04/05/2018 - 26a Solene

COMEMORAÇÃO DO DIA DO PSICANALISTA
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 22/05/2018:

Resumo da Sessão
Presidência : MARIA LÚCIA AMARY
1 -  MARIA LÚCIA AMARY
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  IZABEL DE JESUS PINTO
Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa.
3 -  PRESIDENTE MARIA LÚCIA AMARY
Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, atendendo solicitação desta deputada, na direção dos trabalhos, em "Comemoração ao Dia do Psicanalista". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".
4 -  CÉSAR AUGUSTO
Diretor da Comissão Científica do Sindicato dos Psicanalistas do Estado de São Paulo - Sinpesp, saúda os presentes, os quais parabeniza pelo Dia do Psicanalista. Destaca a necessidade de fortalecimento da função e atuação dos psicanalistas do ponto de vista político. Faz considerações sobre o papel social da psicanálise atualmente. Cita os motivos mais comuns pelos quais as pessoas buscam a psicanálise, diferenciando as demandas femininas e masculinas.
5 -  NORBERTO BUENO DOS SANTOS BITENCOURT
Segundo vice-presidente do Sindicato dos Psicanalistas do Estado de São Paulo - Sinpesp, faz relato histórico do Sinpesp. Discorre sobre as dificuldades enfrentadas pela instituição. Ressalta que houve aumento do número de atendimentos no sindicato, principalmente para a população menos favorecida. Frisa a importância do sindicato em prol da atuação clínica social dos psicanalistas.
6 -  ELIZANDRA SOUZA
Primeira vice-presidente do Sindicato dos Psicanalistas do Estado de São Paulo - Sinpesp, aponta que um dos papéis do sindicato é unir os profissionais de psicanálise, que considera ser uma categoria pouco unida. Tece considerações sobre como a psicanálise funciona na vida social. Faz reflexão sobre o que é ser psicanalista.
7 -  PRESIDENTE MARIA LÚCIA AMARY
Anuncia apresentação musical da cantora Bruna Caram, com a música "Vou para a rua".
8 -  ARMINDA MARTINS
Presidente da Comissão de Ética do Sindicato dos Psicanalistas do Estado de São Paulo - Sinpesp, presta homenagem à Sra. Araceli Albino, pela contribuição à psicanálise brasileira e ao Sinpesp, com a entrega do Prêmio Freud de Psicanálise 2018.
9 -  ARACELI ALBINO
Presidente do Sindicato dos Psicanalistas do Estado de São Paulo - Sinpesp, manifesta-se surpresa com a homenagem recebida. Tece considerações sobre a simbologia artística do troféu ganho. Lembra de quando trabalhou com a deputada Maria Lúcia Amary, cujo desempenho profissional enaltece. Menciona que o Dia do Psicanalista foi instituído com lei estadual em 2008. Destaca que o Sinpesp tem poder legal para representar a categoria. Frisa que a psicanálise é uma profissão. Reflete sobre a importância da formação do psicanalista.
10 -  PRESIDENTE MARIA LÚCIA AMARY
Anuncia apresentação musical da cantora Bruna Caram, com a música "Palavras do Coração", de Otavio Toledo e Costa Netto.
11 -  IZABEL DE JESUS PINTO
Mestre de cerimônias, anuncia homenagem com entrega de flores à deputada Maria Lúcia Amary pela presidente do Sindicato dos Psicanalistas do Estado de São Paulo.
12 -  PRESIDENTE MARIA LÚCIA AMARY
Discorre sobre a função da psicanálise para o desenvolvimento pessoal e o equilíbrio emocional das pessoas em um mundo cada vez mais tecnológico. Parabeniza os psicanalistas pelo seu dia. Tece elogios à Sra. Araceli Albino, presidente do Sinpesp. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp