06/04/2018 - 20a Solene

COMEMORAÇÃO DO DIA DAS MENINAS DO ARCO ÍRIS
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 08/05/2018:

Resumo da Sessão
Presidência : FERNANDO CAPEZ
1 -  FERNANDO CAPEZ
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia a Mesa e demais autoridades presentes. Tece considerações regimentais sobre a solenidade. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene para "Comemoração do Dia das Meninas do Arco-Íris", por solicitação deste deputado. Convida o público para ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".
2 -  CLEUDE APARECIDA DE CASTRO DUTRA CUNHA
Digna grande matriarca da Ordem da Estrela do Oriente, saúda os presentes. Elogia as homenageadas. Tece considerações filosóficas sobre o arco-íris. Faz referência ao desenvolvimento infantil e ao processo de transformação em um ser adulto. Valoriza a fidelidade como a mais elevada manifestação do caráter. Acrescenta que no pote de ouro há valores, sentimentos e princípios, como o amor, a esperança e a sabedoria. Enaltece o trabalho realizado em assembleias da Ordem. Manifesta gratidão pelo apoio financeiro ao projeto de construção da Casa das Estrela, instituição beneficente a favor do tratamento de pacientes com câncer, em Barretos.
3 -  ROSALI PAPST MORETTI
Grande mãe da Ordem do Arco-Íris Para Meninas, cumprimenta os presentes. Afirma que a presente solenidade incentiva a continuidade do grupo de jovens homenageadas. Valoriza a intenção de formar líderes e cidadãs do bem. Acrescenta que discursa em nome de todas as mães conselheiras. Agradece à maçonaria, e a este Parlamento, pelo acolhimento.
4 -  KELLY CRISTINA RODRIGUES DE OLIVEIRA
Grande ilustre preceptora da Jurisdição de São Paulo, saúda os presentes. Faz breve relato histórico sobre o início da participação de jovens na maçonaria, há 96 anos. Valoriza a família maçônica, orientada por princípios e virtudes. Manifesta-se honrada por representar a Jurisdição, composta por mais de mil membros. Ressalta a atividade voluntária em prol de desconhecidos. Argumenta que a inspiração da Ordem é servir e motivar. Manifesta contentamento por participar da solenidade. Informa a exibição de vídeo institucional em homenagem às Assembleias da Ordem Internacional das Meninas do Arco-Íris.
5 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Elogia o conteúdo do vídeo exibido. Enaltece o trabalho realizado por Clóvis Messias, por estimular o crescimento da Ordem. Defende o ingresso de mais meninas na entidade. Informa que estudara em colégio jesuíta, onde aprendera os males produzidos pelo egoísmo. Lista autoridades que enviaram cumprimentos às homenageadas.
6 -  CÁSSIA MARIA TIENGO MARONO
Suprema delegada da Ordem do Arco-Íris Para Meninas, saúda os presentes. Enaltece o presente momento, destinado à confraternização e à valorização da Ordem homenageada. Afirma sentir-se privilegiada por ser membro da entidade. Ressalta a troca de experiências e o auxílio no enfrentamento de dificuldades. Agradeceu às mães conselheiras e aos presidentes pelo empenho em participar da solenidade. Aconselha as meninas homenageadas a cultivarem a justiça, o caráter, e a dignidade.
7 -  DENISE APARECIDA HONORATO DE MORAIS
Suprema delegada da Ordem do Arco-Íris Para Meninas, cumprimenta os presentes. Afirma que representa os Estados Unidos da América. Discorre acerca do empoderamento da dignidade feminina em escolas, igrejas, e lares. Defende a honestidade, a justiça, a sabedoria, a fidelidade, o patriotismo, e a verdade. Informa que Bruno Covas e Márcio França, recém-empossados prefeito de São Paulo e governador do Estado, respectivamente, são maçons. Clama a Deus proteção à família maçônica. Anuncia a entrega de homenagem à Presidência e a Clovis Messias. Destaca que em breve deve ser instituído intercâmbio de meninas do Brasil e da Bolívia.
8 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Lê teor do certificado recebido. Comenta passagem bíblica a respeito do arco-íris. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp