália, de São Paulo, a convite do deputado Carlos Giannazi; e aos alunos do Curso Superior de Tecnologia em Eventos, da Fatec de Barueri. Tece explicações a respeito do funcionamento desta Casa. Discorre sobre plano de desenvolvimento sócio territorial em conjuntos habitacionais, na região de São José do Rio Preto, no bairro de Lealdade e Amizade. Informa que foi alocado no Orçamento uma unidade educacional com 12 salas. Relata que a escola iniciará o funcionamento em 2019. Afirma que a Empresa Municipal de Construções Populares está realizando um trabalho de integração destes novos conjuntos habitacionais, cerca de 10 mil pessoas, para que as mesmas sejam inseridas no novo bairro, com a criação de espaços de convivência, lazer, cultura e esportes. Diz ser esta uma experiência inovadora, que dará uma nova dinâmica ao bairro. Cumprimenta a empresa pelo trabalho desenvolvido
3 -  ORLANDO BOLÇONE
Assume a Presidência.
4 -  CARLOS GIANNAZI
Saúda as escolas presentes na Casa. Destaca sua preocupação com a anunciada demissão de 30 mil professores categoria "O", no final deste ano. Considera que além dos professores, também muitos alunos serão prejudicados. Critica a substituição destes professores por outros da mesma categoria. Cita projeto de lei, de sua autoria, que extingue a duzentena deste contrato de professores. Apela a todos os deputados para que seu projeto seja imediatamente votado. Ressalta que os professores desta categoria não têm direito à assistência médica e não podem usar o Iamspe. Convida todos a participarem de audiência pública, no dia 27 de setembro, para discutir este assunto.
5 -  CAIO FRANÇA
Saúda os colégios presentes nas galerias. Exibe vídeo sobre assalto a um veículo, ocorrido no bairro Vila Margarida, em São Vicente. Informa que esta rua dá acesso à Rodovia dos Imigrantes, e possui uma escola estadual e um centro esportivo. Diz ter se reunido com diversas autoridades para mostrar sua indignação com o ocorrido. Pede reforço policial para a região ao secretário de Segurança Pública Mágino Alves Barbosa Filho. Afirma que estes assaltos ocorrem cotidianamente. Discorre sobre programa de alistamento civil de jovens para contribuir com a Segurança Pública.
6 -  CARLOS GIANNAZI
Lamenta a atual situação dos servidores da Educação e de agentes de organização escolar. Afirma que esta categoria sofre com a desvalorização salarial e das condições de trabalho. Informa que já foram realizados encaminhamentos e audiências públicas para a discussão deste tema, além de diversas cobranças ao governo estadual. Lê carta de uma agente de organização escolar, endereçada ao governador Geraldo Alckmin, que ilustra a situação vivida por estes profissionais, o que considera uma agressão a dignidade humana e uma mostra do descaso com a categoria. Apela para que o Governo tome medidas efetivas.
7 -  CARLOS GIANNAZI
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
8 -  PRESIDENTE ORLANDO BOLÇONE
Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 22/09, à hora regimental, sem Ordem do Dia. Levanta a sessão.
alesp