29/05/2018 - 73ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 08/06/2018:

Resumo da Sessão
Presidência : DOUTOR ULYSSES / CAUÊ MACRIS
Secretaria : CORONEL TELHADA

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  DOUTOR ULYSSES
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  CORONEL CAMILO
Dá orientações para identificação de fake news disseminadas por meio de redes sociais. Cumprimenta a Polícia Militar do Estado de São Paulo pela atuação durante a greve dos caminhoneiros.
3 -  CORONEL TELHADA
Afirma a legitimidade das paralisações dos caminhoneiros. Fala sobre a retomada das atividades normais do setor. Defende o atendimento das reivindicações desses trabalhadores pelo Governo. Critica abusos de comerciantes diante da crise de abastecimento.
4 -  LUIZ CARLOS GONDIM
Discorre sobre a diminuição dos estoques de bancos de sangue de São Paulo em decorrência da dificuldade de transporte da população. Fala sobre prejuízos a atendimentos de saúde causados pela situação. Faz apelo pelo término das atividades grevistas. Lamenta a falta de vagas para internação de pacientes psiquiátricos na região do Alto Tietê.
5 -  CARLÃO PIGNATARI
Mostra vídeo sobre consequências das paralisações de caminhoneiros para a criação de aves. Lamenta a morte de animais, as perdas econômicas e a crise de abastecimento. Critica a greve, uma vez que, a seu ver, o povo brasileiro será onerado e apenas grandes empresas do setor serão beneficiadas pelas concessões do Governo ao setor. Reprova oportunismo político diante do movimento grevista.
6 -  CARLÃO PIGNATARI
Solicita a suspensão da sessão até as 16 horas e 30 minutos, por acordo de lideranças.
7 -  PRESIDENTE DOUTOR ULYSSES
Defere o pedido e suspende a sessão às 15h02min; reabrindo-a às 16h32min.
8 -  MARCO VINHOLI
Solicita a suspensão dos trabalhos até as 17 horas, por acordo de lideranças.
9 -  PRESIDENTE DOUTOR ULYSSES
Defere o pedido e suspende a sessão às 16h33min.
10 -  PRESIDENTE CAUÊ MACRIS
Reabre a sessão às 17h03min.
11 -  BETH SAHÃO
Pelo art. 82, tece comentários sobre a crise de combustível que está ocorrendo atualmente no País. Faz críticas à postura do governo federal em relação à greve dos caminhoneiros. Apoia o direito à manifestação dos transportadores. Critica o presidente da Petrobras, Pedro Parente, e o presidente da República, Michel Temer pela condução da crise.
12 -  CARLOS GIANNAZI
Pelo art. 82, lamenta colapso social ocorrido no País em consequência da greve dos caminhoneiros. Critica o projeto de governo do presidente Michel Temer. Pede a destituição de Pedro Parente, presidente da Petrobras. Comenta sua presença em assembleia dos professores da rede particular de ensino, que estão protestando pela manutenção de direitos estabelecidos em convenção coletiva de trabalho. Informa que foi aprovado requerimento de sua autoria na Comissão de Educação desta Casa convidando Benjamin Ribeiro, presidente do Sieeesp - Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino para explicar a situação.
13 -  GUSTAVO PETTA
Pelo art. 82, faz considerações sobre o desabastecimento e dificuldades da população brasileira em meio à crise dos combustíveis. Questiona a legitimidade do presidente Michel Temer no exercício de seu mandato. Cobra posicionamento do ex-prefeito de São Paulo, João Doria, sobre a questão. Informa sua presença em assembleia dos professores da rede particular de ensino no estado de São Paulo.
14 -  MARCO VINHOLI
Pelo art. 82, faz comentários sobre a paralisação dos caminhoneiros que ocorre atualmente no País. Critica opiniões antidemocráticas surgidas neste momento de crise. Menciona as desonerações fiscais no Estado de São Paulo como possível solução para remediar a crise do combustível. Cita renovações de concessões públicas que devem ocorrer em breve no estado.
15 -  JOÃO PAULO RILLO
Pelo art. 82, cita discurso do deputado Marco Vinholi sobre manifestações antidemocráticas no Brasil. Faz críticas ao PSDB em relação ao apoio do partido ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Critica o posicionamento político do empresário Paulo Skaf. Manifesta-se contrariamente à privatização da Petrobras. Defende a redução do preço da gasolina e do gás para o consumidor final.

ORDEM DO DIA
16 -  PRESIDENTE CAUÊ MACRIS
Encerra a votação, coloca em votação e declara aprovado requerimento de não realização de sessão legislativa no dia 01/06. Encerra a discussão, coloca em votação e declara aprovado requerimento de Urgência ao PLC 21/18. Convoca os Srs. Deputados para uma sessão extraordinária a realizar-se hoje, às 19 horas e 30 minutos.
17 -  MARCO VINHOLI
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
18 -  PRESIDENTE CAUÊ MACRIS
Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 30/05, à hora regimental, com Ordem do Dia. Lembra a realização da sessão extraordinária, hoje, às 19 horas e 30 minutos. Levanta a sessão.
alesp