25/06/2018 - 45a Solene

COMEMORAÇÃO DOS 95 ANOS DO SINDIGRAF-SP - SINDICATO DAS INDÚSTRIAS GRÁFICAS NO ESTADO DE SÃO PAULO
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 04/07/2018:

Resumo da Sessão
Presidência : WELSON GASPARINI
1 -  WELSON GASPARINI
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  IZABEL DE JESUS PINTO
Mestre de cerimônias, nomeia a Mesa e demais autoridades presentes.
3 -  PRESIDENTE WELSON GASPARINI
Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene para "Comemoração dos 95 Anos do Sindigraf/SP - Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado de São Paulo, por solicitação deste deputado. Convida o público para ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro.
4 -  WAGNER SILVA
Gerente-geral do Sindigraf /SP, saúda os presentes. Valoriza a equipe de colaboradores internos. Discorre acerca do potencial da Indústria Gráfica. Enaltece a relevância da entidade de classe homenageada, como instrumento de fortalecimento e crescimento do setor. Discorre acerca da busca de excelência no atendimento promovido pela equipe do sindicato.
5 -  IZABEL DE JESUS PINTO
Mestre de cerimônias, anuncia a entrega de medalhas aos homenageados.
6 -  MAX HEINZ GUNTER SCHARAPPE
Presidente do Sindigraf/SP na gestão 1986 a 2001, saúda os presentes. Faz breve relato histórico das origens e evolução da Indústria Gráfica. Estabelece relação entre a impressão e o desenvolvimento das nações. Discorre acerca do período em que fora presidente do sindicato.
7 -  IZABEL DE JESUS PINTO
Mestre de cerimônias, justifica a ausência do Sr. Silvio Isola Camargo, presidente do Sindigraf/SP na gestão 2001 a 2004.
8 -  MÁRIO CÉSAR MARTINS DE CAMARGO
Presidente do Sindigraf/SP na gestão 2004 a 2010, cumprimenta os presentes. Manifesta dúvida quanto à comemoração do centenário do Sindigraf/SP, em razão de mudanças no cenário do setor. Reflete acerca do fechamento de empresas na área. Assevera que a capacidade de consolidação é o que favorecerá o embate com a internet, com juros bancários, com a legislação trabalhista e com a política de governo. Clama pela união dos estabelecimentos, via assessoramento do Sindigraf/SP.
9 -  FÁBIO ARRUDA MORTARA
Presidente do Sindigraf/SP gestão 2010 a 2016, saúda os presentes. Destaca o papel de Max Heinz Gunter Scharappe. Lista medidas adotadas pelo sindicato, em benefício do setor. Defende diálogo com as cadeias produtivas. Assevera que as negociações sindicais profissionalizadas favoreceram o avanço nos acordos. Enaltece as revitalizações de bibliotecas no interior. Clama por campanhas de valorização da comunicação impressa.
10 -  LEVI CEREGATO
Presidente do Sindigraf/SP, saúda os presentes. Faz breve relato da trajetória política do deputado Welson Gasparini. Agradece ao parlamentar o trabalho em prol da sociedade. Discorre acerca das origens e dos objetivos dos sindicatos. Lamenta a falta da contribuição sindical compulsória estabelecida pela nova legislação trabalhista. Afirma que a expansão do agronegócio favorece a Indústria Gráfica. Clama por renovação no setor. Anuncia a entrega de placa ao deputado estadual Welson Gasparini.
11 -  PRESIDENTE WELSON GASPARINI
Parabeniza o Sindigraf/SP. Defende o otimismo frente à crise vivenciada pelo País. Informa que 60% dos brasileiros não têm rede de esgoto em suas residências. Lembra que há cerca de 13 milhões de brasileiros desempregados. Estabelece relação entre a falta de trabalho e o ingresso na marginalidade. Lamenta a corrupção na política e no empresariado. Ressalta a relevância do ensino de valores éticos, morais e espirituais. Clama aos jovens maior participação na política. Afirma que 55% do eleitorado não votara nas últimas eleições. Manifesta orgulho pela propositura da solenidade. Cita fala do Papa Francisco a respeito da importância do ingresso de pessoas honestas na vida pública. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp