19/03/2018 - 12a Solene

HOMENAGEM AOS CONSEGS - CONSELHOS COMUNITÁRIOS DE SEGURANÇA E AO PROJETO DE VIZINHANÇA SOLIDÁRIA
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 12/04/2018:

Resumo da Sessão
Presidência : CORONEL CAMILO
1 -  CORONEL CAMILO
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  VERA BUCHERONI
Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa.
3 -  PRESIDENTE CORONEL CAMILO
Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido deste deputado, na direção dos trabalhos, para a "Homenagem aos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) e o Programa Vizinhança Solidária". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro", executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Agradece todos os componentes da Mesa. Presta homenagem especial ao coronel Arruda, a quem pede uma salva de palmas. Informa que o mesmo trabalhou por mais de dez anos na coordenadoria dos Consegs e auxiliou no estabelecimento dos mesmos no estado de São Paulo. Comemora 33 anos de união do cidadão com o Poder Público. Lembra que na sua fundação, os Consegs somente resolviam problemas de segurança. Ressalta que hoje, os presidentes de Consegs discutem além da segurança, problemas de zeladoria, desordem urbana e questões municipais. Cita a participação de componentes da Guarda Civil, CET, Sabesp, entre outros. Parabeniza os Consegs. Discorre sobre a importância destes conselhos, que transmitem as informações para a polícia. Afirma que São Paulo tem os melhores índices criminais do País. Destaca a falta de reconhecimento salarial. Diz que o desenvolvimento da Polícia Comunitária ajudou também a melhorar os índices de segurança. Menciona que o trabalho desenvolvido é voluntário, com reuniões ocorrendo uma vez por mês. Parabeniza o programa Vizinhança Solidária. Relata o início deste programa. Destaca a importância do vizinho em nossas vidas. Considera que o conhecimento de nossos vizinhos desenvolve o conceito de pertencimento a uma comunidade. Recorda que no dia 23 de dezembro é comemorado o "Dia do Vizinho". Agradece todos os Consegs e o programa Vizinhança Solidária pelo trabalho desenvolvido.
4 -  MAURÍCIO JOSÉ LEMOS FREIRE
Representante da Polícia Civil, cumprimenta o deputado Coronel Camilo pela realização desta sessão. Elogia a atuação do deputado. Demonstra seu orgulho em ter sido instrutor do deputado. Saúda as autoridades presentes. Menciona a luta do coronel Arruda pela união da população com o Poder Público. Destaca o trabalho magnífico realizado pelo coronel Arruda. Conta fatos relacionados ao mesmo durante viagem a França para realizarem um curso.
5 -  EVALDO ROBERTO CORATTO
Coordenador estadual do Conseg, cumprimenta os participantes dos Consegs pelo excelente trabalho realizado. Agradece o deputado Coronel Camilo pela lembrança e pela sessão solene reconhecendo o trabalho do Conseg. Saúda os integrantes da Mesa. Cita o início do trabalho de apresentação de reforma do regulamento e do novo portal em diversas cidades do estado de São Paulo. Menciona a aproximação com todos os comandos e diretores de departamento das Polícias Civis. Informa que foram reformados 20 artigos do regulamento, com o objetivo de eliminar questões que estavam dificultando os trabalhos. Diz estar feliz por estar nesta Casa novamente. Aplaude a iniciativa do deputado Coronel Camilo.
6 -  PRESIDENTE CORONEL CAMILO
Discorre sobre a possibilidade da diretoria do Conseg receber recursos, apesar do trabalho continuar a ser voluntário, para ajudar os Consegs na promoção de eventos. Anuncia a apresentação de vídeo institucional sobre os Consegs. Pede que todos reflitam sobre respeito, participação, solidariedade e a não ser indiferente, conceitos apresentados no vídeo por Franco Montoro. Anuncia uma homenagem simbólica, com entrega de uma cartilha sobre segurança, para os representantes dos Consegs e da Vizinhança Solidária, agradecendo a todos os que atuam e batalham por estas entidades. Pede uma salva de palmas a todos os representantes. Agradece a presença de todos. Lança um desafio para que todos os convidados desta sessão tragam mais pessoas para participarem dos seus Consegs. Sugere a criação de um observatório dos Consegs, para que as boas experiências sejam divulgadas e possam ser copiadas.
7 -  MARCELO VIEIRA SALLES
Representante do comandante geral da Polícia Militar, Nivaldo César Restivo, agradece o convite do deputado Coronel Camilo para participar desta sessão. Elogia a atuação do deputado Coronel Camilo. Questiona se todos os presentes já visitaram o Hospital das Clínicas de São Paulo. Menciona o trabalho voluntário realizado por diversas senhoras, que considera o verdadeiro espírito da solidariedade. Diz ser este também o espírito dos Consegs. Destaca que a melhor informação vem da população, já que o Estado não é capaz de fazer tudo. Discorre sobre as responsabilidades da Polícia Militar em preservar a ordem pública e polícia ostensiva. Afirma que segurança pública é responsabilidade de todos. Saúda as autoridades da Mesa e os presentes na solenidade. Agradece a todos. Festeja o espírito solidário de todos.
8 -  PRESIDENTE CORONEL CAMILO
Agradece todos os Consegs, a Vizinhança Solidária e todos os presentes nesta solenidade. Pede que cada um faça sua parte e que tenham disciplina consciente, fazendo o correto sempre. Enfatiza que os pais devem ensinar os filhos que a coisa correta deve ser sempre feita, não importando o que o outro está fazendo. Afirma que devemos cuidar da nossa cidade e da nossa família e que assim, mudaremos o mundo. Solicita que sejam trazidas mais pessoas para os Consegs, aumentando a rede de bem. Agradece a presença de todos. Faz agradecimento público aos Consegs e à Vizinhança Solidária. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp