18/05/2018 - 32a Solene

COMEMORAÇÃO DO ANO DA BÍBLIA NO BRASIL
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 15/06/2018:

Resumo da Sessão
Presidência : LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA
1 -  LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  IZABEL DE JESUS PINTO
Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa.
3 -  PRESIDENTE LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA
Saúda as autoridades presentes. Fala a respeito do significado da data comemorada nesta solenidade. Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido deste deputado, na direção dos trabalhos, para "Comemoração do Ano da Bíblia no Brasil". Convida os presentes a ouvirem, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Discorre sobre suas crenças acerca da participação de lideranças religiosas na vida política.
4 -  MOISÉS RODRIGUES
Pastor, faz oração.
5 -  PRESIDENTE LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA
Destaca a relevância história e religiosa da Bíblia. Explicita aspectos do percurso da atuação das instituições protestantes no Brasil e na América Latina. Fala sobre as relações entre o leitor brasileiro e as escrituras bíblicas. Frisa a importância do pastor do século XVII, João Ferreira de Almeida, como tradutor da Bíblia para os países lusófonos. Apresenta dados do alcance mundial do livro. Fala a respeito de plataformas digitais e suportes acessíveis que disponibilizam a Bíblia. Defende a divulgação da obra nos diversos meios de conhecimento.
6 -  MÁRIO ROST
Gerente de Desenvolvimento Institucional da Sociedade Bíblica do Brasil e pastor da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, faz cumprimentos. Salienta a relevância da Bíblia, a seu ver, como fonte de esperança para crianças, jovens, idosos e pessoas pobres e enfermas e de transformação íntima para toda a sociedade. Alegra-se pela ampla disseminação dos textos bíblicos no Brasil. Destaca a importância da Sociedade Bíblica do Brasil junto às igrejas para a divulgação da mensagem bíblica. Faz convite para a participação de todos nas atividades do Ano da Bíblia no Brasil.
7 -  ERASMO DUARTE
Bispo da Igreja Sara Nossa Terra, saúda os presentes. Discorre sobre quatro pilares da Bíblia. Apresenta informações a respeito de características e do alcance da obra. Situa as palavras de Jesus contidas nos textos bíblicos como forma de comunicação de Deus com os seres humanos, segundo ele. Cita trechos da Bíblia acerca de seu próprio conteúdo. Conta histórias que fazem referência à importância das Escrituras Bíblicas.
8 -  IZABEL DE JESUS PINTO
Mestre de cerimônias, convida a vereadora Elian Santana, de Santo André, o vereador Israel Mendonça, de Rio Grande da Serra, e o Sr. Hélio Rodrigues, diretor do Sindicato dos Químicos de São Paulo, para comporem a Mesa extensora desta sessão.
9 -  PRESIDENTE LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA
Destaca o trabalho realizado por esses representantes públicos. Anuncia apresentação musical do quarteto Adoração.
10 -  SAMUEL RODRIGUES
Pastor da Igreja Assembleia de Deus de Jandira, faz cumprimentos. Discorre sobre suas experiências pessoais com a leitura da bíblia. Defende o estudo dos ensinamentos contidos nessa obra e sua aplicação na vida cotidiana. Tece agradecimentos ao deputado Luiz Fernando Lula da Silva pela realização desta solenidade.
11 -  PRESIDENTE LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA
Destaca a relevância, a seu ver, do conhecimento bíblico por pessoas atuantes na política institucional.
12 -  ELIAN SANTANA
Vereadora de Santo André, saúda o deputado Luiz Fernando Lula da Silva. Fala sobre projetos de lei, de sua autoria, que visam à divulgação da Bíblia. Discorre a respeito da misericórdia divina.
13 -  TIAGO ESCOBAR DE AZEVEDO
Reverendo da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil, fala sobre experiências pessoais com a leitura da bíblia. Analisa a importância do Ano da Bíblia no Brasil. Faz votos de bênçãos divinas a todos os presentes.
14 -  PRESIDENTE LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA
Anuncia homenagem a igrejas presentes nesta solenidade, com a entrega de certificados a seus representantes.
15 -  IZABEL DE JESUS PINTO
Mestre de cerimônias, enumera os representantes homenageados.
16 -  PRESIDENTE LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA
Parabeniza todos os atuantes nas igrejas evangélicas homenageadas, destacando o papel social dessas pessoas e instituições.
17 -  ROBERVAL HERMÍNIO
Pastor, faz oração.
18 -  PRESIDENTE LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA
Anuncia homenagem a igrejas presentes nesta solenidade, com a entrega de certificados aos representantes que enumera. Anuncia a apresentação do Quarteto Adoração, ao qual faz agradecimentos. Tece considerações acerca da responsabilidade social desta Casal, da política e de todas as pessoas que ocupam posições de autoridade pública e religiosa. Compara a falibilidade dos representantes públicos e os julgamentos da população sobre suas atitudes com aquelas narradas nas histórias bíblicas. Reitera seu ponto de vista a respeito da importância da presença de religiosos na política. Enumera problemas públicos do estado de São Paulo, sobretudo em relação aos direitos das crianças e adolescentes, com destaque para educação. Discorre sobre a coerência entre sua posição como evangélico e petista. Fala sobre sua postura política, apesar da maldade existente no mundo. Destaca que todos os partidos políticos defendem, segundo ele, pautas como a legalização do aborto. Acentua que o PT faz opção pelas pessoas mais humildes. Lembra apoio da igreja cristã alemã à guerra promovida por Hitler. Frisa a necessidade de não se calar diante de injustiças sociais, sobretudo em relação a condenações, prisões e assassinatos de inocentes. Enfatiza que apenas 20 dos 94 deputados desta Casa priorizam as pessoas com maior necessidade no campo dos direitos sociais.
19 -  TIAGO ESCOBAR DE AZEVEDO
Reverendo da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil, faz oração.
20 -  PRESIDENTE LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA
Recebe homenagem do Quarteto Adoração.
21 -  WELERSON SOUZA
Integrante do Quarteto Adoração, tece agradecimentos e elogios ao deputado Luiz Fernando Lula da Silva.
22 -  PRESIDENTE LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA
Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp