23/03/2018 - 15a Solene

ENTREGA DA MEDALHA THEODOSINA ROSÁRIO RIBEIRO
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 19/04/2018:

Resumo da Sessão
Presidência : LECI BRANDÃO
1 -  LECI BRANDÃO
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  CLÁUDIA LUNA
Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa.
3 -  PRESIDENTE LECI BRANDÃO
Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido desta deputada, na direção dos trabalhos, com a finalidade de realizar "Entrega da Medalha Theodosina Rosário Ribeiro". Convida os presentes a ouvirem, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro", cantado à capela pela intérprete Grazzi Brasil. Discursa acerca da premiação proposta nesta solenidade. Exalta a diversidade representada pelas homenageadas. Fala a respeito do histórico político da ex-deputada Theodosina Ribeiro e de sua relevância para a promoção da igualdade racial. Discorre sobre as violências enfrentadas pela população negra no Brasil. Ressalta a resistência dessas pessoas e grupos. Enumera espaços de luta e representantes das mulheres negras no estado de São Paulo. Cita o caso da vereadora assassinada do Rio de Janeiro, Marielle Franco.
4 -  MAYRA BELMONTE LANZA
Coordenadora do Departamento de Promoção da Igualdade Racial, representando a secretária Eloisa Arruda, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, defende o não silenciamento da população negra diante das violências enfrentadas por ela. Mostra-se emocionada com a solenidade.
5 -  RENATA ROSA
Representante da direção do Diretório Estadual do PCdoB, situa o mandato político da deputada Leci Brandão como espaço de resistência desta Casa. Aponta que esta solenidade promove a cidadania. Fala acerca das lutas enfrentadas pelas mulheres negras, citando Marielle Franco. Faz votos de resistência do povo negro.
6 -  MARIANA DELCHIARO
Defensora pública, representando a Defensoria Pública-Geral do Estado de São Paulo, faz saudações. Parabeniza as homenageadas deste evento. Lê mensagem da defensora pública-geral Juliana Belloque a respeito da relevância social deste ato, abordando o assassinato de Marielle Franco como exemplo da necessidade de enfrentamento da discriminação racial e da defesa dos direitos das mulheres, e demonstrando o apoio da Defensoria Pública a esse objetivo.
7 -  ELISA LUCAS
Coordenadora da Coordenação de Políticas para População Negra e Indígena, cumprimenta os presentes. Frisa a importância das mulheres negras mobilizadas para a sociedade. Enumera avanços da política de promoção de igualdade racial no Brasil, destacando ações afirmativas promovidas no País. Salienta o apoio da deputada Leci Brandão à coordenadoria.
8 -  PRESIDENTE LECI BRANDÃO
Justifica a ausência da ex-deputada Theodosina Ribeiro.
9 -  CLÁUDIA LUNA
Mestre de cerimônias, lê mensagem enviada pela ex-deputada Theodosina Ribeiro, contendo saudações aos presentes, sobretudo à deputada Leci Brandão, e agradecimentos pela homenagem. Mostra impresso de homenagem a Theodosina entregue ao público presente à solenidade.
10 -  PRESIDENTE LECI BRANDÃO
Anuncia homenagem a mulheres que se destacaram na sociedade em razão da sua contribuição ao enfrentamento da discriminação racial e na defesa dos direitos das mulheres no estado de São Paulo.
11 -  CLÁUDIA LUNA
Mestre de cerimônias, lê breve currículo das homenageadas, que enumera.
12 -  MARILÂNDIA FRAZÃO DE ESPINOSA
Psicopedagoga especialista em Educação para as Relações Étnico-raciais, ativista do Movimento Negro e representante do Conen - Coordenação Nacional das Entidades Negras e da Secretaria Municipal do Combate ao Racismo do Partido dos Trabalhadores, ressalta a importância das mulheres negras. Saúda Theodosina Ribeiro e Leci Brandão. Faz agradecimentos.
13 -  RITA DE CÁSSIA SILVA MESQUITA
Fundadora do Grupo de Dança Afro II, tece agradecimentos pela homenagem recebida. Destaca a representatividade da premiação. Saúda José Galvão Mesquita e Tereza Santos, em memória.
14 -  FABIANA DAL'MAS ROCHA PAES
Promotora do Ministério Público do Estado de São Paulo, agradece a premiação recebida. Discorre sobre suas ligações com os movimentos das mulheres e de moradia popular. Cita dificuldades do trabalho de promotoria. Mostra-se sensibilizada com a morte da vereadora Marielle Franco, com a qual conviveu no âmbito da luta por direitos reprodutivos. Lamenta o alto índice de assassinato de defensores de Direitos Humanos no Brasil. Frisa o protagonismo de mulheres no âmbito público e político. Faz defesa do respeito aos direitos das mulheres, sobretudo contra a violência.
15 -  JOANA APARECIDA BARROS
Membro da Ala das Baianas da GRCSES Vai Vai, faz agradecimentos, sobretudo às baianas, mestre-sala e porta-bandeira com quem atua.
16 -  MAGALI MENDES
Militante do Feconezu - Festival Comunitário Negro Zumbi, destaca a relevância da luta das mulheres negras. Reprova a intolerância às religiões afro-brasileiras. Oferece a homenagem recebida à mãe de Marielle Franco, às Mães de Maio a todas as mães de jovens assassinados no Brasil. Faz oração.
17 -  DÉBORA GARCIA
Poetisa e idealizadora do Sarau das Pretas, felicita-se pela premiação recebida no dia de seu aniversário de 35 anos. Lamenta o alto índice de mortes de jovens negros e negras. Tece elogios à atuação política de Theodosina Ribeiro. Saúda as mulheres que enfrentam a heteronormatividade branca na política brasileira, lembrando a vereadora Marielle Franco. Situa a literatura produzida por mulheres como meio de empoderamento feminino. Declama poema em homenagem às mulheres negras.
18 -  JENNY TEIXEIRA FRANCISCO
Membro da Pastoral Afro, agradece a todos.
19 -  LAIS MOREIRA
Porta-bandeira do GRSCES Unidos de Vila Maria, faz agradecimentos. Aponta seu orgulho e felicidade pela homenagem recebida. Fala a respeito da relevância da luta das mulheres negras.
20 -  MARIA PULQUERIA ALBUQUERQUE LIMA
Mãe Pulquéria, representando a Sra. Julita Lima da Silva, a mãe Manaundê, em memória, tece agradecimentos. Faz votos de continuidade do trabalho da mãe Manaundê, que traduz como luta.
21 -  AMANDA CRISTINA SILVA DOS SANTOS
Rapper Amanda Negrasim, agradece pela premiação recebida, sobretudo à Casa Herdeiras de Aqualtune. Posiciona a arte como salvadora de vidas. Relata violência sexual sofrida na infância. Canta música de sua autoria. Saúda as mulheres negras e a ancestralidade.
22 -  ÉRICA MALUNGUINHO
Ativista cultural, mulher trans e cofundadora do Aparelha Luzia, faz agradecimentos. Disserta sobre ancestralidade e diáspora africana, destacando as lutas dos negros durante a escravidão e após sua abolição. Discorre acerca da atuação movimento negro e suas relações com eurocentrismo e branquitude. Aponta que, a seu ver, a política institucional é um território importante de disputa que precisa ser ocupado com a corporeidade e a existência ancestral negra para promover conscientização sobre o racismo que construiu o Brasil. Defende a alternância de poder e o protagonismo político das mulheres negras.
23 -  JOANA D'ARC FÉLIX DE SOUSA
Cientista e professora da Escola Técnica Professor Carmelino Corrêa Júnior, tece agradecimentos. Dedica o prêmio recebido a seus pais. Conta sua história de vida e profissão. Relata dificuldades enfrentadas em seu percurso de formação, sobretudo na universidade, destacando a fome, o racismo e as perdas familiares. Narra sua atuação em escola de Ensino Médio em Franca, com atividades de iniciação científica. Ressalta o sucesso internacional dos projetos científicos realizados com os jovens. Menciona adolescentes que deixaram a prostituição e o tráfico de drogas para se dedicarem à pesquisa científica e, recentemente, foram aprovados em vestibular da Unicamp. Frisa o trabalho promovido com alunos da Fundação Casa. Destaca o caráter transformador da educação transformadora. Mostra-se honrada com esta e outras homenagens recebidas.
24 -  EDNA MARIA ANDRADE
Secretária da Mulher do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo, dedica a premiação recebida às trabalhadoras de transporte coletivo de São Paulo e às mulheres negras. Faz agradecimentos e elogios às demais homenageadas.
25 -  MARIA BERNADETE RAIMUNDO
Intérprete e compositora do GRCSES Unidos do Peruche, tece agradecimentos. Realça a importância da atuação da deputada Leci Brandão para sua trajetória como sambista.
26 -  MARIA CÍCERA MINEIRO DA SILVA
Líder comunitária, coordenadora do Projeto Diversidade Ética Cidadania, agradece a homenagem recebida, que dedica a todas as mulheres, vítimas do racismo e moradores das comunidades pobres da periferia. Relata sua atuação como alfabetizadora, mulher, militante do movimento negro e do PCdoB e líder comunitária. Fala sobre a fundação de Cohab na zona sul de São Paulo a partir de ocupação popular. Frisa a relevância da participação popular e da luta contra o machismo e o racismo. Narra caso de racismo vivido em Maceió, ocasião em que foi-lhe negado emprego nas Lojas Americanas, por ser negra. Felicita-se pelo crescimento do número de pessoas negras nas universidades e no mercado de trabalho, o que, segundo ela, é resultado das lutas dessa população. Homenageia a memória de Marielle Franco.
27 -  PRESIDENTE LECI BRANDÃO
Presta homenagem à memória da vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco, e do Sr. Anderson Silva, seu motorista, com leitura de texto acerca da intensificação da luta pela construção de um mundo sem opressão. Discorre sobre sua atuação como parlamentar, que situa como missão e obrigação. Faz agradecimentos. Aponta o compromisso com as pessoas como fator de maior relevância em sua luta política. Faz críticas a esta Casa pela intolerância em relação à diversidade de gênero e de orientações sexuais e pela pouca presença de negros nos espaços de poder. Defende os direitos da população negra, sobretudo no campo político. Enfatiza a necessidade de atuação contra os movimentos políticos reacionários. Apresenta Marielle Franco como um exemplo de enfrentamento a essas tendências. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp