11/06/2018 - 39a Solene

HOMENAGEM AO CORPO DE BOMBEIROS DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 30/06/2018:

Resumo da Sessão
Presidência : CORONEL CAMILO
1 -  CORONEL CAMILO
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  VERA BUCHERONI
Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa.
3 -  PRESIDENTE CORONEL CAMILO
Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido deste deputado, na direção dos trabalhos, para a "Homenagem ao Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro", executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Destaca sua alegria em comemorar o Dia do Bombeiro nesta solenidade. Lembra que os bombeiros atendem diversos tipos de ocorrências, desde as mais graves até as mais simples. Parabeniza o Corpo de Bombeiros. Menciona caso de incêndio, ocorrido ontem, que mostrou o empenho do Corpo de Bombeiros. Pede que o comandante transmita os parabéns a toda sua tropa, de 9045 bombeiros no estado de São Paulo. Anuncia a apresentação de um vídeo institucional e menciona já ter sido do Corpo de Bombeiros em 1983.
4 -  VERA BUCHERONI
Mestre de cerimônias, lê um breve resumo do incêndio ocorrido no Largo do Paissandu.
5 -  PRESIDENTE CORONEL CAMILO
Presta homenagem, com entrega de certificado de agradecimento, pelos relevantes serviços prestados à Sociedade Paulista e a Polícia Militar do Estado de São Paulo, aos representantes da Cptran, 1º BPTran, CPChq, 7º BPM/M e 45º BPM/M; à diversos adestradores e seus cães do Corpo de Bombeiros, com entrega de certificado; e a diversos integrantes da equipe do sargento Diego, que teve uma atuação destacada no incêndio ocorrido no prédio do Largo Paissandu, com entrega da Medalha da Constituição da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e certificado.
6 -  VERA BUCHERONI
Mestre de cerimônias, anuncia a exibição de vídeo com fotos da atuação dos bombeiros durante o incêndio do Largo do Paissandu.
7 -  PRESIDENTE CORONEL CAMILO
Presta homenagem, juntamente com a Associação Comercial de São Paulo - Distrital Pinheiros, com entrega do troféu Marco da Paz e o diploma de "Mensageiros da Paz" para o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, representado pelo coronel PM Eduardo Rodrigues Rocha, comandante da instituição.
8 -  EDUARDO RODRIGUES ROCHA
Coronel PM, comandante do Corpo de Bombeiros de São Paulo, agradece a oportunidade desta homenagem. Cumprimenta as autoridades presentes. Informa que o Corpo de Bombeiros completou 138 anos de existência e que sua criação foi motivada por uma tragédia: o incêndio na biblioteca da Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Diz que a instituição teve o seu início nesta Casa, há 138 anos. Lembra que o projeto de criação do Corpo de Bombeiros foi aprovado em 27/02/80 e em 10/03 a lei foi promulgada. Reverencia o Legislativo paulista. Destaca a importância desta Casa para o Corpo de Bombeiros. Menciona que a instituição é formada por 9045 homens e mulheres, que velam pela vida dos paulistas. Lista algumas das grandes tragédias ocorridas em São Paulo, como o incêndio dos edifícios Andraus e Joelma, a queda do voo JJ 3054 da TAM, o incêndio no Memorial da América Latina e no Museu da Língua Brasileira. Cita o Código Estadual de Emergências, aprovado nesta Casa. Afirma que o Corpo de Bombeiros atua em função do trabalho de todos esses homens e mulheres, assim como da legislação vigente. Discorre sobre as legislações referentes ao Corpo de Bombeiros, aprovadas por esta Casa, e as regulamentações necessárias por meio de decretos. Agradece esta Casa por permitir grandes conquistas à instituição. Esclarece que os bombeiros têm orgulho de defender a vida humana. Comenta os números envolvendo o recente incêndio e desabamento do Edifício Wilton Paes de Almeida, no Largo do Paissandu. Presta sua homenagem aos que participaram da ocorrência e que já foram hoje homenageados e a todos os integrantes das diversas instituições do estado de São Paulo envolvidas neste trabalho. Faz um agradecimento especial a esta Casa pelo apoio dado aos bombeiros do estado de São Paulo, ao comandante da Polícia Militar Marcelo Vieira Salles, a todos os deputados, em especial o deputado Coronel Camilo, que considera como eterno e brilhante comandante da PM. Afirma que a sociedade paulista pode sempre contar com o Corpo de Bombeiros da PM do Estado de São Paulo.
9 -  MARCELO VIEIRA SALLES
Coronel PM, comandante-geral da Polícia Militar, diz estar honrado em estar em um evento para homenagear homens e mulheres destemidos, que trabalham diariamente na defesa dos paulistas. Cumprimenta o deputado Coronel Camilo e todas as autoridades presentes. Diz não ser fácil a missão de comandar a Polícia Militar. Menciona que está há um ano no comando. Lembra que a instituição é responsável pelo sustento de sua família há 52 anos. Discorre sobre sua atuação ao receber a notícia do desabamento do edifício do Largo Paissandu. Informa que o Corpo Musical é a unidade mais antiga da Polícia Militar. Pede que ninguém se esqueça do Corpo Musical da PM. Ressalta que seu primeiro ano de comando foi extremamente agitado, com eventos muito importantes como a rebelião na Penitenciária de Lucélia, com defensores públicos mantidos reféns, a escolta de 1800 presos para outros estabelecimentos prisionais, o incêndio no Largo do Paissandu, roubo no Parque do Ibirapuera, criminosos portando fuzis e pessoas reféns e a greve de caminhoneiros. Menciona as várias entrevistas dadas durante esta greve para divulgar e levar tranquilidade para a população. Agradece todos os bombeiros policiais militares. Ressalta que os mesmos fazem a diferença no estado de São Paulo e que nunca iremos pagar tudo o que fazem pela população paulista.
10 -  SERGIO TURRA SOBRANE
Secretário adjunto de Segurança Pública, representando o governador Márcio França, demonstra sua satisfação em participar desta cerimônia. Cumprimenta as autoridades presentes. Destaca a atuação do comandante-geral da Polícia Militar Marcelo Vieira Salles. Parabeniza Eduardo Rodrigues Rocha pela sua atuação no início do comando do Corpo de Bombeiros, em razão de diversos eventos ocorridos na capital paulista e pela liderança dos mais de nove mil bombeiros. Faz um cumprimento especial, em nome do governador e do secretário de Segurança Pública, aos homenageados nesta solenidade. Afirma que todos se empenharam para minimizar o sofrimento alheio. Destaca o empenho dos integrantes do Corpo de Bombeiros durante os 13 dias da ocorrência do Largo do Paissandu. Ressalta que a tragédia poderia ter sido ainda maior se não fosse a atuação dos bombeiros. Cumprimenta os integrantes da equipe do sargento Diego em nome do Governo de São Paulo. Cita o recente exemplo da greve dos caminhoneiros e a integração com outros órgãos públicos, com o objetivo de minimizar o sofrimento da população. Ressalta que o Corpo de Bombeiros visa preservar a ordem pública e a vida, mantendo a ordem na sociedade democrática. Afirma ser a polícia um instrumento necessário para a democracia no País. Parabeniza todos os presentes.
11 -  PRESIDENTE CORONEL CAMILO
Diz ser a polícia necessária em qualquer democracia. Afirma que a Polícia Militar é o sustentáculo da democracia neste País. Convida os presentes a entoarem a Canção do Bombeiro, executada também pela Seção de Banda do Corpo Musical da PM do Estado de São Paulo. Diz ser a homenagem ao Corpo de Bombeiros um momento de muita alegria. Faz um agradecimento em nome desta Casa e de todos os deputados. Parabeniza o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp