16/04/2018 - 23a Solene

HOMENAGEM AO REGIMENTO DE POLÍCIA MONTADA "9 de JULHO"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 16/05/2018:

Resumo da Sessão
Presidência : CORONEL CAMILO
1 -  CORONEL CAMILO
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  VERA BUCHERONI
Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa.
3 -  PRESIDENTE CORONEL CAMILO
Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido deste deputado, na direção dos trabalhos, para a "Homenagem ao Regimento de Polícia Montada 9 de Julho". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro", executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
4 -  CORONEL TELHADA
Deputado estadual, agradece a oportunidade de estar presente nesta solenidade. Cumprimenta o deputado Coronel Camilo e todas as autoridades presentes. Destaca a necessidade de ter um policial como secretário na pasta de Segurança Pública. Lembra a tradição, a valorização, a honra e a luta contra o crime do Regimento de Cavalaria, que diz ter participado de toda a história da polícia. Menciona ser a história do Regimento única, de glória para o estado de São Paulo, doando seu trabalho, por mais de 100 anos, para o bem do cidadão. Afirma que pensa sempre no bem do cidadão, sacrificando os seus interesses pessoais. Diz contar com apoio da imprensa e das autoridades. Esclarece que este deputado e o deputado Coronel Camilo estarão sempre prontos para defender as instituições de qualquer pessoa que falar mal da polícia ou das Forças de Segurança nesta Casa. Combate as críticas de que a Segurança está ruim por causa da polícia. Pede que os policiais mantenham os 186 anos de união e de regimento forte. Coloca o seu gabinete à disposição de todos. Enfatiza que valoriza o serviço que prestam diariamente. Diz ser a Cavalaria um motivo de honra e orgulho para todos.
5 -  PRESIDENTE CORONEL CAMILO
Afirma que tanto a Polícia Militar quanto o povo brasileiro precisam de união. Lembra que nas eleições, no dia sete de outubro, será possível mudar.
6 -  MAURÍCIO JOSÉ LEMOS FREIRE
Ex-delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo, cumprimenta as autoridades presentes. Parabeniza o deputado Coronel Camilo por todas as homenagens prestadas e por sua postura nesta Casa. Afirma que as forças de segurança sempre trabalham para o bem. Cumprimenta todos os integrantes que fazem e que já fizeram parte do Regimento da Cavalaria. Conta passagem ocorrida em um dos desfiles da Cavalaria do dia nove de julho. Diz ter somente lembranças alegres do "Regimento 9 de julho". Parabeniza todos. Coloca-se à disposição de todos.
7 -  PRESIDENTE CORONEL CAMILO
Diz admirar a Cavalaria desde que entrou no Barro Branco. Menciona que quis ser da Cavalaria quando entrou mas não conseguiu. Lembra de momentos agradáveis que passou lá. Reconhece o trabalho prestado por todos os integrantes. Diz ser o trabalho prestado por eles fundamental. Cita a presença da Cavalaria em estádios e manifestações. Destaca o trabalho de equoterapia, realizado pela Cavalaria com pessoas com deficiências. Esclarece que o homem da Cavalaria não é melhor nem pior que os outros, é diferente. Ressalta que os integrantes da Cavalaria também cuidam dos cavalos. Agradece aos homens deste Regimento. Parabeniza e pede uma salva de palmas à Cavalaria. Anuncia a apresentação de um vídeo institucional.
8 -  LUIZ FLÁVIO BORGES D´URSO
Representante do presidente da OAB, diz estar satisfeito em usar a tribuna dos representantes do povo. Cumprimenta as autoridades presentes. Informa que representa a OAB e também os cidadãos nesta solenidade. Lembra de sua infância, quando morava a um quarteirão do Regimento da Cavalaria. Recorda que as crianças se encantavam quando a Cavalaria passava nas ruas. Ressalta sua admiração pela Polícia Militar de São Paulo, suas visitas aos quartéis e a participação nas solenidades. Destaca a sensibilidade do homem de Cavalaria. Parabeniza o Regimento, que disse prestar um trabalho primordial para a população. Afirma que a Segurança Pública é um desafio para todo o País e para todo o mundo. Esclarece que os integrantes da Cavalaria são pessoas que se preocupam com a essência.
9 -  PRESIDENTE CORONEL CAMILO
Presta homenagem, com entrega de certificado de agradecimento pelos relevantes serviços prestados à sociedade a diversos policiais. Presta homenagem, com entrega de certificado de agradecimentos pelos serviços prestados à sociedade paulista a diversos policiais.
10 -  HANNA OHANS BANOUS
Presidente do Conseg de Perus, diz ser defensor da Polícia Militar e da Polícia Civil. Relata ter participado de duas guerras, estando aqui para ajudar a Polícia Militar. Pede maior força para combater o crime e a corrupção. Agradece a Polícia Militar pelos serviços prestados.
11 -  RONALDO MIGUEL VIEIRA
Tenente coronel PM, comandante do Regimento de Polícia Montada "9 de Julho", agradece o deputado Coronel Camilo pelo apoio a todos. Cumprimenta as autoridades presentes. Lembra os 125 anos de existência do Regimento da Cavalaria, um dos mais tradicionais da Polícia Militar. Menciona a participação em fatos importantes e com honrosos personagens. Cita a participação da Cavalaria em diferentes atividades, com grande efeito preventivo e aumentando a segurança do povo paulista. Discorre sobre as atividades sociais prestadas pelo Regimento como a ecoterapia, entre outros. Destaca que o policial da cavalaria também preza pela saúde do cavalo, estabelecendo um vínculo com o animal, o que tem resultados sempre positivos. Agradece o deputado Coronel Camilo pela sessão solene.
12 -  NIVALDO CÉSAR RESTIVO
Comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, cumprimenta o deputado Coronel Camilo. Afirma ter sido o mesmo um dos melhores comandantes-gerais que a polícia já teve. Parabeniza o deputado pela sua combatividade nesta Casa de Leis e pela sessão solene proposta. Cumprimenta as autoridades presentes. Agradece pela oportunidade de participar de decisões nesta Casa de Leis, já que os deputados Coronel Camilo e Coronel Telhada sempre questionam a opinião do comandante em projetos relacionados à Polícia Militar. Afirma que o Regimento de Polícia Montada, com 125 anos, remonta a própria origem da Polícia Militar. Destaca os benefícios desta modalidade de policiamento. Cita os menores índices criminais do país, em São Paulo. Relata que o Regimento ajuda no policiamento territorial, em locais inacessíveis para veículos de 4 ou de 2 rodas. Menciona o cuidado com os cavalos e a equoterapia, oferecido gratuitamente à população, e que é um orgulho para a população paulista, para a Polícia Militar e para o Regimento. Cita a participação de uma equipe multidisciplinar na melhora da qualidade de vida de pessoas com deficiências. Agradece todos os que compõem o Regimento de Cavalaria. Cumprimenta todos os presentes.
13 -  PRESIDENTE CORONEL CAMILO
Convida todos os presentes para entoarem a canção "Eterno Regimento", que também foi executada pela seção de Banda do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Afirma que a Cavalaria cultiva as suas tradições. Lembra das festas da confraria e as do Regimento. Menciona que depois dos desfiles, há a comemoração, realizadas com o famoso e tradicional "Tra La Lá". Pede que o coronel Felix puxe o "Tra La Lá". Convida todos os presentes para uma apresentação de Banda de Clarins no Hall Monumental. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp