06/08/2018 - 50a Solene

COMEMORAÇÃO DO DIA DA LIDERANÇA JOVEM E OUTORGA DO COLAR DE HONRA AO MÉRITO LEGISLATIVO DO ESTADO DE SÃO PAULO AO PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO SÃO PAULO DIFERENCIADO, PROFESSOR EMERSON NUNES DE OLIVEIRA
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 24/08/2018:

Resumo da Sessão
Presidência : FERNANDO CAPEZ
1 -  FERNANDO CAPEZ
Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia a composição da Mesa. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido deste deputado, na direção dos trabalhos, para a "Comemoração do Dia da Liderança Jovem e Outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao presidente da Associação São Paulo Diferenciado, professor Emerson Nunes de Oliveira". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro", reproduzido pelo Serviço de Audiofonia desta Casa. Discorre brevemente sobre frases constantes no Hino Nacional Brasileiro e a hierarquia entre os símbolos da Nação.
2 -  RAMALHO DA CONSTRUÇÃO
Deputado estadual, cumprimenta o deputado Fernando Capez e as autoridades presentes. Tece elogios ao presidente desta sessão. Comenta a ausência da vereadora Adriana Ramalho. Diz ser esta uma merecida homenagem. Ressalta que todos querem ter carteira assinada e uma residência para morar. Lamenta o alto número de pessoas no Brasil sem moradia. Cita projeto de lei que destina porcentagem de arrecadação de impostos da União e dos Estados para a habitação, sendo possível zerar o déficit habitacional em 20 anos. Destaca que grande parte das pessoas não tem possibilidade de adquirir uma moradia sem ser subsidiada. Discorre sobre a renda dos brasileiros. Considera importante a dedicação à projetos destinados à obtenção de casa própria. Esclarece que o professor Emerson e sua equipe vivem tentando realizar o sonho da casa própria. Afirma que cada residência construída pelo professor Emerson gera 1,2 empregos. Enfatiza que é muito barato construir moradias. Parabeniza o deputado Fernando Capez pela iniciativa desta sessão. Parabeniza o professor Emerson pela homenagem recebida.
3 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Anuncia a entrega de Diplomas de Honra ao Mérito, em razão de suas destacadas atuações em diversos campos de atividades, a representantes da Associação São Paulo Diferenciado; Clube dos Lojistas da Vila Matilde; Etec Itaquera II; Etec Tereza Aparecida Cardoso Nunes de Oliveira; Etec Parque Belém; Fatec Itaquera; e Etec Sapopemba. Ressalta que todos devem fazer bem feito e com seriedade o que se propuserem a fazer, qualquer que seja a atividade. Diz que sendo um dos melhores, a pessoa terá sucesso. Afirma que as pessoas devem produzir e progredir cada vez mais. Esclarece o porquê da escolha do professor Emerson para esta homenagem. Diz ser fundamental que os jovens tenham um desenvolvimento com acesso à segurança, educação, esportes, lazer e liberdade. Ressalta que sem a juventude, todo o sistema global ficaria comprometido. Discorre sobre a reconstrução de Hiroshima, Nagasaki, Dresden, Berlim e Munique após a guerra, reerguendo-se por meio da educação e do investimento em jovens. Afirma ser o jovem de hoje tecnológico, com o uso das redes sociais tanto para lazer, como para manterem-se atualizados sobre as notícias do mundo. Destaca a facilidade de aprender nos dias atuais com o uso da internet, assim como de planejar o futuro. Lamenta que o acesso às universidades públicas ainda seja restrito. Discorre sobre dados da Educação. Enfatiza a importância do jovem em nosso País. Destaca o trabalho de Tereza Nunes, mãe do homenageado, e sua preocupação com o próximo. Lembra o início da carreira de Emerson como servente de pedreiro. Relata que o Colar de Honra ao Mérito foi entregue a dois ministros do Supremo Tribunal Federal, para o deputado Antonio Salim Curiati, entre outros, e agora está sendo entregue ao professor Emerson Nunes. Pede aplausos para o homenageado. Anuncia a outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao presidente da Associação São Paulo Diferenciado, professor Emerson Nunes de Oliveira.
4 -  EMERSON NUNES DE OLIVEIRA
Presidente da Associação São Paulo Diferenciado, afirma que o deputado Fernando Capez sabe mexer com as emoções. Lembra que toda sua história é voltada para a educação, que considera como a base de tudo. Informa que em 1990 ingressou no Magistério. Esclarece que o Poder Público tem deixado a desejar em relação à Habitação. Menciona trabalhos paralisados em razão da omissão, da falta de funcionários competentes e outros problemas. Discorre sobre a sua história, até a fundação da Associação São Paulo Diferenciado. Pede uma salva de palmas aos três representados nesta Mesa, deputados estaduais Fernando Capez e Ramalho da Construção e a vereadora Adriana Ramalho, que contribuem com a associação. Afirma que o Centro de Formação será uma realidade, assim como o Centro de Referência da Juventude. Agradece seus familiares, amigos e associados. Ressalta que o trabalho está só começando. Afirma que esta honraria recebida pertence a todos os presentes nesta sessão. Diz estar plenamente realizado. Agradece os deputados Fernando Capez e Ramalho da Construção e a vereadora Adriana Ramalho.
5 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Discorre sobre as virtudes de um professor. Afirma que além do conhecimento pleno da matéria e da didática, a principal virtude é a capacidade de amar o que ele faz e aqueles que ensina. Ressalta que o professor deve pretender que os seus alunos possam no futuro superá-lo, assim como as futuras gerações. Homenageia o professor Emerson Nunes, mas disse querer que ele pudesse homenagear os presentes nesta sessão. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp