19/03/2018 - 13a Solene

OUTORGA DO COLAR DE HONRA AO MÉRITO LEGISLATIVO DO ESTADO DE SÃO PAULO PARA OS LÍDERES ECUMÊNICOS REVERENDO ALDO QUINTÃO, MONSENHOR TARCÍSIO JUSTINO LORO, PADRE APARECIDO SILVA E DOM DAMASKINO MANSOUR
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 19/04/2018:

Resumo da Sessão
Presidência : FERNANDO CAPEZ
1 -  FERNANDO CAPEZ
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia a Mesa e demais autoridades presentes. Tece considerações regimentais sobre a solenidade. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene para a "Outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo para os Líderes Ecumênicos Dom Damaskinos Mansour, Reverendo Aldo Quintão, Monsenhor Tarcísio Justino Loro e Padre Cido Silva, por solicitação deste deputado. Convida o público para ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Justifica ausências de autoridades. Anuncia um minuto de silêncio em homenagem à filha do deputado Orlando Bolçone, Karina Bolçone, falecida nesta data. Narra breve histórico da Catedral Ortodoxa Metropolitana de São Paulo. Enaltece atividades de cunho social realizadas pela comunidade síria, em benefício principalmente de crianças carentes, idosos e refugiados. Faz leitura curricular. Anuncia a entrega de homenagem ao Sr. Dom Damaskinos Mansour.
2 -  DOM DAMASKINOS MANSOUR
Sacerdote da Arquidiocese Ortodoxa Antioquina de São Paulo, saúda os presentes. Manifesta gratidão a Deus e aos fiéis presentes na solenidade. Cita fala de Jesus Cristo aos discípulos. Acrescenta que as boas obras que fizera devem-se à graça de Deus e à cooperação dos amigos, durante 25 anos de estada no Brasil. Estende a homenagem recebida aos membros da igreja e à comunidade árabe no País. Tece considerações sobre a fundação da Igreja Ortodoxa, em Antióquia, na Síria. Ressalta a missão de servir e de pastorear, sobretudo a comunidade sírio-libanesa. Discorre acerca da migração árabe para o Brasil e a contribuição desse povo para o desenvolvimento do País, na seara comercial, política, social e industrial. Manifesta contentamento por receber a homenagem. Enaltece a iniciativa do deputado Fernando Capez. Clama a Deus que ilumine os dirigentes mundiais, no combate à violência e em benefício do meio ambiente. Valoriza a vida e defende a pacificação e a fraternidade no Oriente Médio.
3 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Discorre acerca da história da Igreja Nossa Senhora de Fátima, situada na Vila Leopoldina. Faz leitura curricular e anuncia a entrega de homenagem ao Sr. Monsenhor Tarcísio Justino Loro.
4 -  MONSENHOR TARCÍSIO JUSTINO LORO
Pároco na Igreja Nossa Senhora de Fátima, saúda os presentes. Agradece ao deputado Fernando Capez pela homenagem recebida. Manifesta carinho pelos demais homenageados, unidos pela capacidade, dada por Deus, de transformar a palavra em atitudes. Enaltece o valor da vida humana, necessitada de amor, de perdão, e de motivação, por exemplo. Assevera que a simplicidade é requisito para viver a fé. Tece considerações elogiosas a Maria, mãe de Jesus. Acrescenta que é desafiador organizar a comunidade com o propósito de servir aos irmãos. Afirma que a esperança combate decepções. Lembra encontro de adolescentes e de casais, na paróquia. Afirma que a igreja deve ser companhia que faz brotar o rosto de Cristo, que ama e que perdoa. Defende a não separação de irmãos a serem adotados.
5 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Narra breve histórico da Igreja do Santíssimo Sacramento. Faz breve leitura curricular e anuncia a entrega de homenagem ao Sr. Padre Cido Silva.
6 -  PADRE CIDO SILVA
Pároco na Igreja do Santíssimo Sacramento, cumprimenta os presentes. Estende a comenda recebida a toda a paróquia que representa. Enaltece a presença de Jesus Cristo na comunidade do bairro Paraíso. Enaltece o trabalho de atendimento a famílias carentes e o exercido pela pastoral dos moradores de rua. Agradece aos paroquianos. Ressalta a importância do Evangelho. Defende a agregação e o acolhimento. Cita fala de Dom Paulo Evaristo Arns. Clama pela união de forças em torno da construção da fraternidade.
7 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Narra breve histórico do Cristianismo na Inglaterra e da Catedral Anglicana de São Paulo. Faz breve leitura curricular e anuncia a entrega de homenagem ao Sr. Reverendo Aldo Quintão.
8 -  REVERENDO ALDO QUINTÃO
Pároco na Catedral Anglicana de São Paulo, saúda os presentes. Narra sua chegada à Igreja Anglicana, há 23 anos. Reverencia sua mãe, essencial em sua educação. Lembra episódios da infância, em Taguatinga. Informa que hoje assinara convênio, com a prefeitura de Botucatu, para atender crianças, a partir dos serviços de duas creches. Elogia o deputado Fernando Capez. Comenta a "Campanha dos Lençois", realizada na Catedral Anglicana, para angariar mil lençóis, em benefício do orfanato. Manifesta amor pelos paroquianos da Catedral Anglicana de São Paulo. Comenta o interesse do deputado Fernando Capez em favorecer, segundo o patrocínio de 7 milhões de reais, da Cultura Inglesa, a ampliação do serviço de creche da igreja. Valoriza a pluralidade religiosa. Afirma que a Catedral Anglicana acolhe pessoas vítimas de discriminação. Comenta a diminuição no número de casamentos. Lembra demora da polícia para registrar boletim de ocorrência, em caso de gêmeas abandonadas na igreja. Acrescenta que decidira construir um orfanato, em razão disso.
9 -  CELSO NASCIMENTO
Deputado estadual, cumprimenta os presentes. Manifesta contentamento por participar da solenidade. Enaltece a importância dos homenageados, para a sociedade. Afirma-se pastor membro da Igreja do Evangelho Quadrangular. Elogia o deputado Fernando Capez. Acrescenta que esta Casa hoje recebera luz.
10 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Reflete sobre a fé, a esperança, e o amor, contidos na Primeira Epístola de São Paulo aos Coríntios. Faz agradecimentos. Encerra a sessão.
alesp