08/03/2018 - 21ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 14/03/2018:

Resumo da Sessão
Presidência : JUNIOR APRILLANTI
Secretaria : DAVI ZAIA

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  JUNIOR APRILLANTI
Assume a Presidência e abre a sessão. Convoca duas sessões extraordinárias a serem realizadas hoje, a primeira às 19 horas e a segunda dez minutos após o término da sessão precedente.
2 -  DAVI ZAIA
Parabeniza as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta data. Acrescenta que a defesa da igualdade de direitos entre gêneros é intensa. Clama por maior representatividade feminina na Política. Defende legislação que reafirme a proteção dos direitos femininos.
3 -  PRESIDENTE JUNIOR APRILLANTI
Endossa o pronunciamento do deputado Davi Zaia.
4 -  LUIZ CARLOS GONDIM
Discorre acerca do Dia Internacional da Mulher. Anuncia a visita de autoridades legislativas da cidade de Lorena. Informa que os investimentos do País em Saúde não superam 6,8% do PIB. Opina que a municipalização dos serviços na citada área é benéfica, mas em contrapartida endivida os municípios. Estabelece relação entre o desemprego e a dificuldade de acesso a tratamento médico. Lamenta a demora de pacientes em filas, principalmente dos necessitados de próteses ósseas.
5 -  BETH SAHÃO
Enaltece o Dia Internacional da Mulher. Clama por iniciativas públicas e privadas que efetivamente combatam o racismo e valorizem a mulher, por exemplo. Lamenta índices sobre feminicídio e estupro, no País. Comemora a aprovação de projeto de lei que visa a punir, com rigor, o estupro coletivo. Assevera que faz-se necessária a adoção de medidas preventivas que desconsiderem a mulher como propriedade, a conferir-lhe autonomia na tomada de decisões. Lista direitos femininos. Defende o funcionamento, por 24 horas, especialmente nos finais de semana, das delegacias das mulheres.
6 -  CORONEL CAMILO
Valoriza o Dia Internacional das Mulheres. Informa que em 2010 fizera a unificação dos quadros da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Acrescenta que o policial militar feminino pode ocupar qualquer cargo na instituição. Enaltece que não há divergência salarial de gênero na entidade. Afirma que a Ecovias fizera retratação, por ter criticado manifestação pacífica da Associação Defenda PM, em benefício do reajuste salarial de policiais militares. Cumprimenta o governador do Estado pela nomeação de 50 médicos para a corporação. Defende o ingresso de mais 40 profissionais da mesma categoria nos quadros de servidores da Polícia Militar. Enaltece o empenho dos coronéis Roberto e Sérgio. Afirma que fora privilégio comandar a instituição.
7 -  CORONEL TELHADA
Faz coro ao pronunciamento do deputado Coronel Camilo. Acrescenta a necessidade de realização de novo concurso público para o ingresso de médicos na Polícia Militar do Estado de São Paulo. Comenta acidente, provocado por motorista embriagado, que culminara com o falecimento de quatro policiais militares do estado do Pará. Atribuiu à impunidade a responsabilidade por ocorrências dessa magnitude. Transmite condolências à corporação e a familiares dos falecidos. Manifesta apoio à Associação Defenda PM.
8 -  RAFAEL SILVA
Discorre acerca de dificuldades vivenciadas pelas mulheres, em âmbito profissional e doméstico. Critica deficiências nos serviços públicos de saúde e a precarização no ensino, a afetar as famílias. Lamenta o intercâmbio de interesses promovido pelo Presidencialismo de Coalisão. Comenta, segundo reflexões de sociologia e de filosofia, a importância da Educação, como meio capaz de favorecer a ampliação da capacidade crítica, em defesa da ética. Cita Kant e Castro Alves.
9 -  RAFAEL SILVA
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
10 -  PRESIDENTE JUNIOR APRILLANTI
Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária do dia 09/03, à hora regimental, sem Ordem do Dia. Lembra sessão extraordinária a ser realizada hoje, às 19 horas. Levanta a sessão.
alesp