04/06/2018 - 36a Solene

OUTORGA DE COLAR DE HONRA AO MÉRITO LEGISLATIVO DO ESTADO DE SÃO PAULO AO SENHOR LUIZ GONZAGA BERTELLI, PRESIDENTE EMÉRITO DO CENTRO DE INTEGRAÇÃO EMPRESA-ESCOLA - CIEE
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 23/06/2018:

Resumo da Sessão
Presidência : WELSON GASPARINI
1 -  WELSON GASPARINI
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  IZABEL DE JESUS PINTO
Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa.
3 -  PRESIDENTE WELSON GASPARINI
Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido deste deputado, na direção dos trabalhos, para a "Outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo ao Senhor Luiz Gonzaga Bertelli, presidente emérito do Centro de Integração Empresa - Escola, em reconhecimento aos 21 anos de dedicação ao CIEE". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro", reproduzido pelo Serviço de Audiofonia desta Casa. Cumprimenta o homenageado, sua esposa e as autoridades presentes. Informa que Luiz Gonzaga Bertelli e sua esposa comemoram 50 anos de casados em 2018.
4 -  JUSTINO MAGNO ARAÚJO
Desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, cumprimenta as autoridades presentes. Diz ter sido colega do homenageado na Faculdade de Direito da PUC, na turma de 1964. Afirma que Luiz Gonzaga Bertelli tem um talento considerado poliedro, por ter várias faces. Lembra ter sido Luiz o orador da turma. Menciona a participação de Bertelli no CIEE e no Proálcool, que diz ter ajudado a criar no Brasil. Destaca a participação dele em diversas academias e em vários trabalhos sobre história. Esclarece que Bertelli é sempre atento a diversas faces da cultura no País. Cumprimenta o homenageado, em nome da turma da Faculdade Paulista de Direito.
5 -  ANTONIO JACINTO CALEIRO PALMA
Presidente do Conselho de Administração do CIEE, lembra sua chegada a São Paulo, vindo de Franca, quando procurou o CIEE para um estágio. Afirma que foi o homenageado quem fez com que o CIEE se tornasse a maior ONG do Brasil. Informa que o CIEE tem dois grandes projetos: estágio e aprendiz. Ressalta que o desafio da entidade é conseguir estágio para os três milhões de jovens que estão na fila. Menciona que há, hoje, 400 mil jovens fazendo estágio com o auxílio do CIEE. Pede que o Governo mantenha as isenções de impostos, estabelecidas pela Constituição Federal. Diz ser um grande prazer estar todo este período no CIEE. Esclarece que Luiz Gonzaga Bertelli é responsável pelo CIEE ser o que é hoje. Discorre sobre a gestão do deputado Welson Gasparini quando prefeito de Ribeirão Preto. Parabeniza o deputado pela homenagem prestada. Destaca que o CIEE é fruto de muito trabalho e dedicação do homenageado. Considera a ONG o grande amor de Luiz Gonzaga Bertelli, juntamente com a sua família. Agradece o CIEE.
6 -  ROBERTO VALLIM BELLOCCHI
Desembargador e ex-presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, diz ter sido calouro de Luiz Gonzaga Bertelli na Faculdade de Direito da PUC. Destaca a importância do CIEE. Lembra que o homenageado foi um dos marcaram a historia da Faculdade de Direito da PUC. Esclarece que Luiz colaborou com o Tribunal de Justiça, colocando diversos estagiários do CIEE para auxiliar a demanda do tribunal. Considera que o homenageado cumpriu via CIEE o que o Estado não cumpriu. Cumprimenta todas as autoridades e os presentes na solenidade.
7 -  IZABEL DE JESUS PINTO
Mestre de cerimônias, lê o currículo do homenageado.
8 -  PRESIDENTE WELSON GASPARINI
Realiza a entrega do Colar de Honra ao Mérito Legislativo ao Sr. Luiz Gonzaga Bertelli, presidente emérito do Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE.
9 -  LUIZ GONZAGA BERTELLI
Presidente emérito do Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE, agradece o deputado estadual Welson Gasparini pela homenagem recebida. Discorre sobre a trajetória do deputado Welson Gasparini e o início de sua carreira política. Diz ser o mesmo um homem íntegro, com visão a frente do seu tempo, que visa o bem estar coletivo e a justiça social. Agradece o presidente Cauê Macris e todos os outros deputados desta Casa. Reflete sobre o Poder Legislativo, desde a sua criação até hoje. Cita as atribuições deste Parlamento. Lembra a instalação do Legislativo no Pateo do Collegio e o seu primeiro presidente. Afirma que esta Casa pratica diariamente a democracia, com o objetivo de promover o bem comum e criar efetivas condições para o desenvolvimento social harmônico e igualitário. Esclarece que o colar de honra ao mérito tem como base a cruz de Malta, que considera um dos símbolos dos cristãos. Fala sobre a história de Malta e sua religiosidade. Agradece o deputado Welson Gasparini, os integrantes da Mesa e seus amigos e familiares presentes. Destaca a importância das empresas filantrópicas. Relata que o CIEE foi fundada há 54 anos por empresários e educadores, que buscavam a capacitação dos jovens como uma solução para inserí-los no mercado de trabalho. Considera que o estágio abre, para milhões de jovens, o caminho para o primeiro emprego ou negócio próprio, além da bolsa que possibilita aos menos favorecidos manterem-se nas faculdades e ajudarem em suas casas. Registra a criação de cursos de capacitação profissional, cursos presenciais e a distancia, para enfrentar os desafios e os processos seletivos na busca de empregos. Diz que o estágio e a aprendizagem têm reflexos positivos nas famílias dos jovens. Afirma que tanto a manutenção do filho na escola, quanto a qualificação do jovem melhora a auto-estima, com perspectivas de um futuro melhor. Agradece a presença de todos.
10 -  WILSON JOÃO ZAMPIERI
Conselheiro do Conselho Superior de Estudos Avançados - Consea - da Fiesp, representando Paulo Skaf, presidente da Fiesp, cumprimenta as autoridades presentes. Diz ser admirador das realizações de Luiz Gonzaga Bertelli. Demonstra a gratidão da Fiesp, pelo conjunto de sua obra. Afirma estar honrado em representar o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, que não pode participar desta solenidade. Destaca que a Fiesp e esta Casa congratulam-se pela entrega do Colar de Honra ao Mérito ao homenageado. Informa ser o mesmo ativo diretor e conselheiro diligente da Fiesp. Lembra que Luiz Gonzaga Bertelli é também consultor de empresas e foi um dos pioneiros do Proálcool, programa de substituição dos combustíveis veiculares por álcool, financiado pelo Governo brasileiro. Parabeniza Luiz Gonzaga Bertelli. Afirma que suas ações enchem todos de orgulho.
11 -  PRESIDENTE WELSON GASPARINI
Diz estar emocionado pela sua iniciativa de outorgar o Colar de Honra ao Mérito Legislativo para uma pessoa tão importante na vida de São Paulo. Lembra a atuação de Luiz Gonzaga Bertelli como presidente emérito do CIEE, presidente da Academia Paulista de História, entre outras. Afirma ser o mesmo cidadão paulistano, goianense, campinense, da cidade de Dois Córregos, entre outros títulos. Cita várias medalhas recebidas pelo homenageado. Elogia a atuação de Luiz Gonzaga Bertelli como educador, historiador e letrista, tornando-se imortal na Academia Paulista de História, Academia de Medicina de São Paulo, Academia Cristã de Letras, Academia Paulista de Educação e na Academia Paulista de Letras Jurídicas. Menciona livros e obras escritas também por ele. Descreve sua emoção em ser autor desta homenagem. Afirma que Luiz Gonzaga Bertelli merece muito mais do que esta homenagem. Disse ser o mesmo um exemplo para o País, em época em que nos falta tantos exemplos. Considera que Luiz Gonzaga possui quatro virtudes essenciais para um líder: honestidade, capacidade, idealismo e coragem. Ressalta é necessária coragem para exercer a liderança neste País e dirigir entidades. Parabeniza Luiz Gonzaga Bertelli. Esclarece que foi uma honra para esta Casa ter concedido este Colar de Honra ao Mérito. Destaca que São Paulo e o Brasil precisam de líderes como ele. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp