06/11/2017 - 73a Solene

HOMENAGEM AO GRAACC - GRUPO DE APOIO AO ADOLESCENTE E À CRIANÇA COM CÂNCER COM OUTORGA DO COLAR DE HONRA AO MÉRITO LEGISLATIVO DO ESTADO DE SÃO PAULO
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 23/11/2017:

Resumo da Sessão
Presidência : MÁRCIO CAMARGO
1 -  MÁRCIO CAMARGO
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  ARTHUR GALHANO
Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa: e demais autoridades presentes.
3 -  PRESIDENTE MÁRCIO CAMARGO
Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido deste deputado, na direção dos trabalhos, para prestar "Homenagem ao Graac - Grupo de Apoio ao Adolescente e a Criança com Câncer". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Agradece a presença de Gabriel Nascimento, filho do deputado federal Gilberto Nascimento. Anuncia emenda parlamentar, do deputado Gilberto Nascimento, que destinará no início do próximo ano aproximadamente 600 mil reais para o Graac. Informa que este valor poderá chegar até 800 mil reais.
4 -  ARTHUR GALHANO
Mestre de cerimônias, anuncia a exibição da música "Nessun Dorma", interpretada por Jorge Durian. Informa a apresentação de um vídeo institucional do Graac. Comunica a entrega de certificados em homenagem aos seguintes conselheiros que atuam nos trabalhos do Graac: Fernando Gomez Carmona; Jacinto Antonio Guidolin; e Sergio Garcia Antonio Amoroso, presidente da instituição. Anuncia a entrega, pelo deputado Márcio Camargo, de placa comemorativa aos três fundadores do Graac. Lê o histórico dos homenageados.
5 -  LEA DELLA CASA MINGIONE
Fundadora superintendente emérita do voluntariado do Graac, agradece o deputado Márcio Camargo pela homenagem. Ressalta sua alegria em receber este prêmio. Afirma que todos os que estão aqui ajudam o Graac de alguma forma. Demonstra sua imensa satisfação deste pessoal, que se dedica a ajudar as crianças. Discorre sobre o momento em que decidiram fundar uma entidade. Diz ter pensado que nada tinham para atingir o objetivo desejado. Afirma que tinham garra, vontade de vencer e de ajudar as crianças menos favorecidas, o que foi necessário para começar a luta. Informa ter sido pioneira como voluntária e que hoje o Graac conta com quase 600 voluntárias, por quem tem muito respeito. Destaca a dificuldade de ser pioneira e a grande dedicação que devem ter às crianças. Relata que possuem hoje o Hospital de Botucatu, o Anexo I e a Casa da Família. Agradece a Deus por ter saúde para trabalhar ainda mais. Registra que trabalhou por 16 anos na enfermaria do AC Camargo e que saiu feliz por ter deixado cerca de 350 voluntárias para atuar junto às crianças. Diz ter sido convidada pelo Dr. Sérgio Petrilli para ver seus pacientes com câncer, e a situação das crianças na quimioterapia a deixou muito triste. Menciona ter sido uma caminhada muito difícil para que chegassem onde estão hoje. Convida aqueles que não conhecem para agendar uma visita. Agradece a presença de todos e daqueles que ajudam a entidade.
6 -  JACINTO GUIDOLIN
Fundador e conselheiro do Graac, agradece o deputado Márcio Camargo. Diz ser esta uma homenagem muito válida. Afirma não ter preparado um discurso para esta ocasião. Considera ter duas famílias: a sua e também a do Graac. Ressalta que falar depois de Lea é muito difícil. Divide a homenagem com todos os participantes e voluntários. Agradece a presença de todos. Considera a fundação do Graac como um presente divino. Agradeceu Lea pela parceria e todos os que trabalham e colaboram com a entidade.
7 -  SÉRGIO PETRILLI
Fundador e superintendente médico do Graac, diz ser este um momento de imensa alegria e celebração. Parabeniza o deputado Márcio Camargo pela iniciativa. Afirma que todos devemos ser humildes e otimistas. Discorre sobre as dificuldades do trabalho, considerando que muitas vezes ganham a batalha, mas às vezes não conseguem. Diz ser o prêmio de todos os que trabalham no Graac e que cuidam das crianças e adolescentes com câncer. Considera esta uma oportunidade de fazer a diferença no mundo e de saber que o trabalho deles faria falta se não existisse. Agradece muito a homenagem. Relata que as famílias e as crianças estão satisfeitos com o trabalho sério da entidade. Presta uma homenagem ao Graac.
8 -  PRESIDENTE MÁRCIO CAMARGO
Diz ser o Colar de Honra ao Mérito desta Casa aprovado por todos os deputados. Afirma ser esta a maior honraria dada por este Legislativo e a segunda maior dada pelo estado de São Paulo. Ressalta que lembrará o governador Geraldo Alckmin para que seja feita esta homenagem ao Graac. Agradece a entidade por todo este tempo de dedicação às crianças e aos adolescentes. Anuncia a entrega do Colar de Honra ao Mérito Legislativo ao Sr. Sergio Amoroso, presidente do Graac e representante da entidade.
9 -  SERGIO AMOROSO
Agradece pelo reconhecimento. Afirma que este tipo de homenagem ocorre quando a instituição tem credibilidade e há a vontade de ajudar. Informa que o orçamento para o próximo ano é de 120 milhões de reais, sendo que possuem somente 35 destes, o que significa iniciar o ano devendo. Diz não ter medo deste desafio, já que este modelo funciona de forma eficiente. Ressalta que o Graaac possui ativos espetaculares, entre eles: parceria com as universidades, seu modelo de gestão e a quantidade de sócios, o que permite a entidade atender as crianças e adolescentes nos mais altos padrões do mundo pela equipe técnica. Destaca que o tratamento do Graac é muito similar ao de qualquer país avançado. Discorre sobre o modelo privado na gestão, considerando a característica de mistura de público com privado. Considera enorme a chance do Graac completar o seu projeto, com a construção de mais prédios para o seu hospital e o aumento dos índices de cura. Considera importante criar modelos de transferência de conhecimento. Registra que o Graac se sente honrado pela homenagem.
10 -  PRESIDENTE MÁRCIO CAMARGO
Cumprimenta as autoridades presentes. Ressalta sua satisfação em promover esta sessão. Diz que um dos seus objetivos como deputado é lutar pela família. Menciona o seu lema na campanha para o cargo: "Força, fé e família". Afirma que este lema remete ao câncer, que atinge a sociedade de forma cada vez mais intensa. Destaca a necessidade de força de vontade, disciplina e determinação para combater esta doença. Esclarece que o Graac combate a mesma com muita eficiência e força de vontade. Diz que o câncer infantil possui peculiaridades diferentes do que atinge os adultos, sendo que a criança sempre representa a vida e a esperança. Discorre sobre o número de atendimentos da instituição no ano passado, apresentando uma taxa média de cura de 70%. Parabeniza todos os envolvidos na instituição em nome das famílias atendidas e por poder contribuírem para a vida. Questiona quantas crianças já foram curadas nestes 26 anos de existência do Graac. Congratula o corpo de voluntários, corpo médico e clínico. Coloca-se à disposição para auxiliar a alavancar políticas públicas em prol da saúde. Relata ter escolhido a política por vocação. Comenta seu orgulho em ser político e não estar envolvido em coisas erradas. Informa que o seu partido, o PSC, tem buscado pessoas novas para a política, atuando em faculdades e escolas. Afirma que o País só sairá desta crise política por meio de boas pessoas no governo. Considera a força do voto muito importante para mudarmos o Brasil. Comunica que o seu partido apoia a Lava Jato e a fiscalização severa de todos os políticos. Demonstra seu orgulho em homenagear o Graac, que disse ser uma instituição maravilhosa. Afirma que a instituição com certeza chegará muito longe. Agradece a presença de todos. Convida todos os presentes a ouvirem a música "We are the champions", cantada pelo tenor Jorge Durian, em homenagem aos conselheiros, fundadores, a todos os presentes e ao Graac. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp