20/08/2018 - 53a Solene

COMEMORAÇÃO DO DIA DO MAÇOM
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 05/09/2018:

Resumo da Sessão
Presidência : ALDO DEMARCHI
1 -  ALDO DEMARCHI
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  ALEXANDRE TIRELLI
Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa.
3 -  PRESIDENTE ALDO DEMARCHI
Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, em "Homenagem ao Dia do Maçom", por solicitação deste deputado, na direção dos trabalhos. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro", reproduzido pelo Serviço de Audiofonia desta Casa.
4 -  ALEXANDRE TIRELLI
Mestre de cerimônias, anuncia a entrega de homenagens, com diplomas, do Sr. Presidente Aldo Demarchi ao seguintes agraciados: Irmão Antonio Cesar Conradi, do Instituto Acácia; Sra. Isabella Nimtz Costa, da Assembleia Amor Perfeito das Garotas do Arco-íris; e Sra. Aurea Yaeko Saab, da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul.
5 -  FERNANDO FERNANDES
Grão-mestre adjunto, representando o sereníssimo grão-mestre do Grande Oriente Paulista, Pascoal Marracini, considera que a maçonaria paulista é a maior força maçônica da América Latina. Faz votos de ampliação e fortalecimento da maçonaria e das entidades paramaçônicas. Agradece o deputado Aldo Demarchi pela iniciativa desta homenagem.
6 -  KAMEL AREF SAAB
Eminente grão-mestre do Grande Oriente de São Paulo, cumprimenta os presentes. Tece elogio aos componentes da Mesa. Manifesta orgulho em pertencer à maçonaria. Relembra a origem do dia 20/08 como Dia do Maçom. Considera que os membros da maçonaria sempre atuaram como construtores sociais, visando interferir beneficamente na sociedade. Cita maçons que compõe a vida política brasileira. Elogia as entidades paramaçônicas, com destaque à Ordem Demolay.
7 -  RONALDO FERNANDES
Sereníssimo grão-mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo, destaca que membros da maçonaria colaboraram com os momentos mais relevantes da História do Brasil. Tece comentários sobre a campanha "Reage, Brasil", de iniciativa da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil (CMSB), que pretende alertar os brasileiros sobre a importância do voto consciente nestas eleições. Cobra ética na política brasileira. Defende a democracia e o fortalecimento da família.
8 -  ANTONIO GOULART
Deputado federal, cumprimenta as autoridades presentes. Destaca a participação dos maçons na história do Brasil. Faz menção à atuação de seu filho, Rodrigo Goulart, como vereador da Câmara Municipal de São Paulo. Considera que a corrupção começa com o financiamento de campanhas eleitorais. Comunica que é ativo na loja maçônica que integra, atuando em seus projetos filantrópicos e sociais. Declara que os governos devem se curvar à importância da maçonaria em todo o território nacional.
9 -  ALEXANDRE TIRELLI
Mestre de cerimônias, anuncia a apresentação da Cerimônia das Luzes, capítulo Cavaleiros de Guarulhos nº 769, da Ordem Demolay.
10 -  PRESIDENTE ALDO DEMARCHI
Saúda as autoridades presentes. Informa que a Lei 3.889/83, instituiu o "Dia do Maçom". Relembra que, desde 1996, esta Casa homenageia anualmente a maçonaria. Destaca que foi iniciado na trajetória maçônica há cinquenta anos. Faz histórico de diversos momentos em que lojas maçônicas regulares foram fechadas por atos de força do Governo, com o fim de impedir o exercício da democracia e da liberdade de expressão, desde o período do Império até o Governo de Getúlio Vargas. Lista as contribuições dos maçons à ciência e à filosofia, defendendo sempre a liberdade de pensamento e buscando um mundo melhor. Enaltece a importância de cultivar valores morais. Lamenta a falta de participação de membros da maçonaria na vida política recente. Comenta as atividades filantrópicas das lojas maçônicas de Rio Claro, sua cidade natal. Pede a todos voto consciente nessas eleições. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp