11/05/2018 - 29a Solene

HOMENAGEM O SR. DR. IVES GANDRA MARTINS COM O COLAR DE HONRA AO MÉRITO LEGISLATIVO DO ESTADO DE SÃO PAULO
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 30/05/2018:

Resumo da Sessão
Presidência : CÉLIA LEÃO
1 -  CÉLIA LEÃO
Assume a Presidência e abre a sessão. Tece considerações regimentais acerca da solenidade. Anuncia a composição da Mesa, tecendo elogios aos nominados. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, atendendo solicitação desta deputada, na direção dos trabalhos, para "Homenagem ao Senhor Doutor Ives Gandra Martins com o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo". Anuncia a exibição de vídeo em homenagem ao Dr. Ives Gandra Martins.
2 -  RUY ALTENFELDER
Presidente do Conselho Superior de Estudos Avançados da Fiesp-Consea, representando o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, enaltece as qualidades pessoais e profissionais do Dr. Ives Gandra Martins.
3 -  FÁBIO ROMEU CANTON FILHO
Representando o presidente da OAB/SP, Dr. Marcos da Costa, saúda os presentes. Parabeniza a iniciativa da deputada Célia Leão de homenagear o Dr. Ives Gandra Martins, cujas contribuições para o Direito e o Estado Democrático de Direito ressalta. Considera que o homenageado é um exemplo a ser seguido. Recita verso de poesia de autoria do jurista condecorado.
4 -  ALENCAR BURTI
Presidente da Associação Comercial de São Paulo, manifesta-se honrado por estar presente nesta sessão. Deseja benção e proteção à Ives Gandra Martins.
5 -  PRESIDENTE CÉLIA LEÃO
Anuncia apresentação musical executada pela Camerata da Polícia Militar do Estado de São Paulo, cujos membros saúda.
6 -  IVES GANDRA MARTINS
Advogado, professor, escritor brasileiro e homenageado desta solenidade, manifesta-se encantado com a performance da Camerata da Polícia Militar do Estado de São Paulo, cujos integrantes parabeniza.
7 -  PRESIDENTE CÉLIA LEÃO
Tece considerações sobre a vida política. Considera que, apesar de repercussões negativas, não se deve generalizar a classe política com preconceito. Menciona que há quase 30 anos deu início ao seu primeiro mandato nesta Casa.
8 -  FERNANDO CAPEZ
Deputado estadual, menciona que é preciso coragem para o ingresso na carreira política. Comenta a existência da Medalha Doutor Ives Gandra da Silva Martins, comenda criada nesta Casa. Discorre sobre a importância do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo e os diferenciais daquelas pessoas que o recebem. Enaltece a trajetória pessoal e profissional do Dr. Ives Gandra Martins. Ressalta as virtudes do homenageado, citando passagem bíblica sobre os dons do ser humano.
9 -  LUIZ FLÁVIO BORGES D'URSO
Representando o presidente da OAB-SP, Dr. Marcos da Costa, elogia a competência da deputada Célia Leão por estar em seu sétimo mandato nesta Casa. Saúda os componentes da Mesa. Destaca a importância do apoio de Ives Gandra Martins à OAB-SP. Menciona que o homenageado é admirado e reconhecido pela classe dos advogados.
10 -  CÉLIA LEÃO
Elogia a oratória de Luiz Flávio Borges D'Urso. Tece considerações sobre o ato de servir à população no mandato político.
11 -  ANGELA VIDAL GANDRA DA SILVA MARTINS
Filha do homenageado e ocupante da cadeira de nº 46 da Academia Paulista de Letras Jurídicas, manifesta-se privilegiada por ser filha de Ives Gandra Martins. Destaca as característica positivas de seu pai. Elogia a dedicação do homenageado em defesa do Estado Democrático de Direito. Lê poesia de Ives Gandra Martins dedicada à sua neta.
12 -  PRESIDENTE CÉLIA LEÃO
Frisa que esta homenagem é o reconhecimento do compromisso e talento do Dr. Ives Gandra Martins, a quem enaltece. Presta homenagem com a outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao Dr. Ives Gandra Martins, de quem lê a biografia.
13 -  IVES GANDRA MARTINS
Advogado, professor, escritor brasileiro e homenageado desta solenidade, saúda os presentes. Manifesta-se comovido com os elogios dirigidos a sua pessoa pelos componentes da Mesa. Considera que a amizade é uma das melhores qualidades do ser humano. Tece considerações sobre o papel dos juristas no processo de redemocratização do Brasil. Declara-se defensor do parlamentarismo. Manifesta-se lisonjeado pela homenagem recebida deste Parlamento. Discorre sobre a importância da fé em Deus.
14 -  PRESIDENTE CÉLIA LEÃO
Faz elogios à família Gandra Martins. Tece considerações sobre o papel de Deus na vida das pessoas. Manifesta-se lisonjeada por dedicar esta homenagem ao Dr. Ives Gandra Martins, a quem presenteia. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp