03/05/2018 - 55ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 11/05/2018:

Resumo da Sessão
Presidência : CORONEL TELHADA / LECI BRANDÃO
Secretaria : LECI BRANDÃO

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  CORONEL TELHADA
Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia a presença de alunos de Direito da Universidade Uninove do Campus Santo Amaro, acompanhados pelo professor Dr. Julio Campariri, a convite do deputado Fernando Capez.
2 -  LECI BRANDÃO
Tece comentários acerca do incêndio em prédio ocupado por sem-teto em São Paulo. Discorre sobre o problema de deficit habitacional no País. Declara-se preocupada com a situação dos desalojados. Manifesta indignação com os coordenadores do movimento que cobravam de forma abusiva taxa de aluguel a quem ocupasse os edifícios invadidos.
3 -  LECI BRANDÃO
Assume a Presidência.
4 -  CORONEL TELHADA
Informa que o general de Exército João Camilo Pires de Campos passou hoje a direção do Comando Militar do Sudeste ao general Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira. Saúda o Sr. Frederico d'Ávila, diretor da Sociedade Rural Brasileira, da região de Itapeva. Lê o artigo jornalístico, de Leandro Narloch, com o título "Desabamento revela a máfia do movimento sem-teto", o qual comenta. Considera que os moradores do prédio que desabou eram explorados financeiramente pelos coordenadores do movimento.
5 -  PRESIDENTE LECI BRANDÃO
Parabeniza os taquígrafos desta Casa pelo seu dia.
6 -  CARLOS GIANNAZI
Rebate o artigo lido pelo deputado Coronel Telhada, que, a seu ver, criminaliza de forma generalizada todos os movimentos de ocupação. Aponta para a falta de política habitacional no País e a existência de diversas propriedades privadas no estado de São Paulo sem função social.
7 -  CORONEL TELHADA
Pondera que não se deve criminalizar de forma generalizada os movimentos de ocupação. Relata, com indignação, o assassinato de diversos policiais nos estados do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Lembra que sofrera um atentado na época em que ocupava cargo policial.
8 -  CARLOS GIANNAZI
Critica orientação do governo estadual que obriga professores readaptados, e sem condições de atuar em salas de aula, a voltar ao trabalho. Considera que a situação é um ataque à dignidade humana. Manifesta-se indignado com o fato de 20 mil professores categoria "O" terem sido demitidos pelo Governo do Estado. Cita medidas que poderiam melhorar a situação dessa classe de trabalhadores. Apela a seus pares pela aprovação do PLC 24/15, matéria contrária à precarização do contrato de professores da Rede Estadual de Ensino.
9 -  RAFAEL SILVA
Destaca a importância da informação e educação para a criação de uma nova realidade para a Nação. Considera inadequada a Educação no Brasil. Adiciona que a juventude brasileira vive sem perspectiva.
10 -  RAFAEL SILVA
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
11 -  PRESIDENTE LECI BRANDÃO
Defere o pedido. Faz aditamento à Ordem do Dia. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 04 de maio, à hora regimental, sem Ordem do Dia. Lembra a realização da sessão solene em "Comemoração ao Dia Estadual do Trabalhador de Saúde", no mesma data, às 10 horas. Levanta a sessão.
alesp