19/02/2018 - 2a Solene

COMEMORAÇÃO DOS 150 ANOS DE CONSTITUIÇÃO DA COMPANHIA PAULISTA DE ESTRADAS DE FERRO
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 06/03/2018:

Resumo da Sessão
Presidência : JOÃO CARAMEZ / REINALDO ALGUZ
1 -  JOÃO CARAMEZ
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  SARGENTO TARCÍSIO
Mestre de cerimônias, nomeia a Mesa e demais autoridades presentes.
3 -  PRESIDENTE JOÃO CARAMEZ
Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, para "Comemoração dos 150 Anos de Constituição da Companhia Paulista de Estradas de Ferro", por solicitação deste deputado. Convida o público para ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia a exibição de vídeo institucional da entidade homenageada.
4 -  ROBERTO MASSAFERA
Deputado estadual, saúda os presentes. Comenta a desapropriação da entidade, levada a efeito pelo ex-governador Carvalho Pinto. Afirma que acionistas ainda não foram indenizados. Faz breve relato histórico sobre a expansão ferroviária no Estado, notadamente em função do café. Lamenta o investimento em rodovias, a partir de 1966, em detrimento das linhas férreas, adotado pelo governo federal da época. Estabelece relação entre o desenvolvimento econômico do País e o transporte ferroviário de cargas.
5 -  PEDRO ARMANTE CARNEIRO
Presidente da Aeamesp - Associação de Engenheiros e Arquitetos de Metrô, cumprimenta os presentes. Afirma que é engenheiro especializado em transporte metroviário e ferroviário. Acrescenta que a instituição homenageada fora fundamental na definição de sua vocação profissional. Cita expoentes do setor, aos quais rende gratidão. Faz relato histórico de viagens em trens, durante sua infância e juventude. Defende ações a serem empreendidas em prol da recuperação das ferrovias no Estado, a favor do transporte de cargas e de passageiros. Mostra-se esperançoso com o novo ciclo de expansão de serviços no setor.
6 -  SÉRGIO FEIJÃO FILHO
Presidente da APMF - Associação de Preservação da Memória Ferroviária, saúda os presentes. Faz breve relato histórico da criação do ferroviarismo paulista, nos idos de 1968. Comenta a construção da Estrada de Ferro Santos/Jundiaí, por iniciativa do Barão de Mauá, com investimento de capital inglês. Lê trecho de documento sobre a abertura da lista de subscrição de ações, que criara a Companhia em tela. Lamenta o rodoviarismo implementado por políticas públicas subsequentes. Defende a renovação do contrato de concessão à Rumo. Ressalta o legado da instituição homenageada.
7 -  VICENTE ABATE
Presidente da Abifer - Associação Brasileira da Indústria Ferroviária, saúda os presentes. Discorre sobre a evolução histórica do transporte férreo no estado de São Paulo. Enaltece a gestão moderna da Rumo, com vultosos investimentos em prol da malha ferroviária paulista. Parabeniza o deputado João Caramez pela iniciativa da solenidade.
8 -  REINALDO ALGUZ
Deputado estadual, saúda os presentes. Enaltece a relevância da solenidade. Assevera que o transporte ferroviário é essencial para o desenvolvimento do País. Parabeniza o deputado João Caramez pela iniciativa de propor a sessão.
9 -  FERNANDO PAES
Diretor executivo da ANTF - Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários, saúda os presentes. Afirma que o momento atual é de transformação positiva nas malhas concedidas à Rumo. Defende a renovação contratual da concessão, junto ao governo federal, a beneficiar principalmente a ampliação do transporte para o Porto de Santos. Elogia o trabalho de Jorge Luiz Macedo Bastos, ex-diretor da ANTT - Agência Nacional de Transportes Terrestres.
10 -  PRESIDENTE JOÃO CARAMEZ
Anuncia a entrega de placa ao Sr. Jorge Luiz Macedo Bastos, representado por Fernando Paes. Justifica a ausência do homenageado. Tece considerações sobre o trabalho da Frente Parlamentar em Defesa da Ferrovia.
11 -  GUILHERME PENIN
Diretor da Rumo Malha Paulista S/A e da ANTF - Associação Nacional dos Transportes Ferroviários, a representar Julio Fontana Neto, presidente da Rumo Malha Paulista S/A, saúda os presentes. Agradece às autoridades envolvidas na retomada da potencialização do transporte ferroviário. Comenta o atributos econômicos do Estado. Discorre acerca da relevância do Porto de Santos. Afirma que do volume de carga que chega ao citado destino, somente 30% é por via férrea. Clama pela inversão dessa lógica, a favorecer a redução de acidentes de trânsito, de poluição, e de conflito urbano, além de promover a melhoria no custo logístico do tranporte. Defende a retomada dos serviços de ramais férreos regionais. Assevera que a Rumo mostra-se engajada em promover, mormente, a revitalização da linha tronco do estado de São Paulo.
12 -  VINICIUS CAMARINHA
A representar Márcio França, vice-governador do Estado, saúda os presentes. Elogia o deputado João Caramez pelo trabalho em benefício do setor homenageado. Clama pela adoção de uma agenda política compromissada com o transporte ferroviário. Parabeniza o deputado João Caramez pela iniciativa da solenidade. Afirma que o povo paulista deseja a retomada do transporte de passageiros por via férrea. Transmite os cumprimentos do vice-governador Márcio França. Acrescenta que a autoridade apoia, em comunhão com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o segmento estratégico homenageado.
13 -  PRESIDENTE JOÃO CARAMEZ
Agradece a presença das autoridades. Manifesta contentamento por participar da solenidade. Faz referência ao início de sua vida profissional aos 14 anos de idade. Comenta o trabalho de seu pai, Rubens Caramez, como ferroviário e como político. Assevera que defende ações que propiciem melhorias na mobilidade urbana e na ascensão do modal ferroviário, segundo princípios de sustentabilidade, comodidade, rapidez e segurança. Opina sobre a relação entre a cobrança de tarifas de pedágios e recursos destinados ao setor ferroviário. Discorre sobre trâmites contratuais em vigor. Cita frase atribuída a Henry Ford, a respeito da união.
14 -  SARGENTO TARCÍSIO
Mestre de cerimônias, justifica ausências de autoridades.
15 -  REINALDO ALGUZ
Assume a Presidência e anuncia o Descerramento da Placa Comemorativa aos 150 Anos da Companhia Paulista de Estradas de Ferro.
16 -  JOÃO CARAMEZ
Assume a Presidência. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp