28/05/2018 - 33a Solene

CONCESSÃO DO COLAR DE HONRA AO MÉRITO LEGISLATIVO DO ESTADO DE SÃO PAULO À ASSOCIAÇÃO ISRAELITA DE BENEFICÊNCIA BEIT CHABAD EM RAZÃO DO PROJETO FELICIDADE
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 15/06/2018:

Resumo da Sessão
Presidência : JOÃO CARAMEZ
1 -  JOÃO CARAMEZ
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  IZABEL DE JESUS PINTO
Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa.
3 -  PRESIDENTE JOÃO CARAMEZ
Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido deste deputado, na direção dos trabalhos, para a "Homenagem a Associação Israelita de Beneficência Beit Chabad do Brasil com a Outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo, em reconhecimento ao Projeto Felicidade". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro", executado pela Patrulha Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Anuncia a apresentação de um vídeo institucional. Diz ter sido entrevistado pela Érica, da TV Alesp, que se sentiu privilegiada por ter feito a reportagem sobre o Projeto Felicidade. Destaca a importância deste projeto na vida de todos os brasileiros. Ressalta a oportunidade de superação de barreiras, antes consideradas instransponíveis.
4 -  SHABSI ALPERN
Rabino, diz ter se emocionado quando o deputado João Caramez, no início da sessão falou sob a proteção de Deus. Afirma que somente sob a proteção divina é que este País pode funcionar nestes dias difíceis. Agradece o deputado Floriano Pesaro, por ser um homem de bem e uma alma especial, seu conhecido há muitos anos. Pede vida longa ao deputado Floriano Pesaro. Cumprimenta as autoridades presentes. Considera Flávia Bochernitsan como o próprio Projeto Felicidade. Discorre sobre o início do projeto, há 17 anos, criado para atender para atender crianças brasileiras que sofrem de câncer. Recorda sua vinda para o Brasil, 57 anos atrás. Enfatiza que o Brasil é um país que recebe de braços abertos todo e qualquer imigrante, e portanto devemos agradecer. Conta histórias de pessoas que o ajudaram quando chegou ao Brasil e não sabia falar nada de português. Afirma que para retribuir a hospitalidade e a ajuda dos brasileiros criou o Projeto Felicidade. Esclarece que a bondade é a base do universo e que os princípios de moral e ética são a base da crença judaica, a essência e natureza da religião. Dá exemplos de como enxergam o mundo e a vida. Menciona os dez mandamentos, dos quais cinco falam da relação entre homem e o criador, enquanto os outros cinco falam das relações entre homens e homens, que considera os mais importantes. Esclarece que se a pessoa ofende alguém, não adianta somente jejuar no dia do Yom Kipur, é preciso pedir desculpas, já que os semelhantes estão acima de tudo. Cita uma conhecida regra bíblica: "amai o seu próximo como a si mesmo". Afirma que, de acordo com o Talmude, quando deixamos este plano, a primeira pergunta que nos é feita é se agimos corretamente com todas as pessoas. Ressalta a necessidade de agirmos sempre com justiça. Discorre sobre a ajuda das pessoas aos animais. Faz votos que cada comunidade faça algo pelo povo brasileiro, que considera sofrido e bom. Cita a vinda do Messias, que de acordo com o rabino, trará igualdade, saúde, paz e sustento para todos. Agradece esta Casa pela honra desta sessão solene, todos os voluntários do projeto, os pais pela confiança depositada e o Brasil.
5 -  FLORIANO PESARO
Deputado federal, cumprimenta as autoridades presentes. Agradece o deputado João Caramez e esta Casa pela realização desta sessão solene e por acolher o seu povo e a sua comunidade. Afirma que o rabino Shabsi transformou o seu sonho em realidade. Lembra de quando o rabino o procurou, na primeira metade dos anos 90, para contar este sonho e tentar viabilizá-lo. Afirma que foi a sua inspiração que deu a oportunidade de estarmos aqui comemorando este projeto hoje. Diz ser o rabino Shabsi uma inspiração para todos nós. Lembra que a sua jornada política iniciou com o incentivo e apoio do rabino Alpern. Considera a liderança e a capacidade de operação de Flávia impressionante. Cumprimenta todas as voluntárias, os empresários parceiros e todos os pais, que fazem do projeto uma realidade. Diz ser Mauro Zaitz inspirador de todos, responsável pelo Beit Chabad central. Afirma que Ricardo Berkiensztat, presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo, representa toda a comunidade judaica. Considera Daniel Bialski, presidente da Hebraica, como uma nova geração de políticos em mandato, exercendo a política comunitária. Pede uma salva de palmas para ele. Afirma que o Beit Chabad está presente em quase todos os países do mundo, com a missão de acolher as pessoas, sendo a educação e beneficência dois dos principais pilares da entidade. Explica no que consiste o Projeto Felicidade, criado em 2001, para proporcionar uma semana de felicidade para crianças doentes. Menciona que a criança, acompanhada de seus pais e irmão, passeiam por São Paulo por toda a semana. Ressalta que as crianças que padecem de câncer, vivem uma rotina estressante e cansativa, e que este projeto permite que todos os problemas sejam esquecidos por uma semana, aliviando sua condição de doentes. Considera um privilégio termos este projeto no estado de São Paulo. Informa que é parceiro há anos do projeto, e que sempre irá colaborar na busca de recursos para o mesmo. Agradece o deputado João Caramez e esta Casa por reconhecer a importância deste projeto para o povo paulista e brasileiro.
6 -  IZABEL DE JESUS PINTO
Mestre de cerimônias, anuncia a entrega de Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo a Sra. Flávia Bochernitsan.
7 -  FLÁVIA BOCHERNITSAN
Diretora-geral do Projeto Felicidade, diz estar muito emocionada em falar nesta Casa, e em frente a deputados. Lembra que há 18 anos ouviu o sonho do rabino Alpern, de ajudar as crianças portadoras de câncer, para agradecer o Brasil por ter recebido todos os imigrantes de braços abertos. Afirma que o rabino não descansa enquanto não torna o seu sonho realidade. Discorre sobre o início das reuniões para discussão do projeto em 2001, quando o rabino Alpern definiu a data de início e a escolheu para ser a responsável pelo mesmo. Menciona a ajuda das voluntárias para que pudessem dar os primeiros passos no projeto. Informa que hoje recebem crianças de 34 hospitais de todo o Brasil e que, desde então, nunca deixaram de receber as famílias enviadas pelos hospitais. Cita a parceria da Gol Linhas Aéreas desde 2001 no transporte destas famílias. Considera essas famílias carentes não só financeiramente, mas também de saúde, amor, afeto e de um ombro amigo com o qual possam desabafar. Esclarece que os mesmos estão acostumados a serem rejeitados e discriminados a partir do aparecimento da doença. Relata que as voluntárias do projeto acompanham as famílias desde o check in no hotel, e em diversos passeios pela cidade de São Paulo, em teatros, cinemas, entre outros. Menciona que os dois programas mais queridos pelas famílias são a visita ao sítio do projeto, em São Lourenço da Serra, por sentirem-se livres e em contato com a natureza, e o Guarujá, já que a maioria dos envolvidos nunca viu o mar. Conta casos de diversas crianças que passaram pelo projeto e o que aconteceu com eles depois. Enfatiza que as crianças saem do Projeto Felicidade abastecidos de amor, que é um dos objetivos do projeto. Afirma que é muito fácil fazer uma criança sorrir, mas que fazer uma criança com câncer sorrir é um milagre que o Projeto Felicidade faz diariamente. Agradece todos os parceiros que patrocinam financeiramente o projeto, as voluntárias que diariamente se emocionam e vibram com as crianças, e os funcionários que formaram um grande time. Reconhece que sua filha Simone, o seu braço direito neste projeto, merecia receber um Colar de Honra ao Mérito, pois nunca deixou de fazer sua parte, mesmo estando distante fisicamente. Destaca a frase: "um sonho sonhado sozinho é só um sonho, mas um sonho sonhado com outro é realidade". Agradece o rabino Alpern pelo Projeto Felicidade.
8 -  PRESIDENTE JOÃO CARAMEZ
Afirma que a história do Projeto Felicidade comoveu a todos os presentes. Considera Flávia como uma pessoa divina e abençoada, escolhida por Deus. Cumprimenta toda a comunidade Beit Chabad. Informa que por justiça, o deputado federal Floriano Pesaro deveria ter ocupado a presidência da Mesa nesta sessão, já que foi realizada a pedido dele. Agradece a participação de todos. Destaca a importância de uma homenagem a quem muito faz pelas crianças portadoras de câncer. Enfatiza que esse projeto restabelece a autoestima, animando as crianças para continuarem na luta de combate a doença. Enaltece a participação de todos. Destaca o oportunismo e a falta de solidariedade na sociedade atual. Discorre sobre a greve dos caminhoneiros e a falta de preocupação com a situação da população. Esclarece que a luta para a redução de impostos e combate a corrupção devem continuar. Ressalta a necessidade de lutarmos por um País mais igualitário. Demonstra orgulho de Floriano Pesaro, que abraça causas honestas em favor de quem precisa. Elogia a atuação do deputado federal. Destaca a importância da participação de todos, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa. Agradece as crianças tratadas pelo projeto, que deram uma aula de cidadania, amor e solidariedade, as autoridade e todos os presentes. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp