26/02/2018 - 4a Solene

CONCESSÃO DO COLAR DE HONRA AO MÉRITO LEGISLATIVO DO ESTADO DE SÃO PAULO AO JORNALISTA CESAR NETO
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 12/03/2018:

Resumo da Sessão
Presidência : ROBERTO MASSAFERA
1 -  ROBERTO MASSAFERA
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  IZABEL DE JESUS PINTO
Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa.
3 -  PRESIDENTE ROBERTO MASSAFERA
Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido deste deputado, na direção dos trabalhos, para a "Concessão do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao jornalista Cesar Neto". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro", executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Diz ser o jornalismo de Cesar Neto sério, honesto e necessário para o mundo atual. Ressalta que este é o momento de transição da comunicação, com a internet e as redes sociais. Considera o cenário positivo, já que todas as notícias são rapidamente divulgadas. Divide os jornalistas em duas classes: uma das pessoas honestas e éticas, que divulgam o que sabem e outra daqueles que distorcem as notícias, divulgando falsidades. Afirma que a classe política está satisfeita com a transparência, mas temeroso com algumas condutas. Destaca que Cesar Neto é ético, claro, transparente e fala sempre a verdade. Diz ser esta homenagem ao jornalista muito justa. Lê o currículo do homenageado. Parabeniza Cesar Neto pelo seu trabalho.
4 -  CORONEL CAMILO
Deputado estadual, cumprimenta as autoridades presentes. Diz ser a imprensa fundamental. Destaca a importância de pessoas leais e amigas na imprensa. Lembra de seu primeiro encontro com Cesar Neto. Afirma que ninguém fica tanto tempo fazendo uma coluna diária se não for bom. Parabeniza Cesar Neto pelo seu trabalho. Diz ser um prazer poder falar dele em uma homenagem como esta. Pede que o jornalista continue levando a melhor notícia para todos.
5 -  VITOR SAPIENZA
Deputado estadual, cumprimenta as autoridades presentes. Afirma que a vida de Cesar Neto é ligada a dele nesta Casa. Lembra que era o primeiro suplente desta Casa, assumindo o cargo em primeiro de fevereiro de 1993 e tornando-se presidente 45 dias depois. Menciona a frase usada por Cesar Neto em sua coluna "De suplente a presidente". Destaca diversas coberturas realizadas por ele. Afirma que a imprensa do estado de São Paulo ignora a presença da Assembleia Legislativa e que a mesma destaca somente os problemas e não ajuda nas soluções. Menciona as dificuldades criadas pela imprensa a Polícia Militar, que destaca somente os problemas. Afirma ser Cesar Neto o último romântico na imprensa. Agradece a oportunidade de participar deste evento.
6 -  PEDRO KAKÁ
Deputado estadual, cumprimenta as autoridades presentes. Parabeniza o deputado Roberto Massafera pela homenagem a Cesar Neto. Diz conhecer Cesar Neto há 12 meses, quando assumiu o seu mandato nesta Casa. Afirma que o mesmo escreve com a alma. Destaca a inteligência, clareza, forma simples e objetiva com que o jornalista escreve, trazendo para os leitores um grande aprendizado. Ressalta que ele cumpre o papel importante de transmitir a verdade e levar a informação. Concorda com o deputado Coronel Camilo, que ninguém permanece escrevendo uma coluna diária durante 25 anos sem competência. Parabeniza o jornalista pelo trabalho desenvolvido. Agradece a oportunidade de participar desta sessão solene.
7 -  EDSON FERRARINI
Ex-deputado estadual, cumprimenta as autoridades presentes. Relata que acompanha o trabalho de Cesar Neto nestes 25 anos, desde quando lançou sua primeira coluna. Afirma que o mesmo se destaca pela simplicidade, e pela maneira honrada e digna com que escreve. Ressalta que o mesmo está presente em todos os eventos. Considera esta uma justa homenagem. Parabeniza o deputado Roberto Massafera pela homenagem. Diz que o livro que será lançado por Cesar Neto sobre os partidos brasileiros será, com certeza, um sucesso. Parabeniza o jornalista pelo seu trabalho e pela homenagem.
8 -  JORGE DAMIÃO DE ALMEIDA
Secretário municipal de Esportes, Lazer e Recreação, saúda as autoridades presentes. Faz uma saudação especial ao homenageado Cesar Neto, que disse conhecer há muito tempo, mesmo antes de tornar-se jornalista. Diz ser o mesmo autêntico. Pede que o mesmo continue com o seu jeito. Parabeniza Cesar Neto pelo trabalho desenvolvido e pede uma salva de palmas ao homenageado.
9 -  SÉRGIO REDÓ
Presidente da Associação Paulista de Imprensa, afirma que nenhuma democracia sobrevive sem um Poder Legislativo forte. Cumprimenta o deputado Roberto Massafera pela iniciativa desta sessão solene. Ressalta que Cesar Neto merece receber o Colar de Honra ao Mérito. Destaca os seus valores morais e éticos, sendo um dos colegas mais assíduos, que sempre fala a verdade e não tem papas na língua. Discorre sobre a fundação da Associação Paulista de Imprensa, e seus presidentes antecessores, que disse se confundem com a história do Brasil. Comenta sobre o atual momento político do Brasil. Afirma que se quisermos um país forte, precisamos de uma sociedade forte, objetivos e disciplina. Saúda as autoridades presentes. Considera que esta homenagem marca a história e a trajetória de Cesar Neto. Solicita que todos tenham bom senso, e que sempre a oportunidade do recomeço deve ser dada. Pede que Cesar Neto continue com a força para lutar por uma imprensa livre, direta e independente.
10 -  IZABEL DE JESUS PINTO
Mestre de cerimônias, lê o currículo do homenageado e anuncia a entrega do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo, pelos 25 anos de publicação diária de sua coluna política na Alesp, ao jornalista Cesar Neto.
11 -  CESAR NETO
Jornalista, agradece o deputado Roberto Massafera pela homenagem prestada. Afirma que a homenagem recebida é para cada um que está aqui e também para aqueles que não puderam estar presentes. Agradece aos presentes. Diz que sem eles a sua coluna não duraria nada. Destaca o trabalho, a amizade verdadeira, o respeito, a divergência e a crítica. Destaca que cada um dos presentes faz parte desta história. Considera Vitor Sapienza o maior presidente desta Casa no século XX. Parabeniza Jorge Machado pelos 20 anos de TV Alesp. Faz agradecimento especial ao deputado estadual Pedro Kaká. Cumprimenta as autoridades presentes.
12 -  SÉRGIO REDÓ
Presidente da Associação Paulista de Imprensa, afirma que a palavra amor foi suprimida da bandeira brasileira. Diz que com amor se faz tudo. Presta homenagem a imprensa.
13 -  PRESIDENTE ROBERTO MASSAFERA
Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp