21/05/2018 - 67ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 23/05/2018:

Resumo da Sessão
Presidência : MARCO VINHOLI / CORONEL TELHADA / CARLOS GIANNAZI
Secretaria : CARLOS GIANNAZI

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  MARCO VINHOLI
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  CARLOS GIANNAZI
Anuncia a visita hoje, nesta Casa, de pais de alunos da Escola de Aplicação da Usp. Considera esta uma das escolas mais bem avaliadas do Brasil. Diz estar a mesma sendo vítima de processo de desmonte pelas reitorias antiga e atual. Ressalta que durante a audiência pública realizada, o reitor da Usp não respondeu as perguntas e não apresentou nenhuma proposta para resolver esta situação. Menciona a falta de professores e de merenda, assim como a estrutura danificada do prédio. Afirma que apresentou emenda ao Orçamento para que a escola fosse reformada, mas a mesma não foi aprovada. Relata ser esta escola muito importante para a universidade e para a comunidade, atendendo-a com alta qualidade de ensino. Cita exemplos de privatizações e terceirizações de serviços públicos que funcionavam muito bem. Registra que irá acionar o Ministério Público. Exibe abaixo-assinado solicitando novos professores para a escola.
3 -  CORONEL TELHADA
Elogia o comandante do 21º Batalhão por promover um jantar beneficente em prol da Associação dos Policiais Militares portadores de Deficiência do Estado de São Paulo. Agradece todos os que participaram deste evento e que fizeram doações para a associação. Informa que a APMDFESP possui mais de cinco mil filiados. Registra que participará, hoje, de reunião na Secretaria de Segurança Pública, para discutir diversos assuntos como APMDFESP, o museu da Polícia Militar, o alto número de policiais recolhidos nos quartéis e benefícios a serem solicitados para os policiais. Considera este um ato de improbidade administrativa, já que muitos policiais que poderiam combater o crime, estão nos quartéis exercendo funções administrativas ou outras não relacionadas com suas formações. Exibe matéria sobre a quantidade de policiais que saem ilesos de ataques de criminosos.
4 -  CORONEL TELHADA
Assume a Presidência.
5 -  MARCO VINHOLI
Informa ter recebido, na última semana, membros da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Quarto de Milha. Discorre sobre a suspensão da prova de laço, realizada em Avaré. Diz ser esta uma grande preocupação para todos os que trabalham no setor. Menciona o grande número de filiados da associação. Manifesta preocupação com os valores e o tempo de validade do exame de mormo. Destaca a necessidade de que esta validade seja de seis meses. Cita projeto de lei, de sua autoria, para parcerias para cavalgadas beneficentes. Mostra-se preocupado com a situação da associação.
6 -  CARLOS GIANNAZI
Assume a Presidência.
7 -  MARCO VINHOLI
Assume a Presidência.
8 -  CARLOS GIANNAZI
Informa ter participado de assembleia da Sinpro - Sindicato dos Professores de São Paulo. Destaca que os professores estão em estado de greve, pois estão tendo os seus direitos ameaçados, além de contratos precarizados. Ressalta que o sindicato patronal está intransigente, e não quer negociar e nem apresentar propostas. Diz ser a situação preocupante. Afirma que no dia 23 ocorrerão assembleias e manifestações em todo o estado de São Paulo. Esclarece que os professores querem o cumprimento da convenção coletiva. Lembra que os maiores prejudicados serão os alunos. Menciona a realização, no dia 24, nesta Casa, de audiência pública em apoio a este movimento e à convenção coletiva. Apoia a luta dos professores particulares.
9 -  CORONEL CAMILO
Considera a virada cultural como "virada criminal". Destaca episódio de viatura da polícia que foi pisoteada e destruída por participantes do evento. Cita projeto de lei, de sua autoria, para que aqueles que danifiquem algum patrimônio do Estado sejam obrigados a reparar os danos, pagando também uma multa relativa ao dobro do dano causado. Afirma que isto ocorre somente em razão da impunidade, já que ninguém é responsabilizado por aquilo que comete. Discorre também sobre outro projeto, de sua autoria, para que o Governo pague auxílio-moradia para os policiais que participam de ocorrências graves e que tenham a família e suas casas expostas, tornando-se visados pela criminalidade. Ressalta que este auxílio-moradia só seria oferecido enquanto a situação perdurasse. Considera que isto traz dignidade e reconhecimento ao policial de São Paulo.
10 -  CORONEL CAMILO
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
11 -  PRESIDENTE MARCO VINHOLI
Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 22/05, com Ordem do Dia. Levanta a sessão.
alesp